Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Empréstimo para investimento: vale a pena? Como fazer?

O empréstimo para investimento foi uma grande alternativa para o empresariado brasileiro em 2021. A busca por empresas de crédito, no período, registrou o aumento histórico de   20,6% com relação ao ano anterior.

Mas é claro que os motivos para a solicitação variam bastante. Por conta da pandemia, por exemplo, muito gestor teve que recorrer ao crédito para fechar as contas, expandir os negócios ou mesmo para reorganizar as finanças.

Justamente por isso é que vale a pena entender como fazer um empréstimo para investir. Sabendo identificar os pontos de atenção e como alinhá-los aos seus objetivos, é possível encontrar boas ofertas no mercado. Confira!

Tipos de empréstimo para investimento

Como destacamos, a necessidade de crédito varia conforme os objetivos de cada empreendedor. 

Não adianta recorrer às ofertas do mercado só pela atratividade do preço ou porque as condições de pagamento são facilitadas, mas não se alinham às suas necessidades.

Veja, abaixo, alguns dos motivos que fazem o empreendedor considerar o empréstimo para investimento.

Investimento inicial

Solicitar empréstimo para abrir empresa é algo comum no Brasil. Só em maio de 2022, quase metade das solicitações de crédito tinham o empreendedorismo como principal objetivo.

É natural, até, que as pessoas considerem uma oferta de crédito como solução para investir em todos os custos relativos ao planejamento e à fundação de um negócio próprio. 

Este é o momento em que mais se exige dinheiro para começar a circular sua operação e ter fundos para manter o negócio funcional em seus primeiros meses.

Investimento na empresa

Com uma boa gestão financeira é possível identificar a melhor hora para um investimento empresarial, que pode ser utilizado para expandir sua operação, inovar em soluções de tecnologia ou mesmo ampliar o espaço físico do empreendimento.

O planejamento estratégico é fundamental para isso. Afinal, você vai lidar com as parcelas do empréstimo e ainda vai querer assegurar o retorno do seu investimento. 

Por isso, cautela e uma boa leitura dos dados da empresa são necessários para entender os riscos e oportunidades dessa decisão.

Por exemplo: cuidado ao solicitar um empréstimo para investimento focando no aumento de suas operações (espaço, mão de obra e equipamento) se uma eventual alta na demanda tem a ver com sazonalidade, e não com um aumento sólido e duradouro nas vendas.

Notebook, caneca de café e calculadora sobre a mesa indicando a pesquisa por empréstimo por investimento

Investimento em capital de giro

Solicitar empréstimo para investir em capital de giro é uma necessidade para a maioria dos empreendedores. Especialmente, quando muitos dos consumidores pagam suas compras a prazo. 

Assim, fica difícil equilibrar as contas para honrar compromissos, comprar matéria-prima e lidar com outras despesas do dia a dia.

Nesse sentido, uma opção de empréstimo para investimento no próprio negócio ficou bem popular: chama-se factoring. Sua premissa consiste, basicamente, no recebimento à vista de uma venda realizada a prazo. 

Basicamente, a factoring compra da duplicata de sua venda a prazo, o que traz ao empresariado a possibilidade de remanejar as contas rapidamente para honrar seus compromissos financeiros.

Investimento em MEI

O MEI (sigla para Microempreendedor Individual) também encontra alternativas de microcrédito para alavancar o seu negócio.

No geral, são opções de recurso financeiro com menos burocracia e taxas de juros menores do que ofertas de créditos para outras empresas. Mas atenção, porque em geral são condições adaptadas ao tamanho do seu empreendimento.

Por isso, para considerar o empréstimo para investir em MEI também é preciso planejamento — por mais que a modalidade pareça acessível, facilitada e econômica à primeira vista. 

Investimento de dinheiro

Tem também quem considere o empréstimo para um investimento pessoal. Nesse caso, estamos falando do mercado de investimentos em si, como as opções de renda fixa ou de renda variável.

Muitas vezes, as pessoas consideram essa possibilidade para obter retorno financeiro (rendimentos) enquanto quitam mensalmente com as parcelas do empréstimo. E isso exige planejamento para certificar-se de que a decisão vai gerar o retorno esperado.

Nos investimentos de renda fixa, por exemplo, o retorno é garantido, mas os rendimentos não costumam ser elevados. Isso porque, as opções (como CDB, LCI e LCA, entre outros) estão atreladas a indicadores fixos, como o CDI, o IPCA, IGP-M e a taxa Selic.

Por sua vez, os investimentos de renda variável são aqueles que envolvem mais riscos de perda — e de maiores ganhos também. 

Por ter um resultado menos previsível do que os investimentos de renda fixa, as oscilações do mercado impedem o investidor de ter alguma certeza em torno da sua decisão.

Alguns exemplos de investimento em renda variável:

  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs);
  • ações na Bolsa de Valores;
  • ETF (Fundos de Índice);
  • Fundos multimercado;
  • Criptomoedas;
  • Debêntures.

Fazer empréstimo para investimento vale a pena?

Atualmente existem diversos tipos de empréstimo. Cada um deles se alinha melhor às necessidades e aos objetivos e ao perfil do solicitante.

Vale analisar se você consegue lidar com essas parcelas e evitar um acúmulo e a posterior renegociação de dívidas na sua empresa. E no caso de fazer um empréstimo para investimento no próprio negócio, a possibilidade de retorno deve ser observada.

Caso exista essa percepção, pode valer a pena, sim. Ainda mais diante de uma necessidade — como abrir uma empresa. Só que você pode avaliar algumas opções que trazem menos risco a quem solicita crédito.

É o caso do empréstimo com garantia. Uma opção que oferece mais certeza de retorno, para a instituição financeira, e que tende a gerar mais facilidade de aceitação para a solicitação de crédito.

Como fazer um empréstimo para investir

Quer um bom exemplo de oportunidade nesse meio? A Pontte tem uma solução ideal para quem está à procura de um empréstimo para investimento para o seu negócio.

Nossa empresa oferta crédito com garantia de imóvel e possui taxas a partir de 0,79% ao mês (mais IPCA). Além disso, permite carência de até seis meses e você pode escolher um mês no ano para não pagar sua parcela. 

Uma ótima maneira de solicitar crédito, angariar os fundos desejados e obter flexibilidade de pagamento enquanto realiza os seus objetivos. E a Pontte tem um processo facilitado para isso, confira a seguir:

  • Faça a sua simulação — grátis e sem compromisso;
  • Realize o seu cadastro no site e envie os documentos solicitados para análise;
  • Escolha as opções que melhor se adaptem às suas necessidades para flexibilizar o pagamento do seu empréstimo;
  • Seu imóvel vai ser avaliado para que seja precificado da forma correta;
  • É feita a assinatura do contrato
  • Você recebe o dinheiro na conta.

Veja também: Score Pessoa Jurídica: o que é e como funciona

Como conseguir empréstimo para investimento?

Fique de olho em algumas dicas extras para você entender, na prática, como conseguir empréstimo para investimento!

Qual é a taxa de juros?

Sempre fique de olho na taxa de juros e compare-a com todas as instituições que você fizer uma consulta. Isso ajuda a identificar reais oportunidades de realizar um empréstimo para investimento.

Preciso dar garantia para o empréstimo?

No empréstimo com garantia, sim, mas isso também faz com que a modalidade seja uma das opções com as menores taxas de juros — entre outras flexibilizações na forma de pagamento, como vimos com a Pontte.

Clique aqui e simule o seu empréstimo para investimento com a Pontte

Conclusão

Vimos que o empréstimo para investimento é uma alternativa real para os empreendedores. Pois pode facilitar a captação de recursos em curto prazo para a realização de objetivos que vão favorecer o retorno desse valor investido.

Ah, e não se esqueça de conferir as soluções da Pontte de empréstimo para empresas!

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *