Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

O que são Fintechs de Crédito, suas características e vantagens!

Você sabe o que são fintechs de crédito? É possível que você já tenha lido ou ouvido falar do termo e sobre como essas empresas têm revolucionado o setor financeiro brasileiro.

O mais importante a saber é que essas empresas usam em seu modelo de negócio tecnologia de ponta, eficiência de processos e qualidade de atendimento para criar novos produtos focados em soluções para os clientes. 

Para entender tudo sobre o assunto, nesse texto você vai entender um pouco mais sobre fintechs e também sobre os produtos oferecidos por essas empresas.

O que você vai ler nesse artigo?

  • O que são fintechs de crédito?
  • Como funcionam as fintechs de crédito?
  • Qual a diferença entre fintechs de crédito e bancos?
  • Que tipos de serviços as fintechs de crédito oferecem?
  • Quais são as vantagens das fintechs de crédito?
  • Fintechs de crédito são seguras?

O que são fintechs de crédito?

O termo nasceu da junção das palavras “tecnologia” e “financeiro” e é usado para se referir a empresas ou startups de serviços financeiros.

São empresas que usam a tecnologia como ferramenta essencial para desburocratizar e agilizar a oferta de serviços como pagamentos, cartão de crédito, empréstimos e até mesmo o crowdfunding — as famosas “vaquinhas digitais”.

Dessa forma, são importantes para o mercado financeiro, as fintechs trazem a otimização de operações financeiras já conhecidas e mais opções de escolha para os consumidores, auxiliando na evolução e desenvolvimento de todo o sistema financeiro.

Portanto, as principais características que definem o que são fintechs de crédito são: digitais, inovadoras, acessíveis, personalizadas, desburocratizadas e rápidas.

Como funcionam as fintechs de crédito?

Para entender de fato o que são fintechs de crédito, é preciso saber como funcionam essas empresas.

Apesar dos tipos e ofertas diversas, um dos principais objetivos das fintechs brasileiras é democratizar o mercado e, com isso, facilitar o acesso a transações financeiras de qualidade.

Acima de tudo, buscam oferecer soluções especializadas, inovação e experiência do cliente como seus pilares principais.

Além disso, o alto nível de eficiência dessas empresas torna possível oferecer melhores taxas, serviços e condições do que as encontradas no mercado tradicional.

Como dissemos no início do artigo, as fintechs surgem como startups, ou seja, empresas que buscam eficiência utilizando a tecnologia.

Tudo para oferecer produtos especializados que resolvam um problema específico do cliente que, certamente, outras empresas do mercado não conseguiram solucionar.

Qual a diferença entre fintechs de crédito e bancos?

Em primeiro lugar, bancos possuem um amplo portfólio de produtos e de público, concentrando-se na gestão dos riscos. As cinco maiores instituições financeiras concentram cerca de 90% do mercado brasileiro.

Portanto, a burocracia dessas instituições, e por muitas vezes, a falta de um bom atendimento ao cliente faz com que diversos atritos ocorram na oferta desses serviços.

Assim, as fintechs surgem para suprir uma lacuna de mercado insatisfeita com o atendimento dos grandes bancos, oferecendo serviços e atendimento personalizados, melhorando a experiência desses serviços através do ambiente digital.

Além disso, essas empresas também buscam atender o mercado chamado desbancarizado, ou seja, a população que não é atendida pelos bancos tradicionais.

Comparativo entre as taxas dos serviços financeiros oferecidos por bancos e fintechs

comparacao-de-emprestimos-modalidades

Entre as principais vantagens das fintechs em relação aos bancos tradicionais está a economia com taxas de serviços e encargos cobrados por operações. 

A maioria das fintechs oferecem taxas menores, ou até zero, para determinados tipos de serviços. Além disso, as cobranças de encargos e juros podem ser personalizadas conforme a avaliação do cliente, o que possibilita taxas mais justas.

Outro diferencial é a possibilidade de encontrar taxas de juros mais baixas para solicitação de empréstimos em fintechs, especialmente se você escolher modalidades que são mais vantajosas.

Crédito pessoal, cheque especial e cartão de crédito, por exemplo, são as opções menos recomendadas devido às taxas de juros elevadas.

Já modalidades como empréstimo com garantia de imóvel proporcionam taxas mais atrativas e melhores condições de pagamento. Isso porque o risco de inadimplência é menor e as empresas conseguem oferecer taxas reduzidas.

Para efeito comparativo, confira a média das taxas de juros de 2020 para diferentes tipos de empréstimos conforme os dados divulgados pelo Banco Central do Brasil (Bacen):

Que tipos de serviços as fintechs de crédito oferecem?

Tanta oferta faz com que as fintechs estejam presentes em diversas etapas da vida financeira! Elas atuam no mercado com diversos produtos e serviços, como:

  • Empréstimos;
  • Cartões de Crédito;
  • Financiamento Imobiliário;
  • Home Equity;
  • Controle de financeiro;
  • Meios de pagamento;
  • Corretoras de valores;
  • Seguros;
  • Criptomoedas;
  • Crowdfunding;
  • Bancos digitais;
  • Negociação de dívidas;
  • Entre outros.

Como funciona o processo de empréstimo com uma fintech de crédito?

diferenca-entre-fintech-e-banco

Lembra quando falamos sobre o que são fintechs de crédito e vimos que a proposta tecnológica dessas empresas é desburocratizar os serviços financeiros e agilizar produtos e procedimentos? 

É justamente essas características que possibilitam que a solicitação de um empréstimo com uma fintech seja ágil, prática, segura e feita totalmente online. 

Para solicitar um empréstimo com garantia de imóvel na Pontte, por exemplo, basta realizar uma simulação, informando quanto você precisa de crédito e alguns dados pessoais, como CEP, valor do imóvel e renda.

Se gostar da simulação, é só se cadastrar e enviar seus documentos pelo nosso site. Sem necessidade de ir até um local físico enfrentar filas e depender de horários de funcionamento. Você pode solicitar seu empréstimo de onde estiver e em qualquer hora do dia!

Em seguida, iremos analisar seu perfil e te enviar uma proposta personalizada. Você ainda pode flexibilizar seu empréstimo, ao escolher a carência e o dia do pagamento.

O processo de assinatura de contrato também é digital. Você poderá utilizar o celular ou o computador para assinar o contrato. Depois de registrado no cartório, o dinheiro irá cair na sua conta.

Quais são as vantagens das fintechs de crédito?

fintech-de-credito-no-brasil-vantagens

Agora que já entendeu o que são fintechs de crédito, é hora de descobrir como essas empresas podem ajudar você. Conheça as vantagens:

Acessibilidade ao público

As empresas fintechs geralmente não cobram nenhuma taxa para que os usuários se cadastrem e iniciem uma simulação de aquisição de crédito.

As plataformas são acessíveis para que o próprio cliente dê início a simulações de crédito e decidam se desejam realizar a operação.

Além disso, também garantem maior acessibilidade porque não exigem que a pessoa tenha conta corrente ativa no banco para usufruir de algum produto ou serviço financeiro. 

Processos rápidos e digitais

Embora a maioria dos bancos tradicionais ofereça a seus clientes a possibilidade de realizar certas transações eletronicamente, alguns procedimentos precisam ser realizados nas agências.

Nas fintechs é diferente.Tudo é feito na tela do celular ou pelo computador. Além disso, alguns serviços são automatizados, o que otimiza o tempo do cliente, traz mais comodidade e praticidade.

Menores taxas de juros

Nesse aspecto, as fintechs também se diferenciam dos bancos tradicionais. Geralmente, elas oferecem taxas de juros, de serviços e custos operacionais reduzidos. Essas taxas também são mais competitivas em relação ao mercado.

Redução de burocracia e mais agilidade

As fintechs conseguem desenvolver e executar serviços de forma muito mais rápida! Tanto o processo de cadastro até a aprovação da linha de crédito é mais ágil.

Diferente dos bancos tradicionais, onde você passa por procedimentos burocráticos antes de conseguir a aprovação de crédito e ainda enfrenta filas e longas negociações com o gerente. Tudo isso torna o recebimento do crédito muito demorado.

Serviços melhores e mais especializados

Quando falamos sobre o que são fintechs de crédito e suas vantagens, outro ponto característico é a segmentação.

Diferente das instituições tradicionais que oferecem todos os tipos de serviços e produtos, as fintechs se destacam por fornecer soluções para necessidades específicas.

Por ter um nicho bem definido, conseguem proporcionar serviços de melhor qualidade e com o máximo de benefícios e funcionalidades. 

Isso não significa que os serviços são limitados, mas que visam atender dores específicas de um determinado público.

Melhor experiência do consumidor

As fintechs apostam em serviços mais personalizados, para que os clientes tenham um bom atendimento e uma excelente experiência como consumidor.

Além disso, por serem empresas mais modernas e 100% conectadas aos meios de comunicação atualmente em uso, a fintech acaba se tornando mais prática e se adapta ao canal de preferência do cliente.

Portanto, em comparação com os bancos tradicionais, elas são capazes de fornecer atendimentos e serviços mais personalizados.

As fintechs de crédito são seguras?

Apesar do crescimento do uso de ferramentas digitais no país, muitas pessoas sentem-se receosas ao compartilhar suas informações financeiras, ou até de colocar seu dinheiro em fintechs.

Como resultado, esse receio traz muitas dúvidas sobre segurança e compartilhamento de informações. 

Mas, é importante lembrar que é preciso buscar fintechs regulamentadas pelo Banco Central do Brasil — que também regula os grandes bancos. Da mesma forma, vale consultar outros órgãos que ajudam na regulamentação e no incentivo à fintechs no país, tais como a ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital).

Elas também respondem, em alguns casos, a órgãos reguladores específicos do mercado em que atuam. Dessa forma, empresas sérias também têm um compromisso de seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Por isso, pesquise sobre a fintech e verifique se ela está registrada corretamente nos órgãos regulamentadores, se tem o selo da ABCD, como a Pontte, e analise as notícias da sua atuação no mercado até agora.

Aqui na Pontte você define quando vai começar a pagar seu empréstimo e ainda tem carência de até seis meses. Faça uma simulação!

Conclusão

Depois de ler o artigo sobre o que são fintechs de crédito, já deu para perceber que essas empresas são totalmente seguras e podem trazer mais vantagens para você, não é mesmo?

Aqui na Pontte queremos facilitar o acesso de quem precisa de crédito, oferecendo além de processos inovadores e uma experiência de atendimento encantadora para os clientes. Alguns dos diferenciais oferecidos pelas fintechs são:

  • análise de crédito personalizada;
  • atendimento humanizado;
  • produtos inovadores;
  • comprovação de renda facilitada;
  • agilidade e menos burocracia;
  • preços, taxas e juros mais justos.

Na Pontte, o crédito se adapta a você, e não o contrário!

Criamos produtos com flexibilidades que começam na simulação e podem ir até o fim do contrato: é possível pular parcelas, ficar até um mês do ano sem pagar parcela, ajustar valores de pagamento e ter até 6 meses para começar a pagar.

Visite nosso site e tire suas dúvidas com os nossos especialistas!

Compartilhe esse texto com os amigos e comente, dê a sua opinião sobre o assunto. 🙂

blog da pontte botão cadastrar na newsletter
Patricia Machado

Patricia Machado

A Paty é designer digital na Pontte, com foco em experiência do cliente e design de serviços. Além de amar construir as melhores soluções de crédito para os nossos clientes, é fã de tecnologia, culinária e da arte da escrita.

3 thoughts on “O que são Fintechs de Crédito, suas características e vantagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *