Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Crédito Imobiliário: como funciona? Veja como conseguir o seu!

O crédito imobiliário é uma linha de empréstimo concedida por instituições financeiras com o objetivo de comprar, construir ou reformar um imóvel. Mas é também a oferta de crédito por meio do uso de uma propriedade como garantia — o empréstimo com garantia de imóvel.

Existem, portanto, várias maneiras de tratar do assunto. E neste post vamos explorá-las, levando em conta a popularidade do empréstimo com garantia no Brasil e os diferenciais da Pontte nesse tipo de serviço. Confira!

O que é crédito imobiliário?

Como mencionamos acima, o crédito imobiliário funciona como uma modalidade financeira que pode ser usada de duas formas principais: para financiar um imóvel ou para conseguir um empréstimo com uma das menores taxas do mercado e usar o dinheiro como quiser.

O primeiro item — que se traduz no popular financiamento imobiliário — está relacionado a uma solicitação de crédito para adquirir um bem, como um imóvel. Em seguida, a instituição faz uma avaliação do perfil da pessoa e aprova (ou não) o pedido, oferecendo a quantia desejada para a compra desse bem.

A partir daí, a pessoa quita mensalmente o valor do financiamento por meio de parcelas. E essa é uma modalidade tão popular no país, que até bateu recorde no ano de 2021: foram R$ 255 bilhões concedidos em crédito.

Já o segundo item, o empréstimo com garantia de imóvel, tem caído no gosto dos brasileiros! Segundo dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), as concessões de home equity (em português, crédito com garantia de imóvel) tiveram um crescimento de mais de 80% de 2017 a 2021.  

Isso porque, quando um imóvel é colocado em garantia, os riscos para o credor são bem menores, o que faz a taxa ser bem mais atrativa. 

Além disso, no home equity há também a aprovação de valores maiores de empréstimo, desde que o empréstimo seja de até 50% do valor do imóvel colocado em garantia.

Como funciona o crédito imobiliário?

Como funciona o crédito imobiliário

Antes de mostrar como funciona o crédito imobiliário vale entender como ter acesso às principais modalidades em geral do mercado. Por exemplo: quem solicitar o crédito deve ter, no mínimo, 18 anos de idade, apresentar uma comprovação de renda e a aprovação está sujeita à avaliação feita junto aos birôs de crédito do país — ou seja: quem tem o nome sujo pode encontrar mais dificuldades para conseguir o desejado crédito ou maiores taxas.

Veja também: Qual é a diferença entre empréstimo e financiamento e como escolher?

Contudo, é interessante analisar os momentos nos quais o produto pode ser de grande ajuda. Quem pretende abrir um negócio pode usar o crédito para tirar esse sonho do papel. Assim como as pessoas que não têm o capital necessário para dar entrada no primeiro imóvel. Com planejamento financeiro e plena noção de quanto isso vai custar, a oferta de crédito pode ser uma boa maneira de realizar esses objetivos em curto prazo.

Mas como funciona o crédito imobiliário? 

Na Pontte, pelo menos, o processo é desburocratizado e feito todo pela internet. E se todos os passos forem cumpridos sem imprevistos, em poucos dias o dinheiro já está na sua conta bancária. Olha como funciona: colocando seu imóvel em com o seu imóvel avaliado de garantia de crédito para o pagamento do crédito solicitado, você se beneficia de taxas a partir de 0,79% ao mês e prazo total de pagamento entre 60 e 240 meses (de 5 a 20 anos).

Além disso, é possível ter carência de até 6 meses e um mês ao ano sem pagar a parcela.

Mas se você ainda busca um imóvel para chamar de seu, a fintech também tem também tem um produto alinhadíssimo com esse objetivo, que é o financiamento imobiliário. Nele, você tem acesso a taxas a partir de 7,99% ao ano + IPCA — a menor taxa do mercado —, além de até 3 meses de carência (ou 6, pagando só juros e taxas). Tudo isso, com um prazo flexível entre 60 e 360 meses para pagar.

Veja como solicitar crédito imobiliário conosco conhecendo cada etapa do processo!

Simulação do financiamento

No caso do empréstimo com garantia de imóvel, você já pode fazer uma simulação em nosso site e ter uma clareza precisa das condições de sua oferta de crédito.

Para isso, você só precisa informar alguns dados pessoais, como:

  • CEP;
  • valor do imóvel;
  • renda.

Detalhe: esse é um serviço grátis e totalmente sem compromisso.

Consulta de condições

Uma avaliação de perfil é feita para qualquer solicitação de crédito imobiliário. Sabe como funciona? Nessa etapa, as instituições analisam seu score de CNPJ ou de pessoa física nos birôs como o Serasa. 

Não ter o nome sujo, como mencionamos, é importantíssimo para facilitar o processo de aprovação. Sem falar que um bom score de crédito pode garantir melhores condições de crédito ao bom pagador.

Avaliação do imóvel

Em seguida, a Pontte faz uma avaliação do imóvel disponibilizado como garantia. Essa é uma etapa importante porque é o que vai gerar uma precificação correta da propriedade — e também porque o empréstimo com garantia de imóvel tem um limite de crédito equivalente a até 50% do valor do seu bem.

E não se preocupe, porque esse serviço a princípio fica por nossa conta e depois diluímos o valor no decorrer do seu contrato.

Conferência de dados

Seus documentos e dados são checados para dar um passo adiante rumo à aprovação do crédito imobiliário. Nesta etapa, nossa equipe reúne todas as informações e encaminha uma proposta personalizada.

Assinatura do contrato

Estando tudo de acordo e todas as condições definidas, é hora da assinatura do contrato. E lembra-se que dissemos que é tudo feito pela internet? Pois é, você pode assinar usando seu computador ou o celular mesmo.

crédito imobiliário na prática

Depois de registrado o contrato no cartório, depositamos o dinheiro na sua conta.

Faça uma simulação de crédito imobiliário online agora com a Pontte e confira as condições aprovadas em seu nome! 

Qual a diferença entre crédito imobiliário e financiamento imobiliário?

Como destacamos acima, um financiamento imobiliário faz parte da modalidade de crédito imobiliário.

Contudo, nem todo crédito imobiliário é um financiamento. O próprio exemplo citado no tópico acima destacou o empréstimo com garantia de imóvel como mais uma modalidade de linha de crédito no setor.

Qual a vantagem do crédito imobiliário?

No geral, a grande vantagem é a realização do seu objetivo em curto prazo.

Se é um financiamento imobiliário, por exemplo, você consegue adquirir e usufruir da propriedade tão logo o crédito é aprovado.

O mesmo vale para o empréstimo com garantia de imóvel. Independentemente dos seus objetivos, essa pode ser uma forma de captação de recursos para ter crédito rápido e lidar com o seu pagamento, posteriormente, por meio de parcelas diluídas conforme seus objetivos e necessidades. 

Vantagens do crédito imobiliário da Pontte

No empréstimo com garantia de imóvel, a Pontte se destaca pelos seguintes fatores:

  • Processo inteiramente digital;
  • Taxas atrativas — a partir de 0,79% ao mês + IPCA;
  • Prazo total de pagamento de 60 a 240 meses;
  • Carência de até 6 meses e um mês ao ano sem pagar;
  • Empréstimos de até 50% do valor do imóvel (sob a condição de ter uma propriedade com valor a partir de R$ 500 mil).

Para o financiamento de imovel, nossa linha de crédito tem características exclusivas também, como:

  • Taxas a partir de 7,99% ao ano + IPCA;
  • Entrada mínima de 20% do valor total do imóvel;
  • Prazo total de 60 até 360 meses para pagar as parcelas;
  • Até 3 meses de carência (ou 6 meses, pagando somente juros e taxas).

E aí, quer saber como contratar o crédito imobiliário da Pontte e realizar o sonho da casa própria? Ou, quem sabe, o empréstimo com garantia de imóvel tem mais a ver com a realização dos seus objetivos?

Independentemente do seu momento, podemos ajudar na realização desse sonho. Clique aqui e aprove seu crédito imobiliário com a Pontte,

Avatar

Giovanna Giulis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *