Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Score Pessoa Jurídica: O que é, Como Funciona [Consulte aqui]

Saber seu score de Pessoa Jurídica é relevante porque este instrumento serve como um termômetro do mercado para mensurar seu perfil de pagador. 

Se você costuma perder os prazos de boletos e negligencia outros compromissos financeiros com frequência, seu score de Pessoa Jurídica tende a despencar. 

Assim, seu negócio pode ser impactado pela dificuldade em encontrar oportunidades de crédito em instituições financeiras.

E segundo o Mapa de Empresas, anualmente divulgado pelo Ministério da Economia, a falta de saúde financeira é um dos principais motivos de falência no Brasil.  

Por isso, venha conosco entender o que é o score PJ, como consultá-lo e também como fazer para aumentar o score do seu CNPJ?

Score pessoa jurídica: O que é?

score pessoa jurídica o que e

O score crédito foi criado nos Estados Unidos, durante a década de 1940, e servia para avaliar riscos em determinadas operações de crédito.

No Brasil, a proposta é a mesma, só que muita gente acredita que essa metodologia só se aplica à Pessoa Física (que teme uma consulta no Serasa), e não é verdade. Afinal, também tem score para CNPJ: o Score de Pessoa Jurídica.

Por isso, tanto pessoas físicas quanto jurídicas devem ficar de olho nessa pontuação que vai servir de avaliação do seu perfil de bom (ou mau) pagador.

Lembrando que essa metodologia é dinâmica e a pontuação — cujo conceito falaremos melhor adiante — varia periodicamente. Assim, se você quitou dívidas e tem mantido as contas em dia, consequentemente sua credibilidade aumenta.

Como funciona a pontuação de score pessoa jurídica?

O score da Pessoa Jurídica é constituído a partir dos hábitos financeiros de cada CNPJ. E é essa média de consumo do brasileiro que compõe a base de dados do Cadastro Positivo.

Ele existe desde 2019 e todo cidadão (Pessoa Física ou Jurídica) é incluído automaticamente na lista ao realizar uma atividade financeira, como:

  • compras a prazo;
  • empréstimos;
  • financiamentos;
  • pagamento de contas como água e luz.

É por meio do Cadastro Positivo que os birôs de crédito (casos do SPC ou Serasa, entre outros) constituem o score de crédito. Embora eles também façam uso de outras fontes de informação para elaborar o perfil de pagador.

O resultado dessa análise é quem gera o Score de Pessoa Jurídica. E, assim como acontece no Score de Pessoa Física, a pontuação funciona da seguinte maneira:

  • de 0 a 400: o perfil oferece um risco alto de inadimplência — consequentemente, a chance de conseguir aprovação de crédito é menor;
  • de 401 a 700: risco médio de inadimplência e a aprovação de crédito até pode acontecer, mas mediante taxas de juros maiores para compensar esse risco;
  • de 701 a 900: risco de inadimplência é baixo, com ofertas tradicionais de crédito;
  • de 901 a 1.000: risco inexistente de inadimplência e boa chance de negociar ofertas de crédito com taxas vantajosas para a sua empresa.

Como consultar score de PJ?

score pessoa jurídica consulta serasa cnpj

Você sabia que a consulta no serasa do seu CNPJ é grátis? O serviço não gera custos se você pretende pesquisar a pontuação da própria empresa. 

E é por ser acessível e ter serviços gratuitos que o Serasa Experian é um dos birôs de crédito mais populares do Brasil. 

Veja, a seguir, como você pode fazer essa consulta do seu Score de Pessoa Jurídica!

Acesse o site oficial do Serasa

O primeiro passo consiste em acessar o site oficial do órgão e, em seguida, clicar na opção “Consulta de CNPJ e CPF”.

Consulte o score de Pessoa Jurídica

Agora, clique no menu “Soluções para empresa”. Nele, você deve procurar pela opção “Serasa Score PJ/empresas”.

Preencha suas informações

Primeiramente, digite o número do CNPJ (sem números e traços) da sua empresa. Depois, basta clicar em “Consultar agora”.

Também vai ser necessário informar outros dados, como:

  • nome completo;
  • telefone;
  • data de nascimento;
  • e-mail.

Valide o cadastro e consulte seu Score Pessoa Jurídica

Você deve receber um código por e-mail ou via SMS ou e-mail. Digite-o no campo solicitado, na página de cadastro. Por fim, você já tem tudo o que precisa para fazer a consulta grátis do seu score de Pessoa Jurídica no Serasa.

Qual é o score bom para uma empresa?

score pessoa juridica qual score e bom

Como vimos, na lista anterior, quanto maior a sua pontuação, melhores são as chances de obter aprovação de crédito. E, possivelmente, boas taxas de juros para quitar o empréstimo ou financiamento solicitado.

Então, a pontuação a partir de 701 é considerada boa para ter mais facilidade na sua negociação com as instituições financeiras.

E se estiver com dificuldades com seu score e consequentemente com a aprovação de crédito, que tal contar com a Pontte? Conheça nossa solução de Crédito com Garantia!

Por que o score do meu CNPJ está baixo?

Uma boa gestão financeira é determinante para evitar um score baixo do CNPJ. 

Pois é a partir de estratégias, planejamentos e cuidados com a saúde financeira da empresa que o score de Pessoa Jurídica permanece alto.

E também vale a pena identificar quais causas são responsáveis por baixar a sua pontuação. Veja a seguir:

  • contas atrasadas;
  • dívidas acumuladas e, normalmente, cujo prazo tenha sido superior a 30 dias;
  • solicitações constantes de crédito;
  • negligência em tentativas de regularizar inadimplências.

Ou seja: tudo aquilo que pode gerar dívidas, apuros financeiros e uma reputação manchada no mercado financeiro.

O que fazer para aumentar o Score Pessoa Jurídica?

Por sua vez, aumentar o score de Pessoa Jurídica depende de boas práticas para manter sua empresa no positivo e com baixos riscos financeiros. O que inclui:

  • evitar atraso no pagamento de contas;
  • negociar e renegociar dívidas para mostrar disposição em resolver pendências;
  • não fugir dos credores;
  • evitar ter o nome sujo;
  • manter os dados da empresa sempre atualizados.

Contratar um pacote de serviços do birô de crédito também pode te ajudar a identificar outros pontos a serem ajustados. 

Conclusão: Score Pessoa Jurídica

Sendo o score um termômetro do mercado para conhecer a reputação de pagador dos cidadãos. No caso do Score para Pessoa Jurídica, a intenção é saber como anda a gestão financeira da sua empresa para que instituições decidam pela oferta de crédito.

Daí a importância em manter sua pontuação acima de 701, para que suas solicitações tenham um índice maior de aprovação, ainda mais em tempos de economia volátil. 

Agora, para ir além da consulta de score para Pessoa Jurídica veja como agregar conforto financeiro na hora de realizar os objetivos do seu negócio. Para isso, analise como funciona a nossa solução de crédito para empresas!

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *