Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Antecipação de Recebíveis: o que é, tipos, quando fazer e mais!

Na atual situação econômica do país, tem sido muito difícil manter um volume de caixa positivo, que flui e atende a todas as operações e sem precisar de recursos financeiros externos.

Muitos recursos de crédito estão disponíveis no mercado, mas você já ouviu falar de antecipação de recebíveis? 

Dependendo da necessidade da sua empresa, essa  pode ser uma modalidade super vantajosa. Afinal, ela conta com uma previsão de recebimentos, ou seja: o credor tem uma garantia do pagamento do que foi emprestado.

Quer saber mais sobre essa prática? Leia abaixo!

Confira também: 8 Práticas para Reduzir Custos e aumentar os lucros da sua empresa!

O que é antecipação de recebíveis?

antecipacao de recebiveis o que e

A antecipação de recebíveis não é nenhum bicho papão: trata-se do adiantamento de valores que seriam recebidos a longo prazo. 

Ou seja, com ela, é possível usar de imediato algo que só entraria em caixa no futuro. E o resultado imediato disso é que você consegue saldar dívidas, aumentar o fluxo de caixa ou investir em algum tipo de melhoria, como quitar a aquisição de novos materiais para o seu negócio. 

As instituições que oferecem essa linha de crédito praticam uma taxa entre 1 e 3% ao mês sobre o adiantamento do valor, assumindo o recebimento futuro do saldo de pagamento.

Você já conhece o Home Equity da Pontte? Com taxas a partir de 0,79% ao mês + IPCA e  carência de até 6 meses, você garante o capital necessário para fazer seu negócio voar! Simule agora! 

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Vamos entender como funciona a antecipação de recebíveis por meio de um exemplo? Assim, sua aplicação prática pode ser melhor ilustrada, bem como a compreensão do conceito em si.

Digamos que a sua empresa negociou uma grande venda para um novo cliente. Acontece que as condições de pagamento foram tão facilitadas que ele só vai fazer o primeiro pagamento em dois meses — e em parcelas que vão se estender nos próximos dez meses.

Isso significa que a sua empresa precisa de recursos, de forma adiantada, para honrar o compromisso de produção e de entrega desse pedido em particular. E é aí que entra a antecipação de recebíveis.

No geral, é uma solução de grande valia para empresas que não possuem tanto dinheiro em caixa para antecipar produções. 

E existem bons motivos para optar por esse acesso ao crédito — e que falaremos melhor adiante. Um bom exemplo é o quanto é inegável a antecipação de recebíveis se destacar por ter boas taxas de juros, se comparadas às modalidades de crédito disponíveis no mercado. 

A segurança de retorno também facilita a aprovação de uma solicitação dessas. Afinal de contas, o pedido foi feito e a instituição tem uma certa garantia de retorno do empréstimo concedido ao empreendimento.

Uma outra modalidade de crédito que mais se assemelha às taxas da antecipação é o Home Equity. Dando um imóvel em garantia, você pode conseguir taxas incríveis e maiores prazos de pagamento. 

Empresas como a Pontte, por exemplo, ainda dispõem de facilidades no pagamento, como carência de até 6 meses, a possibilidade de ajustar ou até pular o valor das parcelas e outras flexibilidades.

Quem pode fazer antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser uma grande aliada da sua gestão financeira empresarial. Especialmente por ser uma modalidade de crédito tão acessível.

Afinal, se você tem dúvidas sobre quem pode fazer antecipação de recebíveis, saiba que empresas de todos os setores estão aptas a solicitar o crédito.

Só tenha atenção para entender se o modelo vai atender especificamente às suas necessidades e objetivos.

Pois, em geral, a antecipação de recebíveis está associada à urgência que um empreendimento possui para movimentar seu capital de giro e, com isso, garantir a otimização do fluxo de caixa para então cumprir adequadamente as suas obrigações financeiras.

Tipos de Recebíveis

Há diversas maneiras de receber a antecipação e cada instituição estabelece suas formas de concessão de crédito. Confira, abaixo, quais são as mais comuns:

Depósitos em conta

Depósitos direto em conta podem ser antecipados. 

Geralmente essa opção é oferecida para duplicatas que são emitidas sem boleto.

Ou seja: vindas daqueles clientes que não costumam usar boletos como forma de pagamento e preferem, no lugar, realizar um depósito em conta corrente no dia do vencimento combinado.

Boletos bancários emitidos

antecipação de boletos

É possível antecipar os valores dos recebimentos de boletos já emitidos a serem pagos posteriormente. 

Inclusive, essa é uma das práticas mais comuns e pode garantir bons resultados com taxas vantajosas, se houver necessidade de crédito em caráter emergencial.

Cheques pré-datados

Empresas que operam com a modalidade de cheques pré-datados podem negociá-los na antecipação e adiantar pagamentos a longo prazo, muitas vezes 30, 60 e 90 dias. 

Assim, é mais fácil equilibrar as finanças e estar em dia com o planejamento mensal da empresa.

Recebíveis de cartão de crédito

recebíveis do cartão de crédito

Também é possível fazer a antecipação de recebíveis de cartão de crédito de uma maneira muito simples e facilitada. 

Isso acontece porque algumas instituições oferecem esse serviço direto nas maquininhas; outras, optam pelo uso no portal online da bandeira. 

Assim, valores de curto a médio prazo podem ser adiantados, ultrapassando os 90 dias. 

Só é importante lembrar que, além do custo da taxa, deve-se considerar a antecipação na hora da gestão financeira, constando em relatórios, como o aging list, a data de recebimento do crédito.

Além disso, tenha sempre em mente a incidência do IOF sobre operações de antecipação de recebíveis.

Qual é a diferença entre antecipação e empréstimo?

A principal diferença entre a antecipação de recebíveis e as modalidades de empréstimo oferecidas por bancos, financeiras e fintechs está na forma com a qual uma instituição recebe e analisa a solicitação. 

Além disso, difere a forma com a qual é analisada a nota de crédito da empresa e o cálculo das taxas de juros para a liberação do crédito solicitado.

Portanto, vale reforçar: antecipação de recebíveis e empréstimo não são a mesma coisa. 

A seguir, vamos entender melhor cada um deles.

Empréstimo é, basicamente, o que o nome indica: o banco disponibiliza um dinheiro do seu ‘cofre’ para uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Para isso, calcula a taxa de juros com base no risco de receber ou não esse dinheiro de volta.

Já a antecipação de recebíveis tem a previsão de pagamento do valor estipulado na data negociada. Isso porque a empresa não tem o dinheiro disponível — ainda —, mas já tem a sua entrada prevista em dado momento do futuro. 

Dessa forma, ao antecipar esse valor, a instituição se assegura de que, na data combinada, receberá o pagamento, o que indica um risco menor de inadimplência.

Deu para entender em como ambas as modalidades de crédito se diferenciam e qual é o impacto delas na sua gestão financeira?

Por isso, é importante saber exatamente o motivo de você precisar de crédito, antes de decidir-se por uma opção menos alinhada ao seu perfil e necessidade.

Quando deve ser feito uma antecipação de recebíveis?

Ela é aconselhada em dois momentos distintos, especificamente: primeiro, quando há discrepância entre o prazo de pagamento a fornecedores e o prazo de recebimento de clientes, para criar capital de giro se houver baixa no giro da empresa.

E, em um segundo momento, quando é necessário garantir reforço ao estoque da empresa.

Também pode ser uma opção interessante para cobrir questões no quadro de funcionários ou atender demandas específicas que o capital de giro que você, eventualmente, não seja capaz de cobrir. 

Como calcular a antecipação de recebíveis?

Podemos ir um pouco mais a fundo na parte prática da antecipação de recebíveis a partir da sua taxa. Afinal, ela é realizada tomando como base uma taxa de desconto de 30 dias.

Dessa maneira, a cobrança da instituição financeira vai ser uma proporção que leva em consideração os dias antecipados de cada uma das parcelas.

Nesse cálculo da antecipação de recebíveis, portanto, deve-se descontar a taxa administrativa do valor total da sua venda.

Em seguida, faça uma nova divisão, mas agora sobre o novo valor e analisando o número de parcelas que você concedeu para concretizar essa grande venda que usamos no exemplo, lá em cima.

Depois, basta acrescentar o desconto da antecipação.

Qual é a taxa de antecipação de recebíveis?

Em linhas gerais, a taxa de antecipação de recebíveis envolve tudo aquilo complementar ao pagamento da sua solicitação de crédito. 

Esse não é um índice tão preciso de apontar porque as taxas variam conforme as características de cada instituição financeira. Sem falar na burocracia para a aprovação e negociação do crédito solicitado por empreendimentos como o seu.

Por isso, fique de olho na taxa de antecipação de recebíveis e também toda a burocracia em torno do processo.

E atenção especial ao prazo de liberação desse recurso. Imagine se a instituição solicita um prazo superior a uma necessidade emergencial para o seu negócio?

Contudo, esse prazo gira em torno de um a sete dias úteis. Boa média para se planejar ao solicitar a antecipação de recebíveis.

Quais são as vantagens de fazer antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis possui algumas vantagens em relação a outras linhas possíveis de crédito.

O rotativo do cartão de crédito e do cheque especial, por exemplo, possui taxas muito mais elevadas do que a antecipação. 

Na antecipação, o risco de inadimplência, aos olhos do credor, é menor — pois usa da garantia de uma venda já realizada como referência. E, dessa forma, é possível oferecer uma taxa mais atrativa.

Outro ponto positivo vem do fato de a antecipação ser um processo menos burocrático para quem solicita e quem libera, visto que a instituição financeira assume o direito de receber os pagamentos futuros. Isso deixa a contratação de crédito muito mais facilitada.

Inadimplência reduzida

O valor a ser recebido já foi acertado na hora da venda em alguma modalidade de pagamento (seja cartão de crédito, boleto, depósito etc), e o pagamento será efetuado. 

Isso dá mais segurança para a instituição liberar o crédito solicitado de forma antecipada.

Dessa forma, existe um menor risco de inadimplência do que em outras linhas de crédito.

Liquidez maior

A liquidez em caixa, no presente, aumenta. E isso pode ser um e tanto alívio para as operações da sua empresa. 

Afinal de contas, esse é um resgate de valor eficaz e realizado em pouco tempo, servindo para ajudar no equilíbrio financeiro mensal.

Quais bancos fazem antecipação de recebíveis?

quais bancos fazem antecipacao de recebiveis

Você pode solicitar uma antecipação de recebíveis para diversos tipos de instituições financeiras. Bancos, contudo, tendem a oferecer essa modalidade a partir de uma análise de taxa de juros a ser cobrada ao solicitante.

A questão com os bancos é que, embora tenham taxas competitivas, a burocracia é ainda elevada nesse segmento do mercado. Veja quais são as marcas que costumam oferecer, entre seus serviços financeiros, a antecipação de recebíveis para Pessoa Jurídica:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • HSBC;
  • Santander.

Mas, como já dissemos antes, é possível obter um equilíbrio entre prazo, taxas e boas condições de negociação com uma outra modalidade de crédito com garantia: o Home Equity. 

E as melhores opções de empréstimo com garantia de imóvel para sua empresa estão na Pontte, uma fintech preparada para resolver de forma inteligente seus contratempos financeiros! 

Simule crédito em até 240 meses para pagar com taxas a partir de 0,79% ao mês e converse com um  de nossos especialistas em soluções financeiras.

Conclusão

Como vimos, ao longo deste artigo, a antecipação de recebíveis é uma opção vantajosa para empresas que estão em busca de equilíbrio das contas e precisam de recursos de imediato para honrar compromissos financeiros.

Isso tudo, é claro, quando já se tem uma previsão de recebíveis no futuro, garantindo menos riscos na solicitação de crédito.

É importante verificar se a antecipação não vai comprometer as operações futuras e se as taxas de juros compensam, mas de forma geral, é uma linha de crédito simplificada, sem tanta burocracia e que conta com facilidade e rapidez.

Leia também: como é feito o cálculo de rescisão?

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *