Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

O que são Fintechs de Crédito, suas características e vantagens!

Você sabe o que são as fintechs de crédito? É possível que você já tenha lido ou ouvido falar do termo e sobre como essas empresas têm revolucionado o setor financeiro brasileiro.

Afinal, só mesmo no último ano já encontramos um aumento quatro vezes superior à quantidade de fintechs financeiras que existiam há dez anos no Brasil. Hoje, são quase 1,5 mil empresas desse tipo espalhadas pelo país.

Os produtos oferecidos pelas fintechs têm suas vantagens e particularidades, pois essas empresas usam em seu modelo de negócio tecnologia de ponta, eficiência de processos e qualidade de atendimento para criar novos produtos focados em soluções para os clientes. 

Para entender melhor o assunto, neste texto vamos explicar todo o contexto em torno das fintechs e também quais são os principais produtos oferecidos por essas empresas.

O que é uma fintech?

O termo nasceu da junção das palavras “tecnologia” e “financeiro” e é usado para se referir a empresas ou startups de serviços financeiros.

São empresas que usam a tecnologia como ferramenta essencial para desburocratizar e agilizar a oferta de serviços como pagamentos, cartão de crédito, empréstimos e até mesmo o crowdfunding — as famosas “vaquinhas digitais” — para pessoas ou mesmo para empresas.

Dessa forma as fintechs são importantes para o mercado financeiro porque trazem a otimização de operações financeiras já conhecidas e mais opções de escolha para os consumidores, auxiliando na evolução e no desenvolvimento de todo o sistema financeiro.

Portanto, as principais características que definem o que são fintechs de crédito são:

  • modelo digital de negócio;
  • foco em inovação;
  • acessibilidade;
  • capacidade de personalização de soluções (como ofertas de crédito de acordo com cada perfil);
  • processos desburocratizados;
  • agilidade.

O que é uma fintech de crédito?

O que é uma fintech de crédito

As fintechs de crédito são aquelas empresas que têm a oferta de crédito entre os seus serviços, podendo ser solicitada por pessoas físicas e/ou jurídicas.

Alguns exemplos de crédito proporcionados por esse tipo de instituição:

  • Empréstimo;
  • Financiamento;
  • Empréstimo com garantia de imóvel.

São serviços que podemos encontrar em instituições financeiras tradicionais, mas as fintechs de crédito se diferenciam pelas particularidades que citamos anteriormente.

Por terem um “DNA digital”, as fintechs tendem a garantir vantagens competitivas, como a aprovação rápida e desburocratizada. Além disso, essa conveniência é complementada por taxas atraentes, uma vez que todo o processo demanda menos recursos e mão de obra para ser finalizado — se comparamos com o mesmo procedimento conduzido por empresas analógicas, por exemplo.

O resultado disso é outra marca registrada das fintechs em geral: a experiência do usuário, que se mostra mais fluida e focada em uma solução direcionada ao perfil de cada um.

Como funcionam as fintechs de crédito?

Como funcionam as fintechs de crédito

Para entender de fato o que são as fintechs de crédito, é preciso saber como essas empresas funcionam.

Apesar dos tipos e ofertas diversas, um dos principais objetivos das fintechs brasileiras é democratizar o mercado e, com isso, facilitar o acesso a transações financeiras de qualidade.

Acima de tudo, buscam oferecer soluções especializadas, inovação e experiência do cliente como seus pilares principais.

Além disso, o alto nível de eficiência dessas empresas torna possível a oferta de melhores taxas, serviços e condições do que as encontradas no mercado tradicional.

Como dissemos no início do artigo, as fintechs surgem como startups, ou seja, empresas que buscam eficiência utilizando a tecnologia.

Tudo para oferecer produtos especializados que resolvam um problema específico do cliente que, certamente, outras empresas do mercado não conseguiram solucionar.

Vantagens das fintechs de crédito

Agora que já deu para entender o que são fintechs de crédito, é hora de descobrir como essas empresas podem ajudar você. Conheça as vantagens em contar com essas instituições!

Atendimento online

Embora a maioria dos bancos tradicionais ofereça a seus clientes a possibilidade de realizar certas transações eletronicamente, alguns procedimentos (ou etapas deles, como a assinatura de um financiamento aprovado) precisam ser realizados nas agências.

Nas fintechs, a história é diferente: tudo é feito através da tela do celular ou pelo computador. Além disso, alguns serviços são automatizados, o que otimiza o tempo do cliente e traz mais comodidade e praticidade.

Foco na experiência do cliente

As fintechs apostam em serviços mais personalizados para que os clientes tenham um bom atendimento e uma excelente experiência para resolverem suas demandas.

Além disso, por serem empresas mais modernas e 100% conectadas aos meios de comunicação atualmente em uso, as fintechs se tornam soluções mais práticas e adaptáveis ao canal de preferência de cada cliente.

Portanto, em comparação com os bancos tradicionais, elas são capazes de fornecer atendimentos e serviços mais personalizados.

Condições mais flexíveis

Fintechs de crédito podem oferecer linhas de crédito diversificadas com  taxas mais convidativas. Como mencionamos anteriormente, um fator para isso é o uso da tecnologia que torna todo o fluxo de trabalho mais dinâmico, ágil e menos burocrático.

A tecnologia é, portanto, um elemento determinante para tornar um empréstimo ou financiamento mais barato. E não apenas por transformar o procedimento em si.

Com o auxílio de soluções digitalizadas, as fintechs conseguem avaliar o perfil de cada cliente com mais precisão. E isso tudo se resume em ações focadas na construção de uma oferta de crédito personalizada e que também favorece a redução de riscos (como a inadimplência) e a prevenção de fraudes.

A soma desses fatores certamente permite que as fintechs de crédito ofereçam taxas e condições mais flexíveis de pagamento.

Maior acesso a crédito

Nesse aspecto, as fintechs também se diferenciam dos bancos tradicionais. Geralmente, elas oferecem taxas de juros, de serviços e custos operacionais reduzidos. 

Essas taxas também são mais competitivas em relação ao mercado e abrem espaço, no mercado, para que mais pessoas tenham acesso ao crédito e possam realizar seus objetivos.

Mais segurança

Apesar do crescimento do uso de ferramentas digitais no país, muitas pessoas se sentem receosas ao compartilhar suas informações financeiras em ambientes virtuais — ou até  mesmo de depositar seu dinheiro em fintechs.

Como resultado, esse receio traz muitas dúvidas sobre a segurança digital e o compartilhamento de informações na internet. 

Mas é importante lembrar que as fintechs são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil — que também regula os grandes bancos. Da mesma forma, vale consultar outros órgãos que ajudam na regulamentação e no incentivo a fintechs no país, tais como a ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital).

Elas também respondem, em alguns casos, a órgãos reguladores específicos do mercado em que atuam. Dessa forma, empresas sérias também têm um compromisso de seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Por isso, pesquise sobre a fintech e verifique se ela está registrada corretamente nos órgãos regulamentadores e se tem o selo da ABCD — como é o caso da Pontte. Em seguida, você pode pesquisar e avaliar as notícias da atuação dessas empresas no mercado para tomar uma decisão assertiva sobre qual instituição escolher.

Exemplos de fintechs de crédito no Brasil

Falamos sobre o crescimento desse tipo de instituição no país e vale a pena observar que temos boas opções, atualmente — não apenas em quantidade, mas na qualidade dos serviços e produtos disponibilizados ao consumidor.

Existem, portanto, empresas que se diferenciam nos ramos de atuação, nos produtos oferecidos e, claro, nas vantagens competitivas que cada uma se especializa.

Mas, no geral, depois de ler este artigo sobre o que são fintechs de crédito, deve ter dado para perceber que essas empresas são totalmente seguras e podem trazer mais vantagens para você, não é mesmo?

Aqui, na Pontte, queremos facilitar o acesso de quem precisa de crédito, oferecendo processos inovadores e uma experiência de atendimento encantadora para os clientes. Alguns dos diferenciais oferecidos pela nossa fintech são:

  • Análise de crédito personalizada;
  • Atendimento humanizado;
  • Produtos inovadores;
  • Comprovação de renda facilitada;
  • Agilidade e menos burocracia;
  • Preços, taxas e juros mais justos.

Na Pontte, o crédito se adapta a você, e não o contrário!

Criamos produtos com flexibilidades que começam na simulação e podem ir até o fim do contrato: é possível pular parcelas, ficar até um mês do ano sem pagar parcela, ajustar valores de pagamento e ter até 6 meses para começar a pagar.

E, a seguir, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Como pedir empréstimo em fintech de crédito?

Vamos entender o passo a passo simples e dinâmico para que você encontre com facilidade a melhor oferta de crédito na internet?

Na Pontte, sua solicitação de empréstimo pode ser avaliada e aprovada em poucos dias. 

Além disso, um dos grandes diferenciais desta fintech de crédito é que você tem a possibilidade de solicitar um empréstimo online com garantia de imóvel.

Também conhecida como Home Equity, essa modalidade de crédito pode ser feita inteiramente pela internet. Para isso, nós usamos tecnologia de ponta para garantir uma oferta personalizada de crédito e com total segurança para os clientes. 

Por meio do empréstimo online com garantia, você usa o seu imóvel para obter o crédito desejado e continua utilizando o seu bem como quiser. Afinal, ele é seu! 

A grande vantagem nisso está no fato de conseguir juros baixos, prazo mais longo e flexibilidade para pagar as parcelas.

Quer saber mais a respeito? Confira, abaixo, cada etapa do procedimento para saber como fazer o mesmo de acordo com os seus objetivos e necessidades:

1. Faça uma simulação para saber quanto custaria um empréstimo conosco. Nós só precisamos que você informe alguns dados, como CEP, o valor do imóvel e sua renda — tudo gratuito;

2. Se o resultado da simulação agradar, você pode dar sequência ao processo por meio do seu cadastro em nosso sistema e, em seguida, no envio de documentos — direto pelo site da Pontte. Nós vamos analisar o seu perfil e enviar uma proposta personalizada em seguida;

3. Você encontra, nesta etapa, flexibilidade para montar a condição ideal de pagamento. Pois é possível escolher o período de carência (entre 1, 3 e 6 meses), o dia do pagamento e consegue até mesmo ficar um mês do ano sem pagar ou pular uma parcela se precisar;

4. Seu imóvel passa por uma avaliação de nossa equipe para precificá-lo da forma correta —  também não custa nada para você;

5. Estando tudo de acordo, você pode assinar o contrato pelo computador ou celular.

6. Assim que o contrato for registrado em cartório, nós depositamos o dinheiro na sua conta.

Viu como pode ser uma excelente oportunidade para alcançar os seus objetivos financeiros por meio de empresas que entendem o seu momento e conseguem auxiliar ao máximo nessa concretização?

Simule seu empréstimo online sem compromisso na fintech de crédito Pontte agora mesmo!

Conclusão

Falamos, neste post, no quanto as fintechs de crédito agregaram uma verdadeira revolução ao mercado financeiro. Tudo porque essas empresas dispõem de dois elementos cruciais para a contínua inovação do setor: tecnologia e conhecimento sobre o seu público-alvo.

Como resultado, as fintechs conseguem personalizar ao máximo seus produtos e serviços e ainda contam com recursos que permitem a oferta de crédito com taxas mais atraentes e mais flexibilidade para atender às suas necessidades e aos seus objetivos.

Também destacamos os diferenciais da Pontte, que pode ser uma verdadeira parceira na oferta de crédito com as menores taxas do mercado! Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco e saiba mais sobre o empréstimo com garantia de imóvel!

Visite nosso site e tire suas dúvidas com os nossos especialistas!

Compartilhe esse texto com os amigos e comente, dê a sua opinião sobre o assunto. 🙂

blog da pontte botão cadastrar na newsletter
Patricia Machado

Patricia Machado

A Paty é designer digital na Pontte, com foco em experiência do cliente e design de serviços. Além de amar construir as melhores soluções de crédito para os nossos clientes, é fã de tecnologia, culinária e da arte da escrita.

3 thoughts on “O que são Fintechs de Crédito, suas características e vantagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *