Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Score de crédito: como consultar e aumentar o seu?

A pontuação do score de crédito é criada com base na análise do relacionamento dos clientes com o mercado de crédito e seus hábitos de pagamento. Em tese, um bom score ajuda a deixar o crédito mais barato para quem mantém as contas em dia. Veja o que você vai descobrir neste post:

  1. O que é Score de Crédito?
  2. Como consultar seu score
  3. Quantos pontos fazem um bom score?
  4. O que faz o score subir?
  5. Um bom score ajuda no financiamento?

O que é o score de crédito?

O Score é uma pontuação criada por empresas de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa, e que visa ajudar empresas a avaliarem o perfil financeiro dos seus clientes. Em resumo, é uma “nota” construída com dados de relacionamento com os bancos, pagamentos de contas, histórico de dívidas e outras informações disponíveis.

Empresas que oferecem empréstimos e financiamentos podem usar o score como base para as suas avaliações. Portanto, tem métodos próprios de analisar o risco de inadimplência de um cliente, pedindo a você que faça a consulta de extratos bancários, e outros documentos pessoais ou do seu negócio, se for empreendedor.

Certamente, manter as contas em dia ajuda não só a melhorar sua pontuação, mas contribui para a retomada do seu poder de compra.

Se você precisar de crédito para quitar dívidas antigas, realizar sonhos e metas, nosso empréstimo flexível pode lhe ajudar a cumprir essa tarefa. Visite o site da Pontte e saiba mais:

Como consultar seu score usando o CPF?

A consulta aos dados do seu Score nos sites do Serasa e SPC é, geralmente, gratuita. Só é possível consultar informações do seu CPF. Nunca utilize informações de outra pessoa para fazer a consulta.

  1. Acesse o site do Serasa ou SPC
  2. Busque a opção ou campo do cadastro com o texto “Consultar CPF”
  3. Digite o seu CPF
  4. Informe sua senha.
  5. Caso não seja cadastrado, basta preencher o cadastro e criar uma nova senha.

Quantos pontos são necessários para ter um bom score?

A pontuação vai de 0 a 1000. Aí surge a pergunta: “com quantos pontos se faz um bom score”? Especialistas indicam um score acima de 700 para facilitar a aprovação do financiamento.

Da mesma forma, é considerada ruim uma pontuação que vai de 0 a 300. Assim como pontuações até 700 são consideradas regulares.

Porque o meu score de crédito é ruim?

Se o seu score está abaixo de 300, é melhor considerar uma revisão do seu planejamento financeiro. É considerado “ruim” porque as empresas julgam que há um alto risco de que você não pague suas dívidas futuras e fique inadimplente.

Aqui no blog da Pontte você encontra diversas postagens sobre educação financeira e até um passo a passo para renegociação de dívidas existentes.

O que faz o score subir?

Você até pode mudar seu comportamento para melhorar seu score, mas não existe “milagre”. Tampouco dá para pagar empresas para aumentar a nota. Cuidado para não cair em golpes. Acima de tudo, desconfie de empresas que prometem acelerar a subida da pontuação.

Nessas horas, perguntamos: “quanto tempo vai levar para o meu score aumentar?” Difícil saber. No entanto, vale lembrar que a avaliação do que é um bom score varia de empresa para empresa. Mas, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar a pontuação.

Primeiramente, descubra o valor total das suas dívidas. Faça uma análise profunda dos seus gastos e rendas mensais e saiba para onde está indo seu dinheiro.

Logo após, faça um planejamento financeiro simples, seja no papel, em um app de celular ou em uma planilha de excel. O que funciona para você. Corte gastos desnecessários, renegocie dívidas antigas e faça de tudo para limpar seu nome.

E, por fim, pague todas as suas contas em dia e mantenha seus dados no Serasa e no SPC sempre atualizados.

Um bom score ajuda na hora de financiar a casa própria?

Definitivamente o score afeta a análise das empresas na hora de conceder créditos de maior valor, como os de financiamento imobiliário e até outras operações, como o empréstimo com garantia de imóvel.

Segundo uma pesquisa feita em 2019 pela Serasa Experian sobre a relação das pessoas com o score de crédito, 50% das pessoas que solicitaram empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito tiveram os pedidos negados.

Para essas pessoas que tiveram seus financiamentos negados, a Pontte tem uma solução que certamente pode ajudar a deixar o sonho da casa própria mais próximo da realidade.

Nossa análise de crédito é personalizada e consideramos, além do seu score de crédito, seu histórico, suas metas e suas dificuldades. Afinal, a vida é imprevisível e nem todo mundo fica inadimplente por opção.

Aqui, tudo é feito de forma 100% online e você tem até 6 meses para começar a pagar as primeiras parcelas. Conheça nosso Financiamento Flexível!

botao-proposta-pontte

Compartilhe esse texto com os amigos e comente, dê a sua opinião sobre o assunto. 🙂

blog da pontte botão cadastrar na newsletter

Fernando

Fernando

Fernando Miranda é Coordenador de Conteúdo na Pontte. Curioso por natureza, acredita no poder da informação, da colaboração e do empoderamento financeiro como formas de melhorar a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *