Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Home Equity x Empréstimo com Garantia de Imóvel: existe diferença?

Quer saber o que é home equity e se você consegue ter acesso a essa modalidade de crédito com taxas de juros baixíssimas e mais prazo para quitar o débito?

Neste post, vamos a fundo no conceito de home equity e os motivos pelos quais essa oferta de crédito tem se tornado tão popular no país — e com já tem se tornado em outras partes do mundo.

Por isso, acompanhe a gente ao longo desta leitura e aprenda como fazer home equity para alcançar os seus objetivos financeiros com menos riscos de acumular dívidas!

O que significa home equity?

Para entender o que é home equity podemos iniciar explorando um termo em poertuguês mais comum para a sua aplicação: o empréstimo com garantia. Isso porque ambos significam a mesma coisa, sendo uma alternativa de crédito na qual o consumidor deixa um bem (que pode ser um imóvel, por exemplo) como garantia de que o pagamento do empréstimo vai ser realizado.

Dessa maneira, estabelece-se um contrato de empréstimo mais flexível e com condições de pagamento vantajosas para as pessoas, pois o risco de inadimplência é significativamente menor para as instituições financeiras.

O que é Home Equity

Como funciona o home equity?

Vamos exemplificar para que não restem dúvidas sobre o que é o home equity e como ele funciona: digamos que você tenha um imóvel em seu nome (ou de titularidade de um parente de primeiro grau) e queira usá-lo como garantia em uma solicitação de empréstimo.

Nessas condições, o banco ou a fintech consideram que o bem de garantia é suficiente para oferecer melhores taxas, parcelas e condições de pagamento. Afinal de contas, a propriedade é uma garantia de quitação do débito gerado com esse empréstimo.

E, ao longo de todo o pagamento, a instituição financeira se torna co-proprietária por meio de alienação fundiária. Quitada a dívida, a co-propriedade é encerrada.

Ah, e tem mais: você pode usar o crédito da forma que quiser, por meio do home equity, não precisando especificar a sua utilização para a instituição aprovar ou não o empréstimo.

Home equity e hipoteca: quais as diferenças?

Sim e não. Home equity e hipoteca diferem em alguns aspectos, como na questão de co-propriedade. No caso do empréstimo com garantia, a alienação é o método usado e essa transferência de propriedade ocorre indiretamente, sendo que a pessoa permanece usando o seu bem normalmente ao longo de todo o período de pagamento das parcelas.

Com isso, o home equity é uma espécie de evolução da hipoteca, pois vem acompanhado de menos burocracias e mais segurança e flexibilidade para o consumidor — especialmente porque, além de um imóvel, é possível incluir outros bens, como veículos.

Quais as vantagens do home equity?

O home equity — ou empréstimo com garantia de imóvel — ganhou elevada popularidade em outros países. No Chile, México e até mesmo nos EUA, Austrália e Japão a modalidade tem se expandido de forma significativa entre as preferências do consumidor na hora de solicitar crédito às instituições financeiras.

Mas por que isso acontece? Como você já deve ter entendido o que é home equity, podemos nos aprofundar no assunto por meio das suas vantagens, confira!

Como fazer home equity

Taxas de juros mais baixas

Como destacamos anteriormente, as taxas de juros estão entre as mais baixas do mercado, no empréstimo com garantia de imóvel, justamente por conta desse bem dado como garantia e que, consequentemente, minimiza os riscos de inadimplência.

Maior número de parcelas

A extensão de prazos é um diferencial e tanto, também, para que você quite o valor do empréstimo sem prejudicar o seu orçamento mensal.

Mais uma vez, isso se deve à garantia dada às instituições, que conseguem oferecer vantagens competitivas para que o consumidor assuma parcelas em longo prazo, mas que vão pesar menos mês após mês.

Alinhamento com as suas necessidades

Esse alinhamento segue uma política de crédito de cada instituição, mas tem também a ver com a Resolução nº 4.271, que define o valor de um empréstimo em até 60% do valor do imóvel dado como garantia.

Com isso, o mecanismo legal visa oferecer proteção ao consumidor para não se endividar e prejudicar, assim, grande parte do seu patrimônio financeiro e renda mensal, também.

Quem pode fazer home equity?

Isso também pode variar de acordo com a política de cada instituição financeira, mas podemos usar a Pontte como exemplo para mostrar o quanto o empréstimo como garantia de imóvel é uma alternativa flexível de crédito. 

Além de propriedades de sua titularidade, nós aceitamos imóveis de terceiros — mas eles têm que ser parentes de primeiro grau, como:

  • cônjuges;
  • filhos;
  • pais;
  • irmãos.
Diferença entre hipoteca e home equity

Como fazer o home equity?

O passo definitivo para abraçar todos os benefícios dessa modalidade, agora que você já sabe o que é o home equity, é experimentar na prática esse tipo de empréstimo.

E, aqui na Pontte, isso começa por meio de uma simulação sem custos para você, de maneira que fique muito claro tudo o que pode ser feito para que o pagamento se adapte às suas necessidades e objetivos.

Vale ressaltar, ainda, que todo o processo em nosso site é 100% online: da simulação ao envio do dinheiro para a sua conta — sem burocracias, ágil e eficiente.

Com isso, você já deve ter entendido, detalhadamente, o que é o home equity e quais são as suas vantagens, certo? Então, que tal aprender também como usar esses aspectos positivos na prática e de acordo com as suas necessidades e objetivos?

Para isso, convidamos você a clicar aqui para conhecer todas as soluções de empréstimo online da Pontte!

Conclusão

E aí, entendeu o que é home equity e como esse empréstimo com garantia de imóvel pode te aproximar dos seus objetivos financeiros sem prejudicar o seu orçamento?

Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre o assunto, não hesite em entrar em contato conosco, combinado?

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *