Nem sempre um plano bem elaborado sai como o esperado. É o caso de muitos brasileiros, que mesmo se planejando para adquirir e quitar corretamente um empréstimo, acabaram tendo imprevistos que custaram a realização do objetivo. É aí que a renegociação de empréstimo pode surgir como alternativa.
Por meio desse trabalho de avaliação do débito e de melhores condições de pagamento, todos saem ganhando: a instituição financeira, que vê boas chances de recuperar o crédito concedido, e o consumidor, que pode se livrar do endividamento de uma vez.
Que tal vermos como funciona a renegociação de empréstimo e como quitar dívidas com bancos e outras instituições do setor? Siga a leitura!
Qual é o melhor momento para fazer a renegociação de empréstimo?
Uma renegociação de empréstimo pode ser feita a qualquer momento, mesmo para quem não está inadimplente. Basta entrar em contato com o credor e avaliar a possibilidade de inserir novos termos ao acordo para que o débito seja quitado, e isso vale para qualquer tipo de linha de crédito.
Portanto, o melhor momento deve ser definido por você. E caso esteja com dificuldades em honrar seus compromissos financeiros, experimente entrar em contato com o credor.
Isso pode mostrar boa vontade em evitar inadimplência e favorecer a conquista de condições melhores para que você pague o seu empréstimo sem acumular dívidas.
Renegociação de empréstimo: como fazer
Você pode fazer isso de diferentes maneiras, mas sempre levando em consideração os canais de comunicação da empresa com quem você tem um empréstimo contratado.
Por exemplo: verifique quais são os canais oficiais da instituição financeira que você tem uma solicitação de crédito em aberto e use aquele que melhor atenda ao seu perfil. Pode ser algo inteiramente online ou mesmo via telefone ou outros meios de comunicação.
A etapa seguinte consiste em saber, exatamente, quais são as melhores condições para você, ao realizar a renegociação do empréstimo. Confira algumas dicas a seguir!
Encontre o valor real da dívida
Aqui não é a hora de pensar nas nas parcelas em aberto, é preciso calcular o tamanho total da sua dívida para entender qual é o saldo devedor — o que inclui taxas de juro e eventuais encargos.
É a partir disso que você consegue analisar melhor qual é o valor total do seu débito e, assim, fazer um primeiro desenho das melhores condições para que a renegociação de empréstimo seja feita e você consiga arcar com as novas parcelas.
Entenda as condições da renegociação
Sempre pergunte quais são os critérios da renegociação. São parcelas menores, mas taxas de juros maiores? Descontos para quitação à vista?
Ouça a proposta da empresa, mas também apresente as suas condições. Isso serve para que todos entendam o respectivo lado, na negociação, e para garantir que o novo acordo sirva bem a ambos: a instituição recebendo seu dinheiro e você honrando as novas parcelas e sem riscos de inadimplência ou de ter o nome sujo nos birôs de crédito.
Saiba quais são as propostas da instituição financeira
Saber a oferta da instituição financeira é uma excelente maneira de entender até onde ela se propõe a flexibilizar o pagamento. E, posteriormente, auxilia você a entender os seus próprios e a enviar uma contraproposta conforme o seu orçamento e momento financeiro.
Só tenha a certeza de que você não está realizando uma renegociação de dívida em curto prazo, mas que a nova proposta ofereça respiro financeiro para você em médio e longo prazo, também, caso a dívida ainda se extenda por alguns anos.
Procure outra instituição para renegociar seu empréstimo
A portabilidade de crédito existe, e pode ser de grande ajuda caso a renegociação de crédito com a sua atual credora não está agradando a ninguém.
E funciona de maneira similar à portabilidade de número telefônico — a diferença é que, na portabilidade de crédito, você consegue levar a sua dívida para uma instituição que se preste a oferecer condições melhores de negociação do débito.
Além disso, você também pode pedir um crédito em outra instituição para quitar a dívida. Assim você pode tentar encontrar uma menor taxa e, ainda por cima, tentar conseguir um desconto na hora de fazer a proposta de quitação.
Como solicitar a portabilidade de crédito
O primeiro passo para solicitar a portabilidade de crédito é solicitando o extrato do saldo devedor para quitação antecipada à empresa com a qual você tem o débito pendente.
Lembrando que esse pedido é um direito seu e a instituição deve atender à solicitação.
Em seguida, basta fazer uma nova solicitação de crédito a outra empresa do mercado que tenha oferecido melhores condições de quitação do seu empréstimo.
Renegociação de empréstimo com portabilidade
Para você acertar em cheio na portabilidade de crédito, confira algumas dicas:
- estude bem as propostas de diferentes instituições financeiras. Calcule todos os custos e o valor final do novo acordo para evitar que o custo final supere a atual dívida;
- analise bem as condições de parcelamento e alinhe-as à sua situação financeira;
- questione a respeito do CET, que é o Custo Efetivo Total da oferta de crédito;
- avalie bem as instituições com as quais você está negociando (pesquise pela reputação delas nas redes sociais ou em sites especializados, como o Reclame Aqui);
- reúna toda a documentação solicitada.
Alternativas ao empréstimo consignado
Para muitos, o empréstimo consignado é uma excelente alternativa de crédito porque o desconto da parcela diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS reduz o risco de inadimplência.
Contudo, existem boas propostas no mercado financeiro que devem ser avaliadas. Veja quais são!
Crédito pessoal
Esse é um dos tipos de empréstimo mais populares do país e atende à pessoa física. Normalmente, é uma modalidade aplicada para quem precisa de crédito urgente ou, ainda, para trocar uma dívida maior por outra com melhores condições de pagamento.
Empréstimo com garantia
Já o empréstimo com garantia possui uma das menores taxas de juros do mercado e condições de pagamento. Tudo porque a condição de contratação está associada à garantia de um bem que o consumidor deve deixar — um veículo ou imóvel.
Para as instituições, isso aumenta a chance de reaver o crédito, o que flexibiliza bastante a proposta de quitação do empréstimo.
Saiba mais: confira os principais tipos de empréstimos
É possível refinanciar empréstimo?
Segundo a Lei nº 10.820/2003, você pode substituir um empréstimo por outro da mesma instituição — esse é o refinanciamento de empréstimo (ou “refin”).
Diferentemente da renegociação de empréstimo, essa modalidade atua como um novo contrato em que o saldo já pago serve como uma espécie de crédito para reduzir juros do empréstimo em negociação.
Como reduzir dívida de empréstimo?
Existem algumas formas de fazer isso. Confira:
- portabilidade de crédito, desde que as novas condições sejam vantajosas para você;
- renegociação de empréstimo;
- refinanciamento de empréstimo;
- conhecendo outras modalidades de empréstimo para substituir a atual dívida.
3 dicas de como evitar novas dívidas
Fez a renegociação de empréstimo e precisa colocar a vida financeira nos eixos? Anote as nossas dicas abaixo para evitar novas dívidas.
1. Lembre que o crédito é uma ferramenta
Isso significa que é necessário ter planejamento e disciplina para assumir um parcelamento de longo prazo como costuma ser o empréstimo em geral. Sempre leve em consideração o custo total do crédito e das parcelas para que você não se surpreenda com custos maiores do que a sua renda ao longo dos meses.
2. Buscar novas fontes de renda
Explore novas formas de aumentar a renda e, assim, construir um patrimônio financeiro sólido e cada vez mais blindado contra imprevistos.
3. Anote tudo
Tenha disciplina e educação financeira. Saiba exatamente para onde vai o seu dinheiro durante o mês, e compare com o quanto entra na sua conta bancária. E o objetivo, como você deve imaginar, é gastar menos do que você gera de renda.
Conclusão
A renegociação de empréstimo e uma excelente oportunidade para alinhar o crédito recebido e a quitação dessa pendência de acordo com a sua realidade financeira.
Mas isso tudo pode ser feito de maneira rápida, econômica e personalizável, sabia? A Pontte é especialista em oferecer as melhores condições do mercado financeiro — inclusive, para você que está à procura de uma boa proposta de renegociação de empréstimo.
Clique aqui para conhecer a nossa modalidade de empréstimo online!