O giro de estoque é uma técnica fundamental para a gestão de armazenagem. Saber fazer esse cálculo garante que não sobrem e nem faltem insumos.
Como resultado, fica mais fácil analisar a frequência de vendas, os produtos mais solicitados e aqueles que ficam estocados por mais tempo, e também favorece um diagnóstico preciso sobre o perfil de compra dos seus consumidores.
Mas saber o que é giro de estoque ainda permite que você foque em uma gestão segura e econômica para adquirir novas mercadorias.
Você vai entender melhor esse e outros pontos relacionados à gestão de estoque nos próximos tópicos! Acompanhe:
- O que é giro de estoque?
- Como calcular o giro de estoque?
- Importância de calcular o giro de estoque
- Qual o melhor giro de estoque?
- Como aumentar o giro de estoque?
- Como fazer controle do estoque
- Conclusão
O que é giro de estoque?
Como destacamos acima, o giro de estoque ajuda a monitorar o desempenho do estoque de uma empresa.
Para isso, sua análise precisa se pautar pelo número de itens armazenados e aqueles que foram vendidos em determinado período de tempo.
Consequentemente, você pode obter uma avaliação sobre a saúde financeira do empreendimento.
Afinal, é possível identificar o número de vezes que uma determinada mercadoria gira (ciclo de compra e de venda para o consumidor) por ano — e o tempo médio que esses mesmos produtos ficam estocados.
Como calcular o giro de estoque?
Vamos entender a importância de saber esse número com base em um exemplo:
- Estoque médio com 1.000 itens;
- Vendas totais acumulam 10.000 unidades por ano;
- A fórmula para calcular o giro de estoque é 10.000 / 1.000 = 10.
Ou seja: são 10 giros ao ano necessários. Além disso, você pode descobrir a média de dias para essa rotatividade. Basta dividir o número de dias do ano pelos giros obtidos do exemplo acima.
Dessa maneira, temos 365/10 = 36,5. O que significa que a cada cinco semanas, mais ou menos, ocorre uma reposição do estoque.
Entenda o que é aging list
Importância de calcular o giro de estoque
Agora que como se calcula o giro de estoque, você deve ter percebido como a sua gestão financeira pode ser beneficiada. Afinal, são números que traduzem o momento ideal para investir em novas matérias-primas ou mercadorias.
E isso tem tudo a ver com um bom planejamento para reduzir custos com o armazenamento de produtos e com o investimento adequado em cada um deles com base na rotatividade desses itens.
Além disso, estrategicamente, esse é um dado relevante para que você conheça a demanda do seu público-alvo e planeje ações para impactá-lo com ações personalizadas.
No sentido oposto, uma gestão equivocada pode causar prejuízos e problemas. Imagine um estoque parado por tempo demais, por exemplo: é um dinheiro estagnado que poderia ser usado de maneira mais assertiva.
Qual o melhor giro de estoque?
Se o cálculo que mostramos anteriormente gerar um resultado inferior a 1, você tira algumas certezas dele: existem produtos no estoque que não tiveram ciclos renovados.
Mas também é fundamental entender a variação do giro de produtos — como alimentos perecíveis, que têm rotatividade elevada por conta de suas próprias características. Um número que vai contrastar em oposto com móveis (como um sofá), cuja rotatividade e ciclo de giro são menores.
Então, considere o melhor giro de estoque dentro das características da sua mercadoria para, assim, fazer o investimento ou a captação de recursos necessária para adquirir esses produtos.
Estoque alto
Essa estratégia é mais interessante para produtos que tenham um alto giro de estoque. Mas para entender isso, em primeiro lugar, você deve compreender qual é o ciclo e o tempo de renovação de estoque na sua empresa para identificar a quantidade de armazenamento.
Estoque baixo
Calcular o giro de estoque, aqui, também permite que você armazene menos itens, mas entenda o momento ideal para adquirir novos produtos e evitar, com isso, que eles fiquem estagnados por tempo demais no seu estoque.
Como aumentar o giro de estoque?
O que você pode fazer para promover a sua gestão de estoque? Siga as dicas que separamos sobre o assunto!
Gestão de inventário
Cadastre toda mercadoria que chega à sua empresa e também registre todas as saídas. Esse passo é primordial para identificar o giro de estoque na sua empresa.
Diminuição do estoque
A diminuição de estoque é uma estratégia de alinhar a demanda da sua empresa com a quantidade de produtos armazenados.
Pois não faz sentido manter 200 unidades de determinado produto, por exemplo, se a quantidade dessa mercadoria não gera um ciclo de renovação ao longo do ano.
Sabendo a média de vendas em determinado período ajuda a manter seu estoque suficientemente abastecido e em alta rotatividade o tempo inteiro. Além de garantir menos riscos para a saúde financeira da empresa e para a manutenção do estoque.
Aumentar rotatividade de produtos
Uma boa estratégia para aumentar a rotatividade de produtos é a realização de promoções.
Assim, você pode fazer uma liquidação do estoque de produtos parados e acelerar uma nova renovação do ciclo da mercadoria.
Planeje as compras
Baseie-se em dados do cálculo de giro de estoque para ir às compras.
Vale os exemplos que temos citado por aqui: não compre além do necessário. Se você compreende a rotatividade de cada mercadoria é possível manter um número alinhado com a realidade para que você nunca fique em falta e tampouco tenha itens em excesso armazenados.
Não compre mais sem necessidade
Essa dica serve como um complemento ao tópico acima: se você planeja as compras, não há necessidade de adquirir acima da demanda para o período.
Por exemplo: se você vender 300 unidades de um produto a cada 3 meses, não há motivos para comprar 1.500 unidades para o mesmo período. Isso só tende a causar prejuízos e dificuldades para equilibrar as contas do seu empreendimento, podendo acumular dívidas.
Como fazer controle do estoque
A grande dica que apresentamos para isso é a gestão do inventário e o monitoramento de suas vendas.
São dados que se refletem diretamente na necessidade do seu giro de estoque e, consequentemente, permitem uma gestão mais segura e alinhada à realidade do seu negócio.
Inclusive, você pode ter mais controle sobre o orçamento e as suas despesas se usar a necessidade de investimento de maneira estratégica.
Para isso, convidamos você a conhecer a solução de empréstimo para empresas da Pontte!
Com a nossa modalidade de empréstimo, você usa seu imóvel como garantia e garante as taxas mais baratas do mercado, além da possibilidade de flexibilização no pagamento das parcelas, permitindo que você planeje o giro de estoque, e invista de maneira segura e alinhada com o seu planejamento financeiro.
E isso tudo com taxas a partir de 0,79% ao mês + IPCA, e prazo entre 60 e 240 meses!
Conclusão
O giro de estoque é uma técnica de compreensão da quantidade de itens vendidos e armazenados em determinado período. Isso ajuda a conhecer melhor o perfil do seu cliente, mas diz muito também sobre a sua gestão financeira.
Afinal, saber o resultado preciso garante uma gestão de estoque eficiente, sem excessos e riscos de perder vendas.