Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Interveniente Quitante: o que é e como fazer?

Interveniente quitante é um termo utilizado principalmente em contratos de financiamento, especialmente no contexto de financiamentos de imóveis, veículos e outros tipos de bens. 

Ele é um processo em que uma dívida de financiamento é quitada com objetivo de venda desta propriedade ou para contratação de crédito com garantia. 

Preparamos este artigo para te explicar o termo de uma forma mais simples. Veja, também, quais são os passos para realizar esse tipo de transação. Vem com a gente!

  1. O que é interveniente quitante?
  2. Como solicitar um empréstimo ou vender um imóvel com interveniente quitante?
  3. Fazer uma operação desse tipo vale a pena?
    Vantagens
    Desvantagens
  4. Portabilidade x interveniente quitante
  5. A Pontte faz operações como interveniente quitante?

O que é interveniente quitante?

Em um contrato de financiamento, geralmente há duas partes principais: o devedor, que recebe o financiamento para adquirir um imóvel, e o credor, que fornece o financiamento e possui a garantia sobre o bem até que a dívida seja totalmente paga. 

Já o interveniente quitante (também conhecido como IQ) é uma terceira parte na transação, que entra para quitar a dívida do devedor junto ao credor.

E esse tipo de negociação acontece quando o devedor quer vender a propriedade ou pedir um empréstimo com garantia, mas ainda não terminou de pagar as parcelas do financiamento imobiliário. 

Por exemplo: em um financiamento imobiliário, o comprador do carro é o devedor, a instituição financeira que emprestou o dinheiro é o credor, e o interveniente quitante pode ser alguém disposto a pagar a dívida do comprador em seu nome. 

No entanto, é importante ressaltar que a inclusão de um IQ geralmente requer a aprovação do credor e a elaboração de documentos legais adequados para garantir que todas as partes envolvidas estejam protegidas.

Como solicitar um empréstimo ou vender um imóvel com interveniente quitante?

Se você deseja vender o seu imóvel ou solicitar um empréstimo com garantia mesmo não tendo quitado as parcelas do financiamento, é possível solicitar um empréstimo com interveniente quitante.

É um processo específico e exige que sejam realizadas algumas etapas importantes. Veja, a seguir, o passo a passo:

  1. Busca: Primeiro, você precisa encontrar alguém disposto a atuar como interveniente quitante. Essa pessoa será responsável por quitar a dívida existente que você deseja assumir.
  2. Elegibilidade: Antes de prosseguir, verifique se você atende aos requisitos da instituição financeira que emitiu o empréstimo original. Isso pode incluir verificações de crédito, renda e outros critérios.
  3. Contato com o credor original: Entre em contato com a instituição financeira que emitiu o empréstimo original para informar sua intenção de ter um interveniente quitante. Eles podem fornecer informações específicas sobre os requisitos e procedimentos necessários para essa transação.
  1. Aprovação do credor: O credor original precisará aprovar a inclusão do interveniente quitante no contrato. Eles podem exigir que o IQ atenda a certos critérios de crédito e financeiros para garantir que ele seja capaz de assumir a dívida.
  2. Documentação: Com a aprovação do credor, você deve preparar a documentação necessária. Isso pode incluir um novo contrato de empréstimo que inclua o interveniente quitante, bem como outros documentos legais que estabeleçam os termos e condições da transação.
  3. Novo contrato: Todas as partes envolvidas devem assinar o novo contrato de empréstimo, que deve incluir os detalhes sobre como o interveniente quitante assumirá a dívida existente e quaisquer obrigações financeiras adicionais.
  1. Quitação da dívida original: O interveniente quitante deve estar preparado para quitar a dívida original junto ao credor, garantindo que o valor total devido seja pago integralmente.
  1. Transferência de propriedade: Se o empréstimo estiver vinculado a um ativo específico, como um carro ou imóvel, a transferência de propriedade deve ser devidamente documentada e registrada conforme a Lei de Alienação Fiduciária.
  2. Cumpra os pagamentos: Após a conclusão da transação, o interveniente quitante será responsável por cumprir os pagamentos do novo contrato de empréstimo de acordo com os termos acordados.

Lembre-se de que a inclusão de um interveniente quitante em um contrato de empréstimo é uma transação financeira complexa que requer a aprovação do credor original e a devida documentação legal. 

Por isso, é recomendado que você consulte um advogado ou especialista financeiro para orientação específica e para garantir que todos os aspectos legais e financeiros sejam tratados adequadamente.

Aqui, na Pontte, o nosso time de jurídico está com você do início ao fim para te orientar e fazer da sua experiência com a gente incrível! 

empréstimo com garantia interveniente quitante

Veja mais: Alienação Fiduciária: o que é e como funciona?

Vale a pena fazer uma operação desse tipo?

A decisão de fazer uso de um interveniente quitante em um contrato de empréstimo pode ser benéfica em diversas situações, mas é importante analisar cuidadosamente os prós e contras antes de prosseguir. 

Trouxemos algumas considerações que podem te ajudar a decidir se fazer esse tipo de operação vale a pena para você:

Vantagens

  • Transferência de dívida: fazer interveniente quitante pode permitir que você transfira uma dívida existente para outra pessoa. Isso pode ser útil se você não puder continuar a fazer os pagamentos ou se desejar se livrar da dívida.
  • Venda de um ativo: se a dívida estiver vinculada a um ativo, como um veículo ou imóvel, a inclusão de um IQ pode facilitar a venda desse ativo, uma vez que a dívida será paga e a propriedade transferida para o novo comprador.
  • Alívio financeiro: Se você estiver enfrentando dificuldades financeiras e não conseguir pagar o empréstimo, um interveniente quitante pode assumir a responsabilidade pelo pagamento, aliviando sua carga financeira.

Desvantagens

Aprovação do credor: o credor original deve aprovar a inclusão do interveniente quitante no contrato. Eles podem ter critérios rigorosos de aprovação que podem dificultar a transação.

Riscos financeiros: mesmo com um interveniente quitante, você ainda vai ter responsabilidade financeira, já que terá, agora, uma dívida com essa instituição financeira que interviu. 

Custos legais: A transação pode envolver custos legais, como os custos de registro. É preciso colocar na ponta do lápis para saber se o desconto da dívida é maior do que os custos da operação. 

Por fim, a decisão de fazer interveniente quitante deve ser cuidadosamente ponderada com base em sua situação financeira, nas condições do contrato original e na disposição do interveniente em assumir a dívida.

Portabilidade x interveniente quitante

interveniente quitante x portabilidade

Portabilidade e interveniente quitante são duas opções diferentes para lidar com contratos de empréstimo ou financiamento, especialmente em situações em que você deseja transferir a dívida para outra pessoa ou instituição. 

Aqui está uma comparação entre os dois conceitos:

A portabilidade de empréstimo permite que você transfira um empréstimo existente de uma instituição financeira para outra, geralmente com condições e taxas de juros diferentes.

Com a portabilidade de empréstimo, a dívida original permanece a mesma, apenas a instituição financeira que a mantém é alterada. Portanto, não é necessário um interveniente nesse caso, pois o devedor continua responsável pela dívida.

Já o interveniente quitante, no caso de uma transação de compra e venda de bens financiados, não apenas a dívida é transferida para outra pessoa, mas também a propriedade associada.

Agora, para o caso de um devedor interessado em quitar suas dívidas através do empréstimo com garantia de imóvel, a dívida é trocada. 

Ou seja, o interveniente paga o financiamento que está em aberto e, se sobrar alguma quantia após a liquidação, ela é liberada para o devedor, que agora passa a ter uma nova dívida com esta instituição financeira. 

A Pontte faz interveniente quitante?

Sim! Afinal, a Pontte não trabalha com portabilidade de dívidas. Atuamos como um interveniente quitante em casos de empréstimo com garantia de imóvel. 

Isso porque essa modalidade de crédito é muito mais barata do que as diversas existentes no mercado, o que facilita para o tomador do empréstimo quitar suas dívidas e ainda conseguir dinheiro para investir em planos. 

Como emprestamos até 60% do valor do imóvel que está sendo dado como garantia de pagamento, é preciso que, ao menos, o imóvel esteja quitado na mesma proporção do valor do empréstimo solicitado. 

Ah, e a parcela não deve comprometer mais do que 30% da sua renda, tudo bem?

Quer saber um pouco mais sobre o nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel? Clique no botão abaixo e faça uma simulação sem compromisso. 

simulação empréstimo interveniente quitante
Debora de Castro

Debora de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *