Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Contas a Pagar: o que é e como controlar as contas do seu negócio!

O conceito de contas a pagar é um dos pilares para o sucesso empresarial. Se sua empresa ainda não adotou essa estratégia, então é hora de mudar.

Mas, você sabe por onde começar? Calma! Neste, vamos explicar o que é contas a pagar, quais as suas vantagens e como colocar em prática esse controle.

O que é Contas a Pagar?

As contas a pagar são todas as despesas financeiras que a empresa possui. Essas contas podem ser recorrentes ou não.

Para o primeiro caso, podemos citar: aluguel de escritório, salários de funcionários, serviços públicos, contas de internet, aquisição de matéria-prima, pagamentos de fornecedores, etc.

Já as contas únicas podem incluir: despesas com eventos, reparos não previstos em equipamentos, entre outras.

Além disso, também incluem os gastos com impostos, obrigações fiscais e empréstimos.

Resumindo, representa tudo o que a empresa gasta em relação a manutenção, materiais e outros gastos, recorrentes ou não. Ou seja, são custos para manter o seu negócio em funcionamento. 

E as contas a receber?

Já as contas a receber são todos os fundos que entram na empresa, como vendas, reembolsos, estornos, financiamentos e investimentos.

É importante que o valor de contas a receber seja sempre maior do que o de contas a pagar. Assim, a empresa não terá prejuízo e poderá cumprir com suas obrigações financeiras.

Através do controle de contas a receber, é possível visualizar as datas e os valores a receber, créditos atrasados, juros recebidos, vendas, saldo contábil, regularidade de pagamentos de clientes e inadimplências.

controle de contas a pagar e receber

Qual objetivo de controlar as Contas a Pagar?

O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à gestão financeira da empresa. Por essa razão, todas as empresas devem realizar o controle de contas a pagar.

Por meio desse controle, você conseguirá identificar os lucros da empresa e traçar estratégias para equilibrar as despesas. 

Isso ajuda no controle financeiro e facilita na hora de tomar decisões importantes para o funcionamento e crescimento do negócio.

Na maioria das vezes, as empresas têm dinheiro para saldar todas as dívidas, mas falta organização. 

Sem um devido controle de receitas e despesas, você não conseguirá entender como realmente funciona o seu negócio, de modo que não perceberá ver falhas e gastos desnecessários, e assim não poderá investir em outras áreas importantes.

Além do mais, sem acompanhar de perto as contas a pagar, você pode deixar seu negócio suscetível a multas e taxas desnecessárias.

Vamos supor que você esqueça de pagar uma conta na data do vencimento. Haverá cobrança de juros e taxas.

À medida que o valor aumenta, fica impossível para a empresa pagar sem tirar mais dinheiro do caixa, o que afeta outras despesas. Percebe como a falta de controle pode prejudicar o seu negócio?

Vantagens de controlar as contas da empresa

Algumas das principais vantagens que recompensa realizar o controle das contas a pagar e receber da empresa são:

  • conhecer claramente os ganhos e gastos da empresa;
  • identificar gastos desnecessários;
  • honrar com obrigações financeiras e, assim, evitar multas e juros;
  • identificar pagamentos que oferecem descontos na antecipação e economizar;
  • possibilidade de negociar dívidas;
  • identificar contas que não foram pagas ou recebidas;
  • garantir um bom fluxo de caixa e capital de giro.

Como organizar e controlar as Contas a Pagar?

Agora que você já sabe a importância de controlar as contas a pagar da sua empresa, é hora de descobrir como organizar as despesas.

Essa tarefa requer muita atenção e planejamento, e muitos empreendedores ainda estão acostumados a administrar seus negócios com eficácia.

Pensando nisso, nós listamos algumas dicas para te ajudar a controlar as despesas financeiras da empresa sem afetar o seu caixa. Confira:

1. Organize as contas

É fundamental que se tenha todos os registros das despesas para um controle rigoroso sobre as operações.

Por essa razão, a primeira tarefa é listar todas as contas da empresa, tanto fixas, quanto variáveis.

Em seguida, separe tudo por categoria (pagamento de salários, manutenção, despesas com matéria-prima, etc).

Lembre-se também que cada conta deve informar o valor e a data de validade correspondentes.

2. Acompanhe as datas de vencimento

Depois de anotar todas as contas, valores e vencimentos, você pode organizar o pagamento conforme a data de vencimento mais recente. 

Para algumas despesas também é viável considerar o débito automático, assim você evita esquecimento. 

Contudo, o mais importante é estabelecer um calendário para não deixar as contas pendentes passarem despercebidas.

Agora, caso você identifique que não conseguirá quitar todas as despesas do mês, o recomendado é optar por pagar o que deve primeiro. 

3. Otimize os seus pagamentos

Um dos segredos para não comprometer a sobrevivência da sua empresa no mercado é gastar apenas o que está dentro do seu orçamento.

Portanto, sempre entenda quanto dinheiro está disponível em caixa antes de realizar novas aquisições, investimentos e recrutamento.

Outra dica para otimizar seus pagamentos é aproveitar esse controle para identificar e cortar gastos desnecessários.

Além disso, quando possível, considere antecipar pagamentos que oferecem descontos. Assim, você economiza dinheiro e pode até ganhar crédito com os seus fornecedores.

4. Adote uma ferramenta

Você pode realizar esse controle por meio de uma planilha eletrônica ou caderno de anotação. Contudo, a melhor alternativa para evitar falhas e ainda ganhar em produtividade é utilizar a tecnologia ao seu favor.

Atualmente, existem diversas soluções no mercado criadas para automatizar essa tarefa de forma simples e segura.

Assim, o gerenciamento dos pagamentos e recebimentos fica muito mais fácil e você poderá direcionar seus esforços para outras atividades.

5. Renegocie pagamentos atrasados

A incapacidade de pagar todas as contas pode afetar sua empresa, afinal ninguém no mundo do empreendedorismo está imune a imprevistos.

Para isso, a melhor solução é renegociar as dívidas. Isso lhe dá a oportunidade de pagar valores mais acessíveis, manter sua empresa aberta e não sofrer mais perdas com juros e multas.

Outra solução que te ajudará a estabilizar sua empresa é trocar dívidas caras por mais baratas.

Por isso, busque créditos com taxas de juros menores, como é o caso do empréstimo com garantia. Assim, você consegue ficar com uma parcela mensal mais barata, além de economizar com juros.

Aqui na Pontte, você define quando vai começar a pagar seu empréstimo e ainda tem carência de até seis meses. Faça uma simulação!

vantagens de controlar contas da empresa

Conclusão

Quando o assunto é gestão financeira, a falta de controle pode trazer grandes problemas para o seu negócio e até comprometer a sua permanência no mercado.

Por essa razão, realizar um controle eficiente das contas a pagar e a receber é crucial para arcar com seus compromissos, negociar prazos e definir estratégias que estejam de acordo com seu modelo de negócio.

Mas, se no momento você enfrenta dificuldades para organizar suas finanças, um empréstimo com garantia pode ser a solução para estabilizar seu fluxo de caixa, sem se endividar com altas taxas de juros.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *