Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Captação de Recursos Financeiros: 6 Maneiras [Para Empresas]

Empreender está no sangue do brasileiro: o país é o sétimo no ranking global, correspondendo a quase 15 milhões de pessoas com negócio próprio. Isso apenas reforça a importância em aprender a lidar com a captação de recursos financeiros.

Afinal de contas, é por meio desse processo que o empresário consegue lidar com momentos delicados de sua gestão financeira.

Sem falar que são auxílios providenciais para a realização de um projeto ou objetivo — de curto, médio ou longo prazo.

Vem ver com a gente quais são as formas de captação de recursos financeiros mais utilizadas pelas empresas. E, assim, aprenda como aplicá-las dentro das suas metas!

O que é a captação de recursos financeiros?

Sendo uma prática comum dentro de organizações, a captação de recursos financeiros consiste em estabelecer alguma maneira de levantar capital para algum objetivo previamente estabelecido. 

Sendo assim, tal captação pode ocorrer de diversas formas e é o empreendedor quem deve entender quais os benefícios e riscos de cada uma dessas opções para poder adicionar capital à sua empresa.

Por que captar recursos financeiros para seus projetos?

Você pode realizar um plano de captação de recursos financeiros por diversos motivos. Tudo vai depender do seu objetivo, das suas necessidades e também das características do seu negócio.

Por exemplo: você teve uma boa ideia empreendedora e necessita de determinado valor para tirar essa oportunidade do papel.

Nessas horas, captar recursos externos pode ser uma alternativa sustentável para alcançar o valor desejado e desenvolver seu projeto em curto prazo.

Mas a captação de recursos financeiros também pode ter a ver com uma necessidade.

Empreendedores em busca de montar um capital de giro mais robusto podem recorrer a essa solução para ter recursos suficientes para honrar seus compromissos financeiros e receber o dinheiro de venda dos clientes.

E, eventualmente, você pode se encontrar sem muitas opções para liquidar as contas, e pode usar essa opção para sobreviver em momentos de crise.

Como fazer a captação de recursos financeiros?

captação de recursos financeiros plano

Saber quais são os tipos de captação de recursos permite que você analise a melhor para os seus objetivos e necessidades. Além da grande oportunidade que cada alternativa pode trazer naquele momento.

Confira, abaixo, quais são os meios mais populares para captar recursos no mercado!

1. Investimento próprio

Você, talvez, tenha um patrimônio pessoal e pode usá-lo, se quiser, para suprir as necessidades da sua empresa.

Nessas situações, lembre-se apenas de ter o registro em mãos para garantir total conformidade e controle das entradas e saídas. E, claro, para reaver esse dinheiro investido e calcular em quanto tempo você poderá obter o retorno do mesmo.

2. Adição de sócios

Se o seu empreendimento estiver aberto à chegada de sócios, você pode conseguir captar recursos desta maneira. Afinal, o sócio costuma adquirir uma porcentagem da empresa, traduzindo esse investimento em ativos que podem ser usados dentro do seu negócio.

3. Crowdfunding

Autônomos e pequenas empresas tendem a fazer uso desse meio de captação de recursos. O crowdfunding é um modelo que, no Brasil, é mais conhecido como vaquinha.

E ele é exatamente o que você deve estar pensando: um modelo de financiamento coletivo.

No mercado, vemos empresas de videogames, por exemplo, recorrendo a plataformas digitais de crowdfunding para colher apoiadores (e recursos) para seus projetos.

Escritores, artistas e micro e pequenos empreendimentos também podem recorrer a essa modalidade. Em troca, é comum oferecer alguns bônus ou vantagens aos apoiadores.

4. Empréstimo

Um dos meios mais populares de obtenção de capital para uma empresa, o empréstimo pode ser um meio de angariar fundos.

Contudo, é importante conhecer todas as opções de crédito do mercado para encontrar as melhores taxas e condições de pagamento. 

A Pontte, por exemplo, oferta crédito com garantia de imóvel com taxas a partir de 0,79% ao mês mais IPCA, e conta com a possibilidade de carência de até seis meses e até um mês no ano para não pagar sua parcela. 

Então, se você tiver um imóvel, essa pode ser uma boa maneira de angariar fundos e ainda garantir uma maior flexibilidade de pagamento.

5. Aporte governamental

Bancos públicos, como a Caixa ou o BNDS, podem oferecer meios de captação de recursos financeiros com linhas diferenciadas de crédito. 

São boas formas de alinhar as necessidades e o perfil da sua empresa com instituições que permitem, também, boa flexibilização nas negociações de contrato.

6. Pessoas investidoras

Tem se tornado comum, também, a presença de investidores individuais que encontram oportunidades de negócio e investem no que eles consideram boas ideias.

Conhecido como “investidor anjo”, esse indivíduo tende a assumir um modelo de negócio menos burocrático. Isso porque, essas pessoas são adicionadas como sócias, mas sem a participação operacional no dia a dia da empresa.

Quando esse processo é indicado?

Como vimos, a captação de recursos financeiros tende a ser uma boa ideia para alinhar seus objetivos e necessidades com o aporte de determinado valor.

Isso pode acontecer para pagar contas atrasadas, garantir robustez ao seu capital de giro ou mesmo investir em novas implementações para o seu negócio.

Independentemente do objetivo, contudo, você deve ficar de olho nas características de cada modelo e encontrar a alternativa mais vantajosa. Use isso em seu benefício para que a decisão não se transforme em um fardo lá no futuro.

Conclusão

A captação de recursos financeiros é uma excelente maneira de atrair uma quantia que pode ser revertida em diversas possibilidades de investimento e manutenção dos negócios da sua empresa

Em geral, empreendedores usam para implementar novas ideias. Mas tem quem use um dos tipos de captação de recursos para substituir dívidas ou montar um capital de giro. 

Se a necessidade de capital existe, você precisa entender qual das alternativas de obtenção que melhor combinam com o momento do seu negócio. 

Agora, se estiver precisando de um crédito que pode se adaptar às demandas da sua empresa e que entende os altos e baixos de empreender no mercado brasileiro, você pode contar com o crédito imobiliário flexível da Pontte. 

Com ele você garante até seis meses de carência, um mês do ano para não pagar a parcela e ainda tem a possibilidade de ajustar e até pular o valor da parcela naquele mês mais apertado.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *