Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Fluxo de Caixa: o que é, como fazer e como ele pode te ajudar!

Não importa se você acabou de abrir seu próprio negócio ou se já empreende há algum tempo, fazer o fluxo de caixa é crucial para a sobrevivência da sua empresa.

Essa ferramenta possibilita um controle mais preciso das contas a pagar e receber, o que ajuda muito na gestão financeira do seu negócio, além de contribuir para tomadas de decisões baseadas em números. 

Neste artigo, você irá aprender tudo sobre o que é fluxo de caixa, qual a sua importância e como implementá-lo na sua empresa. Acompanhe!

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que tem o objetivo de controlar e organizar as finanças do seu negócio a partir do controle de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa.

Ou seja, permite acompanhar a movimentação do caixa da empresa e realizar um planejamento mais estratégico para garantir o bom andamento da operação.

Para que funcione, todas as movimentações de dinheiro precisam ser minuciosamente registradas, todos os dias.

Isso porque, até mesmo as menores transações, que pareçam triviais, podem representar pequenos erros no registro e comprometer sua organização. Portanto, para que o processo seja eficaz, é necessária disciplina.

Uma dica que poderá te ajudar é no controle do fluxo de caixa é determinar o dia, a semana ou mês para analisar transações, saldos e rastrear suas metas e previsões futuras.

Para que você entenda mais sobre o assunto, é importante saber que existem diferentes tipos de caixas. Cada um representa um método diferente para o seu controle financeiro. Conheça:

Fluxo de caixa projetado

Como o próprio nome sugere, esse fluxo é baseado em previsões. Com base nos movimentos de entrada, saída e resultados de determinados períodos, os gerentes podem criar e planejar cenários futuros.

A partir desses dados de projeção, é possível realizar ajustes no fluxo de caixa para tirar a empresa do vermelho ou investir no crescimento do negócio. 

Portanto, por meio de projeções baseadas na situação real do negócio, é possível identificar as melhores oportunidades para a empresa ou prever situações de atenção para agir com antecedência.

Fluxo de caixa livre

O fluxo de caixa livre mede a capacidade de geração de capital em curto, médio e longo prazo. Ele indica o saldo existente em relação ao fluxo de caixa operacional (gastos e receitas necessárias para o funcionamento da empresa).

Na prática, os gestores usam dois relatórios principais: o primeiro relata 60 a 90 dias de resultados, e o segundo com prazo de 2 a 5 anos.

Usando o gráfico de linha, você pode acompanhar o comportamento da empresa e se o desempenho atende às expectativas.

Se o resultado da análise for um saldo positivo, indicando que há superávit no período, a estratégia pode considerar a adoção de ações para aplicação de capital ocioso.

No entanto, no caso do diagnóstico oposto, é necessário planejar estratégias para não deixar a empresa ficar no negativo, como recorrer a um empréstimo.

fluxo de caixa como fazer

Qual a importância do Fluxo de Caixa?

Manter registros de fluxo de caixa corretos possibilita mensurar e reduzir despesas e aumentar receitas para garantir sempre os melhores resultados.

Por exemplo, se seu fluxo de caixa for negativo, você pode considerar a possibilidade de cortar algumas despesas para que suas operações não sejam afetadas.

Agora, se houver resultados positivos, é possível avaliar a melhor forma de investir para ter mais lucros, seja em termos de infraestrutura, comercialização de novos produtos ou outras melhorias na empresa.

Quando estruturado por categoria, essa ferramenta ainda permite identificar pontos de baixo lucro nas operações de acordo com cada departamento da empresa. Esses dados mostram onde você precisa focar na próxima estratégia.

Tudo isso, possibilita tomadas de decisões mais assertivas de acordo com o crescimento ou a necessidade de cada setor da sua empresa.

Além de tudo isso, o fluxo de caixa ainda é importante para:

  • cuidar do negócio em tempos de incerteza;
  • projetar períodos onde sobrará recursos para investimento;
  • prever necessidades de recursos com tempo hábil para análises, o que ajuda a escolher as melhores fontes de empréstimo com juros menores, como é o caso do empréstimo com garantia;
  • conhecer de forma detalhada todas movimentações e os impactos delas para a lucratividade da empresa;
  • avaliar a capacidade de pagamento antes de assumir compromissos financeiros;
  • possibilitar a identificação de eventuais desvios no caixa da empresa.

O que são entradas e saídas de caixa?

Como vimos, o fluxo de caixa é o controle de entradas (contas a receber) e saídas (contas a pagar) do caixa da empresa.

Trata-se de receitas e despesas ligadas diretamente ao negócio da empresa, como despesas com produção, vendas para clientes, pagamentos de fornecedores, custos fixos para manter a operação, entre outros.

Contas a receber

As contas a receber, também chamadas de entradas de recursos ou receitas, são todos os valores provenientes de:

  • vendas (à vista, a prazo e duplicatas) de produtos ou serviços;
  • comercialização de ativos, como equipamentos, imóveis ou veículos;
  • recebimento de empréstimos;
  • venda de bens da empresa;
  • aportes de sócios ou investidores;
  • retorno de investimentos. 

Contas a pagar

Já as contas a pagar, também chamadas de despesas, são todas as saídas de dinheiro do caixa da empresa, como:

  • contas de água, energia, internet e telefone;
  • impostos;
  • folha de pagamento de funcionários;
  • manutenção de equipamentos;
  • aluguéis de imóveis ou equipamentos;
  • pagamento de parcelas de empréstimos;
  • pagamento de fornecedores.

Como começar a fazer fluxo de caixa?

Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa e como ele é importante para a gestão financeira do seu negócio, é hora de descobrir como começar a realizar o controle de receitas e despesas.

O primeiro passo é registrar todos os valores gastos e recebidos pela sua empresa, sem exceção.

Anote tudo, desde a despesa mais baixa que parece irrelevante até o aporte de investidor mais alto. Todos os valores são importantes para que não haja problemas futuramente no orçamento da empresa!

Em seguida, é hora de classificar os valores por receitas e despesas, de forma categorizada. Por exemplo, “despesas operacionais”, “despesas com fornecedores”, “vendas de produtos”, etc. Essa etapa é crucial para acompanhar com mais precisão o andamento da sua empresa.

Por fim, com dados inseridos e divididos por categoria, você poderá criar projeções futuras a partir dos valores médios apresentados em seus relatórios de movimentações.

Em três passos simples é possível controlar as movimentações da sua empresa e medir o comportamento financeiro do seu negócio.

Aqui, na Pontte, define quando vai começar a pagar seu empréstimo e ainda tem carência de até seis meses. Faça uma simulação!

fluxo de caixa importancia

Conclusão

Um dos maiores problemas de pequenos e médios empreendimentos, que podem levar à falência da empresa, é a falta de gestão financeira. Por essa razão, o fluxo de caixa deve ser sua prioridade!

Esse é imprescindível para assegurar sua estabilidade contábil, compreender o andamento do seu negócio e tomar decisões assertivas. 

Evandro

Evandro

Evandro Diegues é Analista de Marketing na Pontte. Publicitário com experiência em atendimento, deu uma virada na carreira ao entrar na empresa. Quer levar informação de qualidade às pessoas e mostrar que sim, existe crédito justo e saudável no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *