Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Você já conhece as principais linhas de crédito para pequenas empresas? Confira!

Em tempos de crise financeira, o acesso a capital tem sido um grande problema para micro e pequenas empresas no Brasil. 

E é nesse momento que as linhas de crédito para pequenas empresas vão te ajudar.

Em uma pesquisa feita em 2019, cerca de 34% dos micro e pequenos empresários declararam achar difícil conseguir crédito para suas empresas devido às altas taxas de juros e à burocracia.

Essa porcentagem com certeza deve ter aumentando devido à crise pandêmica que se assolou pelo mundo em 2020 e continua a intervir diretamente na economia do país. 

Junto com a porcentagem, também aumentaram as ofertas de soluções financeiras em linhas de crédito além dos bancos e financeiras. 

As fintechs, por exemplo, vem se expandindo e oferecendo crédito de forma menos burocrática e a juros mais baixos.

Para descobrir as principais linhas de crédito para pequenas empresas, continue lendo.

Confira mais: Qual o melhor Site de Empréstimo Online para microempreendedores?

Antecipação de recebíveis

A empresa que trabalha com possibilidade de pagamento à prazo é elegível para a modalidade de antecipação de recebíveis, ou seja, a instituição adianta os valores a serem recebidos em maior prazo pela empresa e assume seu recebimento nas datas de vencimento.

Esse tipo de linha de crédito oferece taxas de juros mais baixas, pois o pagamento posterior é visto pelo credor como ‘garantia’, proporcionando uma oferta mais vantajosa.

Crédito para capital de giro

Pensando em manter o fluxo de caixa positivo e as operações todas em dia, o crédito para capital de giro atende a empresa que precisa de ajuda com pagamento de fornecedores, funcionários, aluguel e muito mais.

Diferente do financiamento, ao solicitar crédito para capital de giro não é necessário justificar o fim de destino do dinheiro, podendo ser aplicado em uma ou mais áreas da empresa. 

O pagamento pode ser negociado em prazo mensal, bimestral, semestral e até à vista ao final do contrato.

Dentre as linhas de crédito para pequenas empresas, o  crédito para capital de giro é indicado a curto prazo, para melhorias pontuais de crescimento e desenvolvimento da empresa. Geralmente, é oferecido com 12 meses para pagamento.

Empréstimo de uso livre

Tão simples quando o nome sugere, o empréstimo de uso livre não demanda justificativa de destino ao crédito concedido. 

crédito para pequenas empresas

É uma das linhas de crédito para pequenas empresas que podem estar voltadas à aquisição de bens, saldo de dívidas, investimentos e outras opções.

Oferecendo taxas mais atrativas em relação a outras modalidades, como empréstimo pessoal ou cheque especial, o empréstimo de uso livre também é vantajoso em termos de prazo, tendo mais tempo para pagar, o que diminui o valor das parcelas a serem acertadas.

Microcrédito

Para o microempresário e o MEI – e também para pessoas físicas que estão começando seu negócio -, o microcrédito é a modalidade voltada para quem está entrando no mercado de trabalho como empreendedor agora ou para pequenos negócios que possuam faturamento abaixo de R$ 360 mil reais por ano.

O valor máximo nessa modalidade de empréstimo é de R$ 20 mil reais e as suas vantagens são isenção de IOF, baixa taxa de juros e aprovação facilitada. 

O microcrédito é um incentivo financeiro para empreender e tirar do papel o sonho de ter seu próprio negócio. 

Cooperativas

Essa linha de crédito é muito popular em cidades menores, interioranas, por possuírem comunidades mais próximas, que se organizam em cooperativas de desenvolvimento da região. 

As cooperativas de crédito são instituições que oferecem financiamentos e crédito para capital de giro a seus associados como promoção do desenvolvimento regional da indústria e do comércio. 

Para fazer parte da cooperativa, é preciso comprar cotas e participar das tomadas de decisões dentro das assembleias. 

Peer to peer

Também conhecido como P2P, o peer to peer é uma linha de crédito tecnológica que conecta empresas e investidores por plataformas digitais. 

O investidor – que pode ser uma empresa ou uma pessoa física – negocia liberação de crédito para uma empresa sem a mediação de agentes financeiros. 

Dessa forma, as taxas e condições são facilitadas e, por vezes, menores que as praticadas por bancos e financeiras.

peer to peer

Quem está por dentro de noções básicas do mundo dos investimentos pode encontrar no peer to peer a melhor opção para o seu negócio. 

Nessa modalidade, os investidores checam o perfil financeiro do solicitante e disponibilizam total ou parcialmente o crédito solicitado, permitindo o compartilhamento do risco da operação.

Financiamentos

A linha de crédito para pequenas empresas mais conhecida e contratada são os financiamentos, que geralmente possuem um foco específico como automóvel, imóvel, maquinário e outros. 

Nessa linha de crédito, o solicitante justifica o destino do empréstimo, que é colocado em contrato, e define porcentagem de 80% a 100% do valor do bem.

Os prazos costumam ser prolongados e podem chegar até 60 meses e as taxas de juro costumam variar entre 2% e 7% ao mês.

É importante pesquisar e avaliar as opções mais vantajosas e que caibam no bolso antes de fechar negócio optando por determinada linha de crédito. 

Para orientar você e oferecer as taxas mais competitivas e prazos mais confortáveis do mercado, a Pontte conta com um time de especialistas em soluções financeiras, sempre pronto para apontar e negociar a melhor oportunidade para sua empresa.

Simule e contrate sem sair de casa, sem burocracia e com uma empresa que acredita nos seus sonhos.

Conclusão

As coisas não andam fáceis para ninguém, sabemos, mas não precisa se desesperar. 

Antes de fechar negócio, certifique-se de conhecer todas as linhas de crédito para pequenas empresas, converse com quem entende do assunto e procure empresas de confiança para atender sua demanda financeira.

Já existe uma opção que atenda às suas necessidades e pode estar a um só toque de distância. 

Seja o que for que você precisar, a Pontte tem a solução ideal para trazer de volta sua tranquilidade e segurança.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *