Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

ITBI: descubra o que é e por que deve pagar!

O ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis é uma taxa nacional, cobrada pelas prefeituras, em transações de compra e venda de imóveis. Leia nosso artigo e saiba mais sobre o imposto, quando pagar e como calcular.

Neste post você vai descobrir:

  1. O que é ITBI?
  2. Como calcular o valor?
  3. Por que pagar o ITBI?
  4. Como pagar o imposto?
  5. ITBI e o Financiamento Flexível

O que é ITBI?

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis é o tributo cobrado sempre que há transferência ou compra e venda de um imóvel. Sendo assim, a operação só será autorizada pela prefeitura se o imposto estiver devidamente quitado.

Contudo, em casos de herança ou doação por falecimento do proprietário do imóvel, outro imposto é cobrado, o ITCMD – Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação.

Como calcular o valor do ITBI?

Para o cálculo do ITBI é preciso saber qual é o valor venal, que é o valor de venda do imóvel que consta na guia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Em outras palavras, o valor venal é uma estimativa dada pelo Poder Público do valor de um imóvel. No site da prefeitura onde o imóvel está localizado é possível consultar a informação. Vale também consultar qual é a base de cálculo usada.

Em geral, o valor da alíquota varia de 2% a 4% do valor venal. Por exemplo, vamos supor que o valor do apartamento que você quer comprar é de R$ 500 mil. Se a alíquota definida na operação de compra for de 2%, o valor do ITBI será de R$ 10 mil. Algumas alíquotas praticadas nas maiores cidades do país:

  • Belo Horizonte (MG): 3%;
  • Manaus (AM): 2%;
  • Porto Alegre (RS): 3%;
  • Recife (PE): 3%;
  • Rio de Janeiro (RJ): 2%;
  • São Paulo (SP): 3%;
  • Salvador (BA): de 1% a 3%;

O valor do imposto e das alíquotas podem variar de acordo com o sistema de financiamento usado na operação, tais como o SFH – Sistema Financeiro de Habitação.

Certamente você quer ter o financiamento do imóvel dos sonhos mais perto da aprovação! Então, conheça nosso Financiamento Flexível, com até 6 meses de carência para pagar a primeira parcela, taxas e condições que se encaixam no seu bolso.

botao-quero-financiar

Por que pagar o ITBI?

Como dito acima, o imposto é obrigatório e torna oficial o processo de compra e venda do imóvel. Além disso, garante que o comprador pode utilizar serviços básicos oferecidos pelo município, como o de esgoto, água, luz e coleta de lixo. Os recursos arrecadados pela cobrança do ITBI são usados para beneficiar os próprios cidadãos, assim como o IPTU.

Quando deve ser pago?

Alguns municípios determinam que o imposto deve ser pago logo após o registro da escritura do imóvel. Da mesma forma, alguns indicam o pagamento após a lavratura da escritura pública. Portanto, cheque com a empresa credora ou corretor de imóveis qual regra vale para o seu financiamento.

Quem deve pagar o ITBI?

Na maioria dos casos, quem paga o imposto é o comprador do imóvel. Apesar da legislação federal não esclarecer de quem é a obrigação do pagamento, cada prefeitura pode regulamentar as operações realizadas no município. Por isso, consulte as regras da cidade do imóvel.

Quando o ITBI é isento?

O imposto é isentado em operações de transferência de titularidade em caso de herança, em caso de falecimento do proprietário do imóvel. Assim como em caso de doação do imóvel a terceiros.

Como já citado e nos casos acima, o ITCMD é cobrado no lugar, já que o ITBI só é válido para transações com proprietários e compradores vivos.

Como pagar o imposto?

Para pagar o imposto, emita a guia no site da prefeitura do município onde o imóvel reside e quite-a uma instituições bancárias autorizadas. O Financiamento Imobiliário Flexível da Pontte permite que o pagamento do imposto e os gastos cartorários sejam incluídos nas parcelas do contrato.

Ou seja: nós cuidamos do pagamento do tributo para você ficar mais tranquilo e ter mais tempo para planejar a vida no seu novo lar.

O ITBI no Financiamento Flexível

Aqui na Pontte você pode financiar tanto imóveis comerciais quanto residenciais. E como dissemos acima, com o nosso financiamento, você pode incluir o ITBI no saldo de pagamento das parcelas.

As características variam e consideram as particularidades de cada caso. Nossa análise de crédito é personalizada. Tudo é feito de forma 100% online. Assim, esperamos levar a cada cliente a melhor experiência de atendimento. Confira as vantagens e condições:

  • Taxa de juros a partir de 7,99% ao ano + Inflação (IPCA) (condição em novembro de 2020);
  • Até 6 meses de carência para pagar a primeira parcela;
  • Escolha o dia do pagamento;
  • Financiamento de 80% do valor de imóvel residencial e 70% para imóveis comerciais;
  • Prazo de até 360 meses para pagar (30 anos);
  • Composição de renda com até 4 pessoas;
  • Seguro em caso de morte ou danos ao imóvel;
  • Financiamento para PF ou PJ;
  • Amortização SAC ou PRICE;
  • Por enquanto não é possível usar o FGTS como entrada do imóvel.
botao-propost-pontte

Compartilhe esse texto com os amigos e comente, dê a sua opinião sobre o assunto. 🙂

blog da pontte botão cadastrar na newsletter
Fernando

Fernando

Fernando Miranda é Coordenador de Conteúdo na Pontte. Curioso por natureza, acredita no poder da informação, da colaboração e do empoderamento financeiro como formas de melhorar a vida das pessoas.

One thought on “ITBI: descubra o que é e por que deve pagar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *