Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

O que é gestão financeira empresarial e dicas para melhorá-la

Uma boa gestão financeira é importante na nossa vida pessoal, mas nas empresas ela é  imprescindível para longevidade e lucratividade do negócio.

Inclusive, no Brasil a maioria das empresas não resiste ao primeiro ano, e dentre muitas causas, a má gestão financeira é a principal.

Saber fazer o básico já é meio caminho andado para uma boa saúde financeira, mas você sabe como pode melhorá-la?

Então vem conferir algumas dicas elaboradas por especialistas em finanças para aprimorar a gestão financeira da sua empresa e minimizar as dores de cabeça.

Boa leitura.

O que é gestão financeira empresarial?

É um conjunto de estratégias, ações e ferramentas que servem para controlar todo o fluxo de entrada e saída de capital de uma empresa, a fim de otimizar os processos visando lucro.

Na prática não existe um único jeito de fazer gestão, na verdade vai depender do tamanho da empresa e da sua situação de momento.

É importante que a gestão financeira esteja presente desde a abertura da empresa, pois ter que implementar depois pode trazer muita dor de cabeça.

Qual a importância de uma boa gestão das finanças?

A principal função da gestão é garantir uma boa saúde financeira para o negócio, e não necessariamente visa lucro, ao menos não num primeiro momento.

Sabemos que na grande maioria dos casos, as empresas começam a dar lucro depois de um certo período, é o chamado break even, ou ponto de equilíbrio em português

É aí que entra a gestão financeira, pois esse ponto de equilíbrio deve estar previsto no planejamento inicial, para saber em quanto tempo o negócio começará a lucrar de fato.

Com isso é possível elaborar estratégias e estabelecer metas para atingir o break even o mais rápido possível, tendo em mente uma perspectiva realista da situação.

gestão financeira controle

Dicas para uma melhor gestão financeira da sua empresa

É ideal ter uma gestão financeira feita por um profissional na sua empresa, só assim você vai conseguir o melhor desempenho, porém sabemos que a realidade não é bem assim e muitas vezes o empreendedor tem que se virar sozinho até conseguir ter um respiro no orçamento para pensar em contratar soluções externas.

Por isso, vamos dar algumas dicas práticas para que você aplicar no seu dia a dia e assim ter uma melhor saúde financeira no seu negócio:

Cuide da gestão de fluxo de caixa

De preferência analise diariamente, pois por mais óbvio que possa parecer, muitos empresários deixam para olhar o fluxo de caixa no final do mês ou quando precisam usar o capital em caso de uma emergência, e aí pode ser tarde demais.

Um acompanhamento constante, mantém você ciente das decisões que precisa tomar para não ficar no vermelho, por isso a análise diária é a mais eficiente.

Controle os gastos

Gastos desnecessários geralmente são um rombo no orçamento que o empresário nem se dá conta, pois muitas vezes são artigos de baixo valor, mas que no montante impactam muito.

Esse controle é importante para otimizar o financeiro e também, ao estabelecer quais são as prioridades, você pode cortar gastos desnecessários.

Foque sempre em manter os setores vitais operando.

Separe os gastos da empresa dos pessoais 

Empresário não tem salário, e essa máxima faz com que muitos donos de empresa misturem suas contas pessoais com as da firma, às vezes pela simples conveniência de pagar tudo junto de uma vez.

Porém isso é uma prática que faz o controle das finanças ficar muito bagunçado, e você pode acabar se perdendo e cortando verba de lugares que não precisam, pois não estará enxergando onde está o problema real.

A dica é conhecer muito bem as suas finanças pessoais e tirar um pró-labore mensal que garanta um conforto financeiro sem onerar o caixa da empresa.

Conte com apoio da tecnologia  

Os softwares de gestão financeira estão cada vez mais completos e devem fazer parte da operação da sua empresa.

É um investimento muito importante e que vale a pena, pois hoje é possível encontrar várias opções no mercado e com certeza alguma delas cabe no seu orçamento e entrega o suficiente para um bom controle financeiro.

Quanto mais automatizada a gestão, mais tempo sobra para o empresário focar no que realmente importa, o crescimento da sua empresa.

Entenda o que é aging list

Escolha o regime tributário ideal

Que os impostos no Brasil são altos isso todo mundo sabe, mas o erro mais comum do empreendedor é estabelecer sua empresa num regime tributário inadequado para sua situação financeira.

Claro que quando nos dedicamos ao projeto de ter uma empresa, é normal pensar grande e querer ter uma companhia repleta de funcionários e setores, no entanto é ideal começar pelo degrau mais baixo.

Com um planejamento financeiro prévio, é possível fazer um levantamento do capital da empresa e da necessidade de ativos de terceiros que ela terá, para encontrar um regime tributário com menos encargos possível, sempre dentro da lei.

Isso salva um bom dinheiro de início e pode ser o gás para que sua empresa decole.

gestão financeira apoio tecnológico

Como o crédito empresarial pode ajudar na gestão financeira?

Em geral, empreender parte de um sonho de ser dono do próprio negócio e não é todo mundo que tem o capital necessário para viabilizar o projeto de ter uma empresa.

Por isso que a opção de empréstimos para pessoa jurídica é uma ótima forma de tirar a ideia do papel, mas é importante que seja uma decisão bem calculada.

Com uma gestão financeira bem feita, é possível mapear os riscos e vantagens, bem como encontrar opções de financiamento próprias para empresas com taxas bem mais em conta.

E mesmo se sua empresa já opera há um tempo, o empréstimo pode ser um bom “parceiro de negócios”, pois permite que você supra demandas de curto prazo, faça pagamentos de dívidas à vista para não sofrer com juros altos e até possa investir no crescimento do negócio, fazendo compra de maquinários, locações e afins.

Hoje em dia o mercado está cheio de opções de empréstimos empresariais, então é importante fazer uma boa pesquisa antes de escolher, mas principalmente, é fundamental ter um planejamento financeiro que contemple essa mensalidade, para que você não faça loucuras só para levantar capital, que depois não conseguirá arcar com as parcelas.

Aqui mesmo na Pontte temos soluções em empréstimos para empresas, com linhas de créditos pensadas para se adaptar à realidade da sua empresa, não o contrário.

Vem ver como funciona o empréstimo para empresas Pontte e adquira uma turbinada no seu fluxo de caixa para o seu negócio prosperar.

Conclusão

A gestão financeira empresarial é a chave para que sua empresa tenha chance de operar com sucesso, sem correr a chance de quebrar e virar estatística.

Um planejamento de medio e longo prazo vai te ajudar a entender não só o cenário economico do seu negócio, mas também do mercado, para que você possa aproveitar as oportunidades que surgirem e também evitar ao máximo os riscos.

Aproveite para implementar nossas dicas na sua empresa e o quanto antes invista numa gestão financeira profissional. E se precisar de capital para turbinar seu caixa, não deixe de conhecer as soluções financeiras aqui da Pontte.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *