Uma gestão de crédito eficiente é capaz de contribuir com o sucesso de qualquer negócio.
Afinal, reduzir a inadimplência e contar com uma base de consumidores confiáveis é fundamental para manter a empresa competitiva no mercado.
No entanto, essa nem sempre é uma tarefa simples.
Afinal, são muitos os desafios enfrentados, como a queda na renda do brasileiro, que impulsiona o atraso no pagamento de contas.
Por isso, um ponto fundamental é realizar análises de crédito antes de fazer concessões aos clientes.
Neste texto, vamos explicar melhor o que é a gestão de crédito e como elaborá-la de forma competente em sua empresa.
Acompanhe até o final!
O que é gestão de crédito? Entenda o conceito
A gestão de crédito pode ser definida como uma cultura de gerenciamento e controle de risco em relação aos consumidores.
O foco é reduzir a inadimplência.
Para isso, é feita uma coleta e análise de todos os dados disponíveis acerca do cliente.
Essa avaliação permite à empresa aprovar ou reprovar a concessão de crédito e realizar as cobranças devidas.
Além disso, esse recurso alimenta um sistema amplo, que contém informações valiosas.
A gestão de crédito não só atualiza o cadastro, como também aprimora o domínio de dados.
Consequentemente, a gestão de crédito evita danos financeiros, auxilia no fluxo de caixa e ajuda no recebimento de dívidas.
Benefícios de uma gestão de crédito eficiente
Uma gestão de crédito eficiente promove uma série de benefícios.
O primeiro deles é a segurança na análise de crédito.
Isso porque, infelizmente, são constantes as tentativas de fraude feitas por criminosos que almejam obter crédito e não pagar por ele.
No entanto, com uma análise completa dos dados do consumidor, é possível assegurar a concessão segura do crédito, evitando ser vítima da má-fé de algumas pessoas.
Outro benefício notável desse recurso é a melhoria do relacionamento com o cliente.
Muitos indivíduos se empolgam no momento de usar o crédito e compram mais do que são capazes de pagar.
Logo, com uma gestão de crédito eficiente, é possível identificar consumidores que oferecem maior risco de inadimplência.
Mas como ela ajuda de fato na redução desse indicador?
Isso acontece porque o crédito só é concedido ao público que possui um comportamento financeiro adequado.
Ou seja, àqueles consumidores que pagam em dia.
Além disso, outro fator positivo é a agilidade na liberação dos pedidos.
Isso se explica pelo fato de que os recursos de análise de dados são otimizados pelo uso da tecnologia.
Assim, é possível conseguir uma rapidez maior no retorno ao cliente, o que ajuda muito no processo de conquista da confiança.
Como fazer a gestão de crédito? Veja 5 dicas
Agora que já falamos sobre o que é gestão de crédito e abordamos os seus benefícios, vamos conferir 5 dicas de como realizá-la de maneira eficiente.
Acompanhe!
1. Estabeleça um processo de cobrança
O fato de que haverá clientes inadimplentes é um consenso entre os gestores.
Portanto, é fundamental estabelecer um processo eficiente de cobrança para reduzir essa taxa ao mínimo possível.
O objetivo desse planejamento é fazer o cliente se lembrar da dívida com a empresa.
Isso deve estar esclarecido com o consumidor desde o momento da contratação do crédito, para evitar transtornos.
Inicie com uma notificação, antes do vencimento, informando a proximidade da data.
Se possível, ofereça um pequeno desconto para o adiantamento do pagamento, ou benefícios em próximas solicitações.
Após isso, defina o cronograma de mensagens e as dispare considerando a priorização das dívidas.
2. Avalie e classifique o perfil dos clientes
Antes de conceder o crédito, avalie e classifique o perfil dos clientes.
Afinal, se o consumidor já possui um histórico de inadimplência, é possível que ele repita esse comportamento.
Além disso, o crédito deve ser coerente com a renda que o indivíduo recebe mensalmente.
Dessa maneira, a empresa reduz a chance de sofrer com a inadimplência e ter de negativar o CPF do cliente.
3. Faça a priorização das dívidas
Nem todos os devedores serão cobrados da mesma maneira: é necessário fazer a priorização das dívidas.
É mais urgente realizar a cobrança de um cliente que deve R$ 7 mil do que a de um que deve R$ 650, por exemplo.
Mas não significa que seja mais fácil receber os valores pendentes, é lógico.
Portanto, avalie bem todo o cenário e priorize condições facilitadas para aqueles clientes que já são fidelizados.
Além disso, dê atenção à reputação do devedor.
Em muitos casos, as pessoas só estão passando por uma fase financeira mais delicada e não têm a intenção de se tornarem inadimplentes.
Dessa maneira, você aumenta as chances de receber valores que são importantes para o seu negócio.
4. Tenha uma postura cooperativa
A maioria dos clientes não quer ficar inadimplente.
Afinal, isso representa também um prejuízo a eles, pois terão seus nomes restritos e seu potencial de compra prejudicado.
Ou seja, é inútil se revoltar e partir para uma abordagem com a intenção de “punir” o consumidor.
O caminho mais sábio é adotar uma postura cooperativa, se colocando no lugar do cliente e oferecendo condições mais favoráveis para o pagamento da dívida.
É mais interessante receber o valor devido com a aplicação de desconto ou parcelamento do que não receber nada, certo?
Então, pratique a empatia, converse com o cliente e estabeleça uma relação ganha-ganha.
Dessa maneira, além de melhorar a relação com o consumidor e reduzir a inadimplência, sua empresa se torna mais confiável e competitiva no mercado.
5. Conte com a tecnologia e automatize análises
A transformação digital acelerou processos, tornando-os mais eficientes também na gestão de crédito da empresa.
É por isso que as análises de crédito feitas manualmente já não têm mais espaço.
O caminho não é outro a não ser contar com a tecnologia e automatizar as análises de crédito.
Dessa maneira, você terá dados mais adequados e fidedignos, que auxiliarão nas tomadas de decisão.
E vamos combinar que fica mais fácil manter a situação financeira favorável, concorda?
Além disso, menos tempo é gasto na análise de crédito, o que permite aos funcionários da empresa dedicarem-se a atividades mais estratégicas para o negócio.
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Conclusão
Como vimos, para fazer uma gestão de crédito eficiente na sua empresa, é necessário avaliar o potencial de pagamento dos clientes.
Além disso, é preciso priorizar a cobrança das dívidas e contar com o auxílio da tecnologia para otimizar os processos.
Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais simples e com mais chance de sucesso.
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