Entre 2020 e 2021, as solicitações de crédito aumentaram em 6% no Brasil. Paralelamente, 6 entre 10 empresários evitam a busca por linhas de crédito para empreender no país.
E é por isso que este post pode ser de grande auxílio para você, uma vez mostraremos as vantagens em solicitar um empréstimo para abrir empresa.
Afinal, você não precisa somente ter recursos próprios para empreender. Com boas linhas de crédito, você pode adquirir flexibilidade de pagamento, taxas de juros atrativas e outras vantagens para desenvolver a sua marca sem riscos financeiros.
Quer entender melhor como funciona a modalidade de empréstimo para abrir uma empresa? É só conferir os tópicos abaixo!
- Tem como fazer um empréstimo para abrir uma empresa?
- Quando fazer empréstimo para abrir empresa
- Quanto pedir de empréstimo para abrir empresa?
- Como conseguir empréstimo para abrir empresa em 5 passos
- Tipos de empréstimo para abrir empresa
- Conclusão
Tem como fazer um empréstimo para abrir uma empresa?
Sim, essa modalidade de investimento é bem popular no Brasil. Existem diversos tipos de crédito para empresas e que podem permitir mais flexibilidade e segurança para lidar com o débito e também com as despesas do dia a dia.
Lembre-se, apenas, que todos esses valores devem estar dentro dos limites do seu planejamento financeiro.
Afinal, abrir uma empresa gera custos, e imprevistos podem surgir no caminho, por isso é fundamental que seu plano de negócios seja muito bem desenhado.
Quando fazer empréstimo para abrir empresa
Importante analisar, inicialmente, qual é o seu capital inicial para abrir uma empresa e qual é o valor identificado, por meio do seu planejamento, para tirar a sua ideia do papel.
Dessa maneira fica mais fácil avaliar a necessidade de um empréstimo, pois esse crédito pode servir tanto para a aquisição de equipamentos, como aluguel de espaço, reformas, pagamento de taxas e outros custos, enquanto você reserva os seus próprios recursos financeiros para quitar o empréstimo e, gradativamente, injetá-los na manutenção da empresa.
Também é comum que os empreendedores façam empréstimos para abrir uma empresa sem ter um grande valor inicial.
O risco é maior, já que você precisa lidar com todas as despesas do empreendimento e ainda com as parcelas do crédito, mas é fundamental que você identifique a possibilidade de lidar com tais demandas já no seu planejamento.
Neste caso, opte por empréstimos que possam te oferecer alguns meses de carência. Assim, você poderá quitar seu saldo devedor com o retorno do seu investimento.
É o caso da Pontte, uma fintech de crédito imobiliário que oferece até 6 meses de carência, além da possibilidade da escolha de um mês no ano para não pagar o empréstimo.
Quanto pedir de empréstimo para abrir empresa?
O limite da linha de crédito varia de acordo com o tipo de empréstimo e também com a instituição com a qual você está negociando.
Mesmo assim, já é importante destacar que você não precisa, necessariamente, recorrer ao limite proposto por cada instituição financeira.
Pelo contrário: avalie a quantia que você diagnosticou como necessária para abrir sua empresa e alinhe as características da modalidade em seu benefício.
Em geral, é sempre recomendado que o total de um empréstimo para abrir um negócio não exceda em 20% a renda anual do empresário.
Por isso, se você é MEI, por exemplo, e o seu faturamento anual é de R$ 60 mil, cuidado com empréstimos superiores a R$ 12 mil (que corresponde a 20% da sua renda do ano).
Como conseguir empréstimo para abrir empresa em 5 passos
Vamos ver, então, como você pode ir do seu planejamento financeiro para a solicitação de crédito para uma instituição financeira?
1. Tenha um plano de negócio
Já falamos aqui sobre a importância de um plano de negócios. Por meio dele é possível identificar a necessidade e as vantagens em solicitar um empréstimo para abrir empresa.
Assim você consegue visualizar como usar o crédito e pagar as parcelas gradativamente sem expor a sua empresa a riscos financeiros.
Além disso, esse é um fator determinante para que a instituição financeira decida por aprovar o crédito ou não..
Por isso, o plano de negócios é um instrumento de segurança para os empreendedores, mas serve também como um fator de análise para convencer as instituições.
2. Saiba qual o valor do investimento
Entenda o valor que você precisa e o quanto o valor desse seu investimento vai evoluir ao longo do tempo. É algo que você vai observar por meio do planejamento de negócios, mas também após simular e negociar com algumas instituições financeiras o empréstimo.
3. Saiba como irá usar o dinheiro do empréstimo
Você está solicitando o empréstimo para abrir uma empresa, é verdade, mas saiba antecipadamente para onde vai cada centavo.
Você vai usar o dinheiro para montar o espaço, comprar equipamentos, pagar taxas e licenças ou contratar mão de obra?
Saiba exatamente como usar o dinheiro para evitar que imprevistos surjam, prejudicando todo o resto do seu planejamento financeiro.
4. Ofereça garantias
Empréstimos com garantia são populares, hoje em dia, porque facilitam o processo de aprovação e apresentam riscos reduzidos de inadimplência às instituições.
Para quem solicita esse tipo de linha de crédito, as vantagens se acumulam, como:
- taxas de juros menores;
- flexibilidade de pagamento;
- processo desburocratizado.
A Pontte, inclusive, se diferencia por ter uma taxa de juros de 0,79% ao mês além de até 6 meses de carência e a possibilidade de até 240 meses para pagar um crédito cujo valor pode ser de até 50% do valor avaliado do imóvel. Saiba mais em nosso site!
5. Compare as linhas de crédito e contrate
É importante analisar diversas opções do mercado. Por isso, entre em contato, negocie e avalie cada taxa e detalhe dos contratos para decidir-se pela melhor modalidade de empréstimo para você abrir a sua empresa.
Recomendamos atenção redobrada aos seguintes elementos:
- prazos;
- limites;
- restrições;
- taxas de juros.
Tipos de empréstimo para abrir empresa
No meio do mercado financeiro, muitas opções de empréstimo para abrir empresas podem ser encontradas. Confira algumas delas, a seguir:
- linhas de crédito variadas, como o empréstimo do governo para pequenas empresas;
- cooperativas de crédito;
- empréstimo pessoal;
- empréstimo bancário;
- investidores-anjo;
- sócios.
Você também pode contar com a linha de empréstimos para empresas da Pontte — com uma série de condições facilitadas de pagamento e flexibilidade para se adaptar às suas necessidades.
Conclusão
Viu como o empréstimo para abrir empresa pode ser uma possibilidade vantajosa, além de existirem diversas modalidades para que você identifique a mais alinhada aos seus objetivos?
Conte conosco para saber mais sobre os diferenciais da Pontte e os motivos para você considerar a nossa empresa para conceder crédito e participar da sua jornada empreendedora!