Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Antecipação de Recebíveis: o que é, tipos, quando fazer e mais!

Na atual situação econômica do país, tem sido muito difícil manter um volume de caixa positivo, fluindo e atendendo todas as operações, sem precisar apelar para recursos financeiros externos.

Muitos recursos hoje estão disponíveis no mercado: empréstimos com garantia — também chamado de home equity —, crédito para pequenas empresas e muitos outros, mas você já ouviu falar de antecipação de recebíveis? 

É uma modalidade que pode ser muito vantajosa para a empresa, visto que conta com uma previsão de recebimentos, ou seja, é uma garantia para o credor a entrada do valor emprestado.

Quer saber mais sobre essa prática? Leia abaixo!

Confira também: 8 Práticas para Reduzir Custos e aumentar os lucros da sua empresa!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis não é nenhum bicho papão: é o adiantamento de valores que seriam recebidos a longo prazo. 

Ou seja, é possível usar no presente o que só entraria em caixa futuramente.

Com ele, é possível saldar dívidas, aumentar o fluxo de caixa ou investir em algum tipo de melhoria, como aquisição de novos materiais, por exemplo. 

As instituições que oferecem essa linha de crédito, praticam uma taxa entre 1% e 3% a.m sobre o adiantamento do valor, assumindo o recebimento futuro do saldo de pagamento.

Tipos de Recebíveis

Há diversas maneiras de receber a antecipação e cada instituição estabelece suas formas de concessão de crédito. Confira abaixo as mais comuns:

Depósitos em conta

Depósitos direto em conta podem ser antecipados. 

Geralmente, essa opção é oferecida para duplicadas que são emitidas sem boleto, ou seja, daqueles clientes que não costumam usar boletos como forma de pagamento, somente depósito em conta corrente no dia de vencimento combinado.

Boletos bancários emitidos

É possível antecipar os valores dos recebimentos de boletos já emitidos a serem pagos posteriormente. 

antecipação de boletos

É uma das práticas mais comuns e pode garantir bons resultados com taxas vantajosas, se houver necessidade de crédito em caráter emergencial.

Cheques pré-datados

Empresas que operam com a modalidade de cheques pré-datados podem negociá-los na antecipação e adiantar pagamentos a longo prazo, muitas vezes 30, 60 e 90 dias. 

Assim, é mais fácil equilibrar as finanças e estar em dia com o planejamento mensal da empresa.

Recebíveis de cartão de crédito

É possível fazer antecipação de recebíveis de cartão de crédito de forma muito simples e facilitada. 

Algumas instituições oferecem esse serviço direto nas maquininhas; outras no portal online da bandeira. 

recebíveis do cartão de crédito

Valores de curto a médio prazo podem ser adiantados, ultrapassando os 90 dias. 

É importante lembrar que, além do custo da taxa, deve-se considerar a antecipação na hora da gestão financeira, constando em relatórios, como o aging list, a data de recebimento do crédito Além disso, vale lembrar da incidência do IOF sobre operações de atencipação de recebíveis.

Quando deve ser feito uma antecipação de recebíveis?

Ela é aconselhada quando há discrepância entre o prazo de pagamento a fornecedores e o prazo de recebimento de clientes, para criar capital de giro se houver baixa no giro da empresa ou quando é necessário garantir reforço no estoque.

Também pode ser uma opção para cobrir questões no quadro de funcionários ou atender demandas específicas que o capital de giro não seja capaz de cobrir. 

Quais as vantagens de fazer antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis possui algumas vantagens em relação a outras linhas possíveis de crédito.

O rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, por exemplo, possui taxas muito mais elevadas do que a antecipação. 

Na antecipação, o risco de inadimplência, aos olhos do credor, é menor — pois usa da garantia de uma venda já realizada como referência — e, dessa forma, é possível oferecer uma taxa mais atrativa.

Outro ponto positivo vem dela ser um processo menos burocrático para quem solicita e quem libera, visto que a instituição financeira assume o direito de receber os pagamentos futuros. Isso deixa a contratação de crédito muito mais facilitada.

Inadimplência reduzida

O valor a ser recebido já foi acertado na hora da venda em alguma modalidade de pagamento (seja cartão de crédito, boleto, depósito, etc), e o pagamento será efetuado. 

Isso dá maior segurança para a instituição liberar o crédito solicitado de forma antecipada.

Dessa forma, existe um menor risco de inadimplência do que em outras linhas de crédito.

Liquidez maior

A liquidez em caixa no presente aumenta e pode ser um alívio para as operações da empresa. 

É um resgate de valor em pouco tempo que serve para ajudar no equilíbrio financeiro mensal.

antecipação de empréstimo

Antecipação de recebíveis x Empréstimo

A principal diferença entre a antecipação de recebíveis e as modalidades de empréstimo oferecidas por bancos, financeiras e fintechs é como a instituição encara a solicitação, como analisa a nota de crédito da empresa e calcula as taxas de juros para liberação.

Antecipação e empréstimo não são a mesma coisa. 

Empréstimo é, basicamente, o que o nome indica: o banco disponibiliza um dinheiro do seu ‘cofre’ para sua empresa, e calcula na taxa de juros o risco de receber ou não esse dinheiro de volta.

Já a antecipação de recebíveis tem a previsão de pagamento do valor estipulado na data negociada. 

A empresa não tem o dinheiro disponível — ainda —, mas tem sua entrada prevista. 

Dessa forma, ao antecipar esse valor, a instituição se assegura de que, na data combinada, receberá o pagamento, o que indica um risco menor de inadimplência.

As melhores opções de crédito para sua empresa estão na Pontte, a fintech preparada para resolver de forma inteligente seus contratempos financeiros! 

Simule crédito em até 240 meses para pagar com taxas a partir de 0,79 a. m. e converse com os de nossos especialistas em soluções financeiras. A Pontte tem aquilo que é preciso para ajudar seu negócio a prosperar cada vez mais.

Conclusão

A antecipação de recebíveis é uma opção vantajosa para a empresa que precisa equilibrar contas e tem recebíveis a longo prazo. 

É importante sempre se atentar se a antecipação não vai comprometer as operações futuras e se as taxas de juros compensam, mas de forma geral, é uma linha de crédito simplificada, sem burocracia e que conta com facilidade e rapidez.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *