Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Empréstimo Consignado: o que é, quem pode fazer, taxas e muito mais!

Quando você pensa sobre o que é crédito consignado, logo pensa em aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos, certo? 

Eles costumam ser o público mais popular desse tipo de empréstimo pelas especificações que ele oferece, mas será que crédito consignado é só para esse nicho?

Hoje, são inúmeras as opções de linhas de crédito disponíveis no mercado e o empréstimo consignado é uma delas. 

O que você sabe de fato sobre ele? Já considerou a contratação?

Reunimos todas as informações que você precisa saber sobre consignado de forma clara e objetiva. Siga a leitura!

O que é o empréstimo consignado?

É chamado empréstimo consignado a modalidade de empréstimo que está diretamente ligada ao recebimento de um valor fixo mensal. 

Ao contratar esse tipo de empréstimo, ele é descontado direto na folha de pagamento, mensalmente, e é uma opção com maiores vantagens e menores taxas do que o empréstimo pessoal, os juros de cartão de crédito e do cheque especial.

Optando por um empréstimo consignado, o solicitante autoriza uma ligação entre instituição financeira concedente de crédito e pagador do seu benefício, a fazer o desconto diretamente. 

Com esse pressuposto, os bancos e financeiras interpretam uma chance muito baixa de inadimplência, ofertando melhores condições do que outras linhas de crédito.

Quem pode fazer um empréstimo consignado?

Essa modalidade de crédito é ofertada a aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos, mas também podem optar por ela militares das forças armadas e servidores CLT de empresas privadas. 

Ou seja, esse tipo de empréstimo é oferecido para aquelas pessoas que tenham uma renda fixa comprovada mensal, pois o recebimento de salário passa a ser uma garantia para a instituição de concessão do crédito.

O que é empréstimo não consignado?

É considerado empréstimo não consignado aquele não possui contato com desconto em folha de benefício. 

Faz parte dessa modalidade o crédito pessoal, por exemplo. 

O banco ou instituição financeira concede empréstimo com pagamento não atrelado a um recebimento específico. 

Geralmente esse crédito é concedido após uma análise de crédito minuciosa e avaliação do perfil de pagamento do cliente. 

É a partir dessas informações que é calculada a taxa de juros, que não costuma ser muito atrativa, pois a instituição não possui uma garantia sólida de quitação do débito em dia.

empréstimo consignado o que é

Como funciona o empréstimo consignado?

A maior característica que diferencia o empréstimo consignado do não consignado e outras modalidades é sua forma de pagamento. 

Enquanto outras modalidades usam do pagamento de boletos ou desconto em conta corrente como forma de pagamento, o acerto do empréstimo consignado é feito diretamente no benefício a ser recebido.

Há uma porcentagem máxima do benefício que pode ser descontada em caso de empréstimo consignado: de acordo com a Lei nº 10.820, a parcela mensal a ser descontada nessa modalidade não pode ultrapassar 35% do valor do benefício. 

O valor do crédito é avaliado pela instituição de acordo com o score e o perfil financeiro do solicitante, então não há garantias que o valor e o prazo solicitados possam ser atendidos.

Quais documentos são necessários para contratar o empréstimo consignado?

A documentação necessária para contratação do empréstimo consignado é muito simples. 

Tudo que precisa para fazer uma simulação e, posteriormente, contratação é o RG, o CPF, comprovante de residência atualizado e a comprovação de renda (contracheque ou número beneficiário do INSS, se for esse o caso).

É importante saber se a empresa ou organização concedente do benefício possui convênio com a instituição credora, assim a liberação é facilitada e mais rápida.

Você deve também informar no ato da contratação o número de conta corrente a ser recebido o crédito – no caso de beneficiário do INSS, a conta será a mesma. 

Em tempo: não há necessidade de ser correntista da instituição credora para solicitar crédito.

Qual a taxa de juros do empréstimo consignado?

Como citado anteriormente, ter o benefício salarial como uma garantia possibilita às instituições praticarem taxas de juros mais baixas do que outras modalidades. 

Com garantias, entende-se um risco de inadimplência menor, oportunizando melhores condições.

Em média, a taxa de juros praticada no empréstimo consignado varia de 20% a 35% ao ano, enquanto taxas de cartão de crédito e cheque especial, por exemplo, alcançam facilmente valores acima de 200%.

Bancos, financeiras e fintechs oferecem esse tipo de serviço e cada tipo de instituição tem sua prática de juros. Pesquise antes da contratação a taxa que mais se adequa ao seu bolso.

Quando vale a pena fazer crédito consignado?

O crédito, de modo geral, deve ser usado sempre com cautela, com a segurança de poder arcar com o pagamento sem nenhum ônus a longo prazo.

Por se tratar de uma modalidade que retém uma porcentagem do benefício antes mesmo que chegue à conta, é um crédito que deve ser pensado com calma e considerando previsão de uso de somente a porcentagem restante do benefício após o desconto para pagamento de despesas fixas mensais.

Se no cálculo de previsão é possível arcar com despesas com a porcentagem reduzida do salário, então vale a pena fazer crédito consignado para realizar sonhos e planos de vida. Pode ser uma reforma, um carro novo, uma viagem ou aquilo que for do desejo do solicitante.

Se você ainda não decidiu onde solicitar seu crédito, venha para a Pontte!

A Pontte é uma fintech que pensa em você na frente e traz as melhores soluções financeiras para que você nunca fique na mão! Crédito facilitado, sem burocracia, com taxas a partir de 0,79% a. m e até seis meses de carência é só na Pontte.

Simule já e converse com um de nossos especialistas. Com certeza temos aquilo que você vem buscando, aliado a tranquilidade e segurança, pode confiar.

empréstimo consignado o que é

Conclusão

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito a baixas taxas, com prazos longos e facilidade na contratação que pode ser a melhor opção para quem é CLT de empresas privadas, públicas, segue carreira nas forças armadas, é aposentado ou pensionista do INSS. 

É preciso tomar cuidado e levar em conta o risco da perda de emprego, em caso de ser servidor de uma empresa privada e considerar que é uma dívida sem adiamento. 

Ela vai continuar sendo descontada até o prazo ser concluído.

Feito com responsabilidade e clareza, o empréstimo consignado é uma ótima opção para tirar do papel aqueles planos e sonhos antigos.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *