Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Aging List: Descubra o que é, para que serve, vantagens e como fazer!

Para manter um negócio fluindo bem, é preciso, sem dúvida, uma boa dose de organização e controle dos fluxos financeiros, oferecendo assim uma gestão clara e de qualidade. Mas, sabemos, não é tão simples quanto parece.

É comum gestores de empresas enfrentarem dificuldades para interpretar movimentações de cunho monetário, especialmente se o fluxo de caixa é muito intenso e possui várias transações diariamente.

São muitos dados e detalhes que, às vezes, podem acabar prejudicando o andamento das operações.

A fim de facilitar a vida de quem precisa estar sempre atento às contas a pagar e receber, foram desenvolvidas ferramentas como o aging list, um recurso inteligente que ajuda a gerenciar melhor as finanças.

Saiba tudo sobre essa ferramenta logo abaixo.

Leia também: 8 Práticas para Reduzir Custos e aumentar os lucros da sua empresa!

O que é Aging List?

Em tradução literal, aging list significa “lista de envelhecimento” e é uma ferramenta organizacional de finanças. Consiste em um relatório em ordem cronológica por data de vencimento dos títulos a pagar e a receber de uma empresa.

As informações são dispostas em uma planilha, em formato de tabela, auxiliando no entendimento do saldo financeiro como um todo. 

O trabalho do gestor começa na organização de dois tipos de informação: entrada ou saída (ou seja, a pagar ou receber) e datas de vencimento.

Com essas informações reunidas, é possível vislumbrar uma previsão de ganhos e capacidade de gastos, antecipar se a empresa vai operar no azul ou no vermelho e tomar decisões a partir daí. 

Ainda que pareça muito o mesmo conceito de fluxo de caixa, são relatórios distintos, como veremos mais tarde.

Quais as vantagens do Aging List?

Ele pode ser o recurso que está faltando na sua empresa para melhorar a organização das contas e proporcionar um melhor entendimento da situação financeira da empresa. 

Sabendo onde está o problema, descobre-se como melhorar, e o que mais existe hoje em dia são opções para ajudar no desenvolvimento do seu negócio. 

A seguir, trazemos as vantagens de contar com essa ferramenta.

controle financeiro

Controle Financeiro

O maior benefício que o aging list oferece é, sem dúvidas, um maior controle financeiro das operações. 

Com o relatório completo, é possível ter uma visão geral da situação da empresa, não apenas na entrada e saída de valores, mas também atrasos de pagamento para fornecedores e inadimplência de clientes, podendo prever perdas e ganhos financeiros, bem como necessidade do uso de capital de giro ou empréstimo.

Relação com Fornecedores

No relatório completo oferecido pela ferramenta, é possível gerenciar e controlar melhor pagamentos para fornecedores, sendo mais fácil prever a necessidade de novas remessas de produtos.

Isso facilita o trabalho de todo mundo, além de ser um fator a ser considerado para eventuais descontos e tratativas de negócios.

Melhoramento da gestão

Além de melhorias no controle e na organização, como citado anteriormente, o aging list permite ao gestor entender os padrões de inadimplência e pensar em soluções, assim como consegue diagnosticar eventuais falhas no setor de cobranças.

Dessa forma, ele tem em mãos todas as informações relevantes para traçar uma estratégia mais eficiente e tomar decisões mais conscientes sobre as pautas da empresa.

Controle de inadimplência dos clientes

É possível distinguir um padrão dentro do quadro de inadimplência e, ao entender como ele funciona e quais suas raízes a partir das informações calculadas pelo relatório, pensar em soluções que atendam a demanda da empresa e do cliente.

Como fazer Aging List?

Essa ferramenta é uma planilha detalhada que utiliza de gráficos, além de listas, para mostrar dinamicamente os dados financeiros da empresa e facilitar na hora de analisar os dados.

É um relatório que pode ser desenvolvido diretamente no Excel ou por algum software que reúna dados e desenvolva planilhas. Se a sua empresa já possui um, o aging list pode ser feito por lá.

Ele é calculado a partir da inserção de dados como datas de vencimento e pagamento de contas, valores e outros. 

É com essas informações que os relatórios e gráficos são desenvolvidos, possibilitando uma análise e reflexão de estratégia.

Quais empresas precisam do Aging List?

Esse é um recurso que facilita muito a gestão de uma empresa e é recomendado por sua grande lista de benefícios, mas é um recurso extremamente importante para empresas que estão enfrentando dificuldades em seu setor de cobranças.

Empresas com uma carteira de clientes extensa e variada podem ter muitas datas de recebimento ao longo do mês e, se o setor de cobranças não estiver bem equilibrado, pode significar prejuízo ao bolso. 

Para manter a saúde financeira da empresa bem equilibrada, o Aging List é, certamente, a melhor escolha.

O que deve ter no Aging List?

Nessa tabela, as informações necessárias básicas são:

  • Nome do fornecedor ou cliente;
  • Data de vencimento (de produto ou serviço);
  • Data da efetivação do pagamento;
  • Separação entre receita e despesa;
  • Valores pagos e a pagar;
  • Quantidades;
  • Especificações de espécie de pagamento (dinheiro, boleto, cartão de crédito, etc);
  • Modalidade de pagamento (30, 60 ou 90 dias), entre outros.

A partir desses dados, calculados automaticamente, é possível descobrir se a empresa opera em lucro ou no vermelho.

o que deve ter no aging list

Diferenças entre Aging List e Fluxo de Caixa

Ambos são relatórios de entrada e saída de valores financeiros, mas possuem diferenças entre si. 

Na verdade, pode-se dizer que o aging list complementa o fluxo de caixa, já que as informações fornecidas por ele vão além das informadas pelo cálculo comum do fluxo.

O fluxo de caixa apresenta um valor total de pagamentos e recebimentos de determinado período, de forma resumida e compactada, já o aging list oferece muito mais especificações, abrangendo dados como compradores com pendências e inadimplentes, todos os pagamentos (inclusive em atraso) devidos à empresa e a lista de contas a pagar também.

É recomendado o uso de ambas para uma gestão eficiente.

Como utilizar o aging list para cobrança de débitos?

Com as informações reunidas a partir do relatório, a ferramenta ajuda a traçar melhores estratégias de cobrança, como:

  • Organização de prioridades de recebimento, seja por antiguidade ou valor;
  • Definição de estratégias de cobrança para cada perfil de cliente;
  • Envio de notificações e lembretes de vencimento;
  • Controle de tomada de decisões enérgicas, como interrompimento de contrato, ajuizamento de ações de cobrança, entre outros.

Agora que você sabe como funciona o aging list e sua importância, sabe também que se as finanças não estão equilibradas, existe sempre uma solução financeira para você.

A Pontte oferece inovação em crédito para a sua empresa, pensando em ajudar você a equilibrar as contas, sem burocracia e de forma facilitada.

Acesso nosso site e descubra de que forma você pode resolver a vida financeira do seu negócio!

Conclusão

O uso de Aging List só tem a trazer benefícios na gestão da empresa e oferecer novas possibilidades de estratégias para desenvolvimento e crescimento do seu negócio. 

Alinhado com soluções financeiras inteligentes, pode ser esse o futuro que você sonhava e parecia tão distante. 

Organize-se, trace planos, ouse sonhar e conte com a Pontte.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *