Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

CCV: o que é, sua importância e como fazê-lo

Se comprar ou vender um imóvel é o seu objetivo, então você precisa ler esse artigo! Afinal, o Compromisso de Compra e Venda (CCV) é um documento indispensável para ambas as ações. 

Com este documento, o processo de negociação entre vendedor e comprador fica muito mais seguro e transparente.

Vem com a gente entender esse processo!

O que é o CCV?

CCV é sigla para Compromisso de Compra e Venda. Trata-se de um tipo de contrato preliminar da compra de um imóvel que traz muito mais segurança às partes envolvidas na negociação.

Ele tem a função de registrar, formalmente, o interesse de quem deseja vender e de quem deseja comprar o imóvel.

Sendo assim, após emitido o CCV, vendedor e comprador estarão vinculados por lei, e poderão seguir para outras negociações, como o pagamento do valor do imóvel, por exemplo. 

Qual a vantagem de emitir um CCV?

Como já dissemos antes, o CCV traz mais segurança às partes durante a negociação. E sabe por quê?

Porque o diferencial do CCV é a existência da cláusula de irretratabilidade e de irrevogabilidade, que garante que nenhuma das partes pode desistir do negócio.

E é por essa razão que este é o primeiro documento assinado no processo de compra de um bem imobiliário. Portanto, não pule esta etapa, viu?

Veja mais: Registro de incorporação: o que é, como funciona e sua importância

Como fazer um CCV?

O CCV deve ser assinado e reconhecido em um cartório de registro de imóveis, sendo assim, a partir desse momento, não é mais possível desistir do negócio — a não ser que haja descumprimento de algum dos termos combinados. 

É este documento vai garantir o direito de compra da propriedade, ou seja, passará a existir uma obrigatoriedade de compra e venda entre as partes. 

Mas é importante ressaltar que o CCV não é responsável por transferir a titularidade do imóvel, sendo apenas um documento preliminar para a negociação do bem em questão.

Para efetivar a compra de fato e realizar a transferência da titularidade do imóvel, é necessária a elaboração de uma escritura pública.

E para realizar o contrato de compromisso de compra e venda, o CCV, são exigidos que alguns documentos e dados sejam apresentados ao cartório de registro de imóvel, sendo eles:

  • Valor da propriedade;
  • Condições do pagamento, incluindo especificações das parcelas e taxas de juros;
  • Dados completos do vendedor e comprador, sejam elas Pessoas Jurídicas ou Físicas;
  • Certidões da situação fiscal das partes envolvidas;
  • Comprovantes da legalidade financeira do imóvel.

Diferença entre promessa e compromisso de compra e venda

É muito comum confundir estes dois termos, mas, acredite, embora ambos sejam contratos preliminares para a negociação de um bem, existe sim uma diferença entre eles. 

No caso da promessa de compra e venda, há  uma cláusula de arrependimento que permite que ambas as partes, a qualquer momento, possam desistir da negociação.

Já no caso do compromisso de compra e venda – o CCV – não existe a possibilidade de desistência, exceto em situações de descumprimento do acordo, como, por exemplo, a falta de pagamento. 

Além disso, diferente da promessa, é possível registrar o CCV na matrícula do imóvel, passando a existir o direito real de aquisição. 

Cuidados ao firmar um CCV

Sendo um contrato que não abre margem para desistência, o CCV é como ele mesmo diz: um compromisso. Portanto, deve-se pensar muito bem antes de realizá-lo. 

Além disso, outro cuidado deve ser tomado: verificar bem com quem se está fazendo negócio, afinal, você vai estar juridicamente comprometido com essa pessoa ou empresa. 

Se você é o vendedor, pesquise o CPF do comprador nos principais bancos de dados de órgãos responsáveis pelo cadastro de inadimplentes, os chamados “birôs de crédito”, e certifique-se de que o cliente é um bom pagador. 

Agora, se você é o comprador, busque pelo nome do vendedor — no caso de pessoa jurídica, o CNPJ da empresa — para saber se existem processos judiciais vinculados a ele.

Também converse com outros clientes da empresa e verifique possíveis comentários em plataformas como Reclame Aqui ou até mesmo no Google. 

A Pontte exige o CCV? 

Você sabia que a Pontte realiza operações de Financiamento Imobiliário? É isso mesmo! Oferecemos um produto de financiamento muito mais flexível na análise de crédito e mais justo para o seu bolso. 

E durante o nosso processo de financiamento, uma das exigências é a emissão de um CCV, afinal, se isso traz mais segurança para compradores e vendedores, acreditamos que sem esse documento não é possível  seguir com a operação.

Por isso, ao financiar com a gente, é importante ter em mente que o documento de compromisso de compra e venda será exigido para a continuação da nossa análise, tudo bem?

Agora, vamos ver alguns benefícios do nosso Financiamento Imobiliário?

  • Taxas a partir de 0,85% ao mês + IPCA;
  • Até 360 meses para pagar;
  • Financie de R$ 100 mil a R$ 20 milhões;
  • Análise de crédito mais flexível, que entende o seu momento de vida;
  • Carência de até 3 meses para começar a pagar as parcelas;
  • Possibilidade de utilização do saldo do FGTS para a entrada ou amortização das parcelas
  • Atendimento humano e ágil.

Quer saber mais sobre os valores do nosso financiamento para você? Peça uma proposta sem compromisso:

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre o compromisso de compra e venda, muito conhecido por sua sigla, CCV e já pode iniciar sua negociação de compra ou venda de um imóvel muito mais informado. 

Mas vamos recapitular qual a diferença entre promessa e compromisso de compra e venda, além de falar um pouco mais sobre a escritura do imóvel?

O compromisso de compra e venda é um contrato preliminar para estabelecer os termos da negociação, sem cláusula de desistência, o que obriga as partes a concretizar a transação imobiliária. 

Realizar o CCV garante muito mais segurança e transparência para ambas as partes. 

A promessa de compra e venda, por outro lado, não obriga as partes a seguir a negociação, pois nela consta uma cláusula de arrependimento. 

Já a escritura pública do imóvel é o documento final que faz a transferência da titularidade e dá a propriedade ao comprador de fato. Ou seja, nem a promessa e nem o compromisso de compra e venda dão o direito do imóvel ao comprador. 

Deu pra perceber que o CCV é um documento fundamental no processo de compra e venda de um imóvel, não é? Se você tiver alguma dúvida sobre esse ou qualquer outro tema relacionado a Financiamento Imobiliário faça a sua simulação. Nossos especialistas estão preparados para te ajudar e tirar suas dúvidas em todas as etapas do processo. 


E mais: Conheça as vantagens do Financiamento Imobiliário da Pontte

Debora de Castro

Debora de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *