Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

10 plantas fáceis de cuidar para se ter em casa

Ter plantas em casa, além de ser esteticamente agradável, pode trazer muitos benefícios para a saúde de quem mora nela. E se forem plantas fáceis de cuidar, então, não há desculpa para não tê-las.

Se nas ruas as plantas ajudam a equilibrar a umidade do ar e ajudam a purificá-lo, diminuem o impacto da poluição sonora e atraem animais e insetos que mantêm o equilíbrio ambiental, imagina o que elas podem fazer dentro da sua casa?

Mas há quem encontre dificuldade para cuidar de plantas, seja por falta de tempo ou de habilidade. E foi por isso que trouxemos este artigo para você! 

Durante a leitura vamos te mostrar que existem plantas fáceis de cuidar e que podem ser cultivadas em casa, sem a necessidade de um ambiente específico para isso. Vem com a gente!

  1. Quais os benefícios de ter plantas em casa?
  2. Lista de plantas fáceis de cuidar
  3. Materiais para básicos para cuidar de plantas

Quais os benefícios de ter plantas em casa?

Como dissemos antes, as plantas têm o poder de equilibrar muitos fatores essenciais para a sobrevivência do ser humano no planeta. 

Abaixo, vamos listar alguns benefícios de cultivar plantas em casa que vão te fazer querer saber quais são essas plantas fáceis de cuidar que separamos para você:

Aumento da produtividade

Estudos científicos comprovam que ter plantas em casa traz o aumento de emoções positivas. 

Ou seja, estar rodeado delas faz com que o cérebro produza diversas sensações, como conforto, vigor, relaxamento, energia e, consequentemente, ocorre o aumento da produtividade, criatividade, memória e autoestima. 

Diminuem a dor e a ansiedade

Um estudo da Sociedade Americana de Ciências da Horticultura mediu os efeitos das plantas em 90 pacientes recém-operados. 

Os pacientes que receberam arranjos em seu quarto tiveram uma menor pressão arterial, batimentos cardíacos e receberam uma quantidade menor de analgésicos durante a recuperação. 

Purificam o ar e equilibram o ambiente

Em 1989, a NASA fez um estudo com plantas em ambiente fechado e detectou que elas são capazes de filtrar o ar de poluentes como benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaleído.

De acordo com o estudo, as plantas são capazes de purificar em 90% o ar que respiramos.

Além disso, as plantas têm um alto poder de equilibrar a temperatura e a umidade do ambiente, e algumas dessas poderosas plantas estão na lista que preparamos abaixo.

Veja o próximo tópico e confira as plantas fáceis de cuidar para se ter em casa. 

Lista de plantas fáceis de cuidar para ter em casa

Se você precisa de plantas fáceis de cuidar e que podem ser cultivadas sem a necessidade de estrutura e de condições climáticas adequadas, você precisa ler o que escrevemos abaixo:

Samambaia americana

plantas fáceis de cuidar samambaia americana

A samambaia americana é linda por natureza! Suas folhas grandes costumam enfeitar lugares mais altos, como prateleiras e estantes. 

Muito popular no Brasil, essa plantinha é de fácil cultivo, sendo necessário regá-la de 2 a 3 vezes por semana. Além disso, ela não precisa de sol, pode viver à sombra ou luz indireta.

Costela-de-adão

plantas fáceis de cuidar costela-de-adão

Ideal para quem quer dar um toque tropical ao ambiente, as folhagens da costela-de-adão são de um charme único. 

Também podem ser cultivadas à meia-sombra e precisam ser regadas de 1 a 2 vezes por semana, mas precisam ser adubadas, pelo menos, quinzenalmente.

Orquídea

plantas fáceis de cuidar orquídea

Agora, se você gosta de flores e cores, que tal cultivar orquídeas? Além de poderem ser cuidadas em ambientes internos, também precisam apenas de meia-sombra e regagem de duas vezes na semana. 

Mas é importante se atentar aos cuidados de cada tipo de espécie, pois existem inúmeras. Além disso, o adubo deve ser feito quinzenalmente.

Palmeira ráfia

plantas fáceis de cuidar palmeira ráfia

Muito conhecida por purificar o ambiente, inclusive sendo uma das cinco plantas indicadas pela NASA para este fim, a palmeira ráfia além de linda é uma planta de baixa manutenção. 

Ela também é tida como uma “planta que atrai sucesso”, podendo ser cultivada em vasos bem bonitos e chamativos, combinando com a decoração do ambiente. 

Precisa ser regada uma vez por semana — mas aumente a frequência nos meses mais quentes — e cultivada à meia-sombra. Ou seja, se na sua casa não bate sol, ela é perfeita.

Jiboia

plantas fáceis de cuidar jiboia

A jiboia é um tipo de planta trepadeira, mas costuma ser cultivada dentro de casa. Ela realmente é uma das plantas mais fáceis de se cultivar, pois precisam ser regadas apenas duas vezes por semana e necessitam de adubo somente a cada três meses. 

Essa é uma planta ótima para se ter na cozinha em lugares altos como prateleiras e armários. 

Alecrim

alecrim

Essa é uma planta ótima para se ter na cozinha, pois é bastante aromática e já estará bem perto das panelas onde pode levar um sabor incrível para os alimentos preparados. 

Só é necessário adubar duas vezes na semana, mas esta é uma planta que exige muito sol, portanto, coloque-a no cantinho mais ensolarado da casa para que ela sobreviva. 

Espada-de-são-jorge

espada-de-são-jorge

Símbolo de proteção, a espada-de-são-jorge é considerada uma planta que afasta energia negativa e ajuda a purificar a energia e ar do espaço. Também é uma das plantas mais indicadas pela NASA para se ter em casa. 

Ela pode ser cultivada à meia-sombra e também no sol e regada apenas quando o solo estiver seco. Já o adubo deve ser colocado, pelo menos, uma vez ao ano. 

Hera

hera

Esta também está na lista das melhores plantas para se ter em casa feita pela NASA. A Hera purifica o ar e também tem ação anti-mofo, sendo indicadas para pessoas que têm alergias e problemas respiratórios.

Pode ser cultivada à meia-sombra ou ao sol pleno, só precisa ser regada quando o solo estiver seco. Nos dias mais quentes, pode-se borrifar água em suas folhas.

Fitônia

fitônia

Se você precisa de uma plantinha para deixar o seu banheiro mais harmonioso, escolha fitônias. Além de serem plantas que adoram umidade, ainda são pequenas e cabem em qualquer cantinho da casa. 

Precisam ser regadas a cada dois dias e adubadas a cada dois meses, e podem viver à meia-sombra, sem a necessidade de sol direto. 

Antúrio

antúrio

Muito comum de ser cultivada em casa, o antúrio é uma ótima opção para locais mais úmidos, como banheiros e lavanderias, mas com suas folhagens tendo diversos tons, como vermelho, branco e rosa, também ficam um charme em qualquer lugar que forem colocados. 

Podem ficar à meia-sombra ou totalmente em locais de sombra plena, e precisam ser regados de duas a três vezes por semana. Adubos são indicados a cada 15 dias. 

Materiais para básicos para cuidar de plantas

E já que te mostramos quais são as plantas fáceis de cuidar para ter em casa, vamos falar um pouco sobre os materiais básicos para cuidá-las. 

Abaixo, listamos cinco itens indispensáveis para uma boa manutenção dos seus vasinhos e mudas:

1. Escardilho

Sabe quando a terra fica endurecida e sem vida? É aí que entra o escardilho. Ele é como se fosse um garfo que vai te ajudar a afofar a terra, tornando o solo mais aerado e fofo. 

Ele também serve para misturar substâncias à terra, como adubos e outros aditivos, distribuindo os nutrientes de maneira igual e equilibrada. 

2. Pá

Quando se pensa em jardinagem é comum lembrar imediatamente da pá. E, sim, como você deve ter pensado, ela é um dos principais itens para se cuidar de uma planta. 

Existem dois tipos de pás que você pode investir, são eles:

  • Pá larga: uma pá mais ampla e grossa, que é ideal para vasos grandes e transportar grandes quantidades de terra.
  • Pá estreita: menor e mais delicada, a pá estreita é utilizada para vasos menores e ideal para soltar plantas que serão transportadas sem problemas. 
3. Luvas de jardinagem

Parece até bobagem, mas não é. Ter luvas de jardinagem podem te ajudar a evitar diversos problemas, como espinhos de plantas, por exemplo. 

Além disso, elas te ajudam a manter as coisas mais limpas, principalmente quando falamos de mexer com vasos de plantas dentro de casa. 

4. Tesoura de poda

A poda é essencial para a longevidade da planta. Isso porque, tirando os galhos mais velhos, a planta ganha mais força para crescer e se desenvolver. 

Por isso, ter uma tesoura de poda pode te ajudar a fazer isso de maneira mais rápida e prática, além de proteger a área dos cortes de fungos e bactérias. 

5. Borrifador ou pulverizador

Especialistas recomendam que as plantas sejam regadas de forma uniforme, assim como é quando ocorre a queda de chuva. 

Por isso, uma ótima opção para regar as plantas sem encharcar somente um dos lados da terra enquanto o outro não recebe a mesma quantidade de água, indica-se o pulverizador.

Além disso, ele também é um ótimo aliado para quando se é necessário adubar com líquidos ou distribuir pesticidas nas plantações.

Outro importante instrumento para esse fim é o borrifador que, com seu jato mais suave e controlado, é ideal para molhar as folhagens quando necessário. 

Veja também: Empréstimo pessoal para negativado: como conseguir?

Conclusão

Neste post vimos alguns dos benefícios em se ter plantas em casa, como a purificação do ar e a energização do ambiente.

Vimos também que existem plantas fáceis de cuidar e que dá sim para ter diversas mudinhas pela casa com apenas duas ou três regas na semana. 

Além disso, plantas são opções baratas para quem quer trazer cor e vida a um ambiente sem precisar gastar uma fortuna para isso. Afinal, nem as plantas e nem os utensílios usados para mantê-las são caros.

Com tudo isso que vimos deu para perceber que ter plantas pode ser mais fácil do que você imagina, não é?

E te convidamos a seguir o nosso Instagram para ver alguns posts sobre dicas de decoração para a sua casa que traremos daqui em diante. Para isso, basta clicar aqui. 

Debora de Castro

Debora de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *