Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Empréstimo para Funcionário de Empresa Privada – Guia Prático

No mundo das soluções financeiras, existe uma grande lista de opções para quem precisa de ajuda extra para equilibrar contas, tirar o nome do vermelho ou simplesmente deseja tirar do papel sonhos antigos de imóvel próprio, um novo automóvel ou aquela viagem dos sonhos.

Para funcionários de empresas privadas, há uma modalidade bastante conhecida e que, muitas vezes, tem seu conceito esquecido. 

O empréstimo consignado não é voltado apenas para aposentados e pensionistas, tampouco apenas para funcionários públicos.

Essa é uma modalidade de crédito que pode ser adotada por empresas privadas e que auxilia seus funcionários em seus objetivos.

Abaixo, você encontra informações em um guia prático de empréstimo para funcionário de empresa privada. Siga a leitura!

Empréstimo online Pontte: crédito digital com pagamento flexível. Conheça as vantagens!

O que é um empréstimo consignado privado?

Autorizado pelo Governo Federal pela Lei 10.820 em 2003, o crédito consignado privado é a modalidade de crédito que tem como principal característica a prática de desconto das parcelas do empréstimo diretamente em folha de pagamento.

Com esse tipo de garantia, é uma das opções de crédito com menor incidência de juros do mercado, pois o risco de inadimplência é muito pequeno.

Existem algumas regras aplicadas a esse tipo de empréstimo, como por exemplo, o valor das parcelas mensais não exceder 30% do montante total do salário do contratante, garantindo equilíbrio financeiro e organização de finanças.

Ou seja, é vantajoso para a instituição que cede o crédito e para quem o contrata, por não indicar um risco à saúde financeira do contratante. 

Dessa forma, é possível continuar arcando com despesas mensais sem contar com pagamento de boleto a mais nem se preocupar com taxas de juros em caso de esquecimento ou atraso. 

Diferenças do consignado de funcionário público para o privado

O empréstimo consignado de funcionário público pode ser feito por trabalhadores dos setores municipais, estaduais e federais, e também militares das Forças Armadas. 

Esse crédito pode ser solicitado em diversas instituições, como bancos e financeiras, contanto que a instituição possua modalidade que inclua seu grupo. 

Como pode ser contratado em diversos locais, é possível fazer uma comparação de taxas de juros para descobrir a melhor proposta do mercado que atenda a necessidade do trabalhador.

Já o empréstimo consignado para funcionário de empresa privada é liberado somente para trabalhadores de empresas privadas sob CLT. 

A diferença principal entre as duas modalidades é que funcionários de empresas privadas não podem escolher a instituição, pois dependem do convênio da sua empresa com bancos e financeiras.

Dessa forma, não é garantido conseguir as melhores taxas do mercado. O funcionário de empresa privada vai até o setor de Recursos Humanos e consegue uma solicitação para a empresa conveniada. 

Ou seja, as opções são bastante restritas, às vezes contando com apenas uma possibilidade.

Antes de contratar, simule opções e analise com calma se o consignado vale mesmo a pena, pois alguns bancos anunciam taxas mais baratas em outras modalidades, o que também pode ser uma opção a se considerar, se o consignado é limitado.

empréstimo para funcionário de empresa privada como funciona

Como funciona esse tipo de empréstimo?

O funcionamento do empréstimo para funcionário de empresa privada é bem simples: o primeiro passo consiste no trabalhador se dirigir ao setor de RH da empresa e informar-se quais instituições financeiras possuem vínculo com a empresa.

A partir daí, sabendo em qual instituição é possível fazer o consignado, havendo mais de uma opção, o funcionário avalia qual a proposta mais vantajosa em termos de taxas e benefícios e solicita o crédito. 

Assim, o funcionamento da modalidade consignado não se altera, permanecendo dentro das mesmas características que o empréstimo consignado para funcionário público. 

As parcelas são descontadas de forma automática direto do salário a ser recebido, ou seja, na hora do recebimento, o contracheque aparecerá descontado e o montante será menor, conforme o valor da parcela.

Vale a pena contratar um crédito consignado privado?

Se vale ou não a pena um empréstimo para funcionário de empresa privada, só o contratante que pode saber. É uma modalidade que, como todas as outras tem seus prós e contras.

Vantagens

No campo de vantagens, engana-se quem pensa que os únicos beneficiários desse tipo de crédito são trabalhadores e instituições. 

A empresa privada conta com, pelo menos, três grandes benefícios ao oferecer crédito consignado para seus funcionários:

  • trabalhadores mais empenhados em seu ofício, visto que o volume de preocupações diminui;
  • maior autonomia financeira para o trabalhador, evitando endividamentos e requisições de adiantamentos, por exemplo;
  • zero custos à empresa, pois ela desempenha papel apenas de mediação entre as partes.

Já para o funcionário, as vantagens são ainda maiores:

  • facilidade de contratação, dependendo de menos burocracia, mais chance de aprovação e maior rapidez na liberação do recurso;
  • pagamento facilitado, pois é efetuado direto em folha, evitando atrasos e inadimplência;
  • parcelamento flexível, pois o Banco Central estabelece que o solicitante pode suspender o início do pagamento por até 120 dias;
  • acessibilidade de crédito, visto que a concessão pode ocorrer mesmo para o trabalhador que possui o nome negativado.

Desvantagens

A principal desvantagem oferecida é a limitação do valor das parcelas a serem pagas, o que chamamos de margem consignável. 

Pela Lei do Empréstimo Consignado, independentemente do tempo de carteira assinada, a parcela do empréstimo só pode atingir 30% do valor total a ser recebido. 

Isso pode ser uma inconveniência para o trabalhador que precisa de maiores valores, já que, dessa forma, o tempo de vencimento da dívida é maior.

Outra questão desvantajosa sobre o empréstimo para funcionário de empresa privada é que se acontecer demissão, independente de por qual das partes, o empréstimo ainda precisa ser quitado. 

Essa modalidade pode vir em desconto à vista do valor de indenização ou, em alguns casos, o uso do FGTS. 

Como solicitar um empréstimo consignado privado?

Diretamente com o RH da sua empresa, é possível descobrir com quais instituições financeiras há convênio e, a partir de então, solicitar o empréstimo para funcionário de empresa privada junto à organização.

Serão apresentadas propostas com prazos de vencimento e taxas de juros diversificadas e fica a critério do cliente definir aquela que se adequa melhor ao seu bolso.

Firmado o negócio, há um tempo de carência que varia de instituição para instituição e, então, os descontos começam a aparecer no contracheque mensal do funcionário.

Outras opções de crédito para funcionários privados

O empréstimo consignado não é a única forma de conseguir crédito se você é funcionário com carteira assinada. Dentre outras opções, destacamos o home equity e o empréstimo com garantia de imóvel. Leia também sobre o cálculo de rescisão.

Home Equity

Operação financeira que tem se popularizado no Brasil, o Home Equity é a modalidade de crédito que deixa um bem imóvel em garantia de pagamento. 

Nele, uma pessoa física ou uma empresa cede um ímovel quitado em seu nome, até que a dívida seja quitada.

Home Equity é um processo de alienação fiduciária e uma de suas vantagens perante outras modalidades de crédito é o uso do crédito para qualquer finalidade, sem necessariamente ter um uso especificado em contrato.

A Pontte oferece essa solução financeira com taxas a partir de 0,79% ao mês e até 240 meses para pagar, além de várias outras vantagens. Simule agora!

empréstimo com garantia de imóvel

Empréstimo com garantia de imóvel

É a mesma modalidade do Home Equity, ou seja, o credor possui um bem imóvel como garantia de pagamento e, assim, consegue oferecer créditos maiores por taxas de juros menores.

Neste tipo de empréstimo, você coloca seu imóvel como garantia, mas o bem continua sendo do proprietário do bem e pode usá-lo normalmente.

Em alguns tipos de empréstimo com garantia de imóvel, a finalidade do crédito é especificada em contrato.

A Pontte oferece essa opção e os créditos que podem chegar a 50% do valor do imóvel.

Seja qual for sua necessidade, a Pontte com certeza pode ajudar!

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *