Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Empreendimentos Imobiliários: o que são e como investir?

Os empreendimentos imobiliários são uma alternativa para quem quer investir e receber retorno financeiro satisfatório. Além disso, eles também são um acelerador do desenvolvimento urbano. 

E de uma simples casa até um super shopping, vamos te mostrar quais os tipos de projetos que podem ser executados e te dar dicas de como seguir se o seu interesse for investir nesse setor. 

Veja, também, quais são todos os cuidados que devem ser tomados antes de entrar de cabeça nesse tipo de negócio, além de dicas de planejamento e execução das obras. 

Vem com a gente!

  1. O que são empreendimentos imobiliários?
  2. Tipos de empreendimentos imobiliários
  3. Passo a passo realizar um empreendimento imobiliário
  4. Por que investir em empreendimentos imobiliários?
  5. Como a Pontte pode me ajudar a empreender nesse universo?

O que são empreendimentos imobiliários?

Quando você vê em notícias e propagandas que um empreendimento está sendo lançado, isso quer dizer que um novo imóvel será construído. 

Portanto, os empreendimentos imobiliários são nada mais do que novos imóveis, sejam eles para fins residenciais ou comerciais. 

Geralmente liderados por empreendedores, construtoras, incorporadoras ou qualquer outro tipo de empresa do setor da construção civil, estes projetos têm como objetivo a venda ou aluguel das propriedades. 

E, além de dar um ótimo retorno financeiro para quem investe, ainda gera uma série de benefícios, como a geração de empregos, o impulsionamento do comércio da região onde está sendo construído, e até aceleram o crescimento urbano de forma sustentável. 

Mas, para o sucesso do empreendimento, alguns detalhes precisam ser investigados antes do fechamento do negócio. São eles:

  • escolha da  localização para a construção: não importa se é em São Paulo ou na menor cidade do Brasil, a construção deve ser lucrativa;
  • demanda de mercado para o tipo de empreendimento que será executado: é preciso estudar o público para entender qual a melhor opção de construção;
  • capacidade de adaptação do imóvel a diferentes tendências do setor imobiliário: o quanto esse imóvel estará valorizado daqui 10 anos?
  • qualidade da construção: qual será o nível de sofisticação do empreendimento? 

E, claro, é preciso estar preparado para os desafios que surgirão no caminho, como as possíveis mudanças no mercado imobiliário durante a construção, os riscos financeiros associados a esse grande investimento, além de percalços legais e regulatórios que podem surgir durante a execução da obra. 

Veja, a seguir, quais os tipos de empreendimentos imobiliários mais comuns.

Tipos de empreendimentos imobiliários

Agora que você já sabe o que são os empreendimentos imobiliários e o que precisa ser pesquisado antes de tomar qualquer decisão, veja quais os tipos disponíveis no mercado:

Empreendimentos imobiliários residenciais

Os empreendimentos residenciais são aqueles voltados para a moradia. Eles podem ser casas, sobrados individuais ou condomínios fechados. 

Também tem a opção de construir edifícios residenciais, lucrando com a venda ou aluguel dos apartamentos. Esse tipo de empreendimento pode oferecer muito mais que só uma moradia: pode oferecer segurança, itens de lazer e serviços compartilhados. 

Loteamentos também são uma ótima opção para quem tem grandes terrenos. Você pode investir na infraestrutura de energia elétrica e de saneamento básico, e vender apenas o lote de terra para que cada comprador construa sua casa. 

Comerciais

Destinados ao uso empresarial, os empreendimentos comerciais são aqueles que oferecem um espaço destinado ao trabalho de uma determinada empresa. 

Eles podem ser uma sala ou edifício comercial, um ponto dentro de um shopping, ou até mesmo um shopping center inteiro. 

Para isso, é necessário um bom investimento e planejamento para que seja realmente lucrativo e atraia o público-alvo desejado. 

Mistos

Você já viu aqueles edifícios com apartamentos residenciais e algumas lojas disponíveis para locação no piso térreo ou alguns apartamentos destinados a salas comerciais?

Estes são considerados imóveis mistos, que são aqueles destinados à moradia e ao comércio em um empreendimento só, permitindo, assim, um melhor aproveitamento do espaço. 

Industriais

Os empreendimentos imobiliários industriais são aqueles que são construídos e destinados às instalações da indústria, podendo ser galpões, fábricas, pátios logísticos, entre outros. 

São um bom investimento para quem tem terrenos bem grandes em cidades industriais, por exemplo, ou até em beiras de importantes estradas. 

Sociais

Os sociais são destinados a habitação familiar para a população de baixa renda. Eles proporcionam uma moradia digna a baixo custo, geralmente desenvolvidos em parceria com os governos e entidades sociais. 

Veja também: O que é deflação e como ela impacta o mercado imobiliário?

Passo a passo realizar empreendimentos imobiliários

Já que vimos os tipos de empreendimentos disponíveis, que tal pensar em como botar a mão na massa?

Veja, abaixo, um bom passo a passo para dar início a esse projeto e quais são os cuidados a serem tomados na hora de planejar a obra. 

Pesquisa de oportunidade de negócio

Esse primeiro passo é indispensável para o sucesso do empreendimento. Nele, você fará uma pesquisa do mercado imobiliário para identificar as tendências e saber o que tem feito a concorrência. 

Assim, você pode traçar os seus planos de acordo com o contexto econômico, demográfico e social para o sucesso do seu negócio. 

Análise e planejamento

Identificada a oportunidade de negócio, vem um outro passo importante: a análise e elaboração de um plano estratégico. Verifique os tópicos a seguir:

  • Estimativa de custos do empreendimento;
  • Aspectos legais e regulatórios, como legislação de zoneamento e restrições ambientais;
  • Potencial de retorno do investimento.

Ou seja, além da análise no ponto de vista econômico, também deve ser realizada a análise de risco para entender se o empreendimento é viável para a localização que eles está ou pode ser embargado pelos órgão competentes. 

Aquisição do terreno ou imóveis

Durante o planejamento você já vai identificar as localizações possíveis para a construção. O foco nesta etapa de aquisição é conseguir o terreno ou imóvel mais viável para a idealização do projeto.

Idealização do projeto

Após a aquisição da propriedade que dará vida ao empreendimento, é preciso elaborar o projeto de arquitetura e engenharia da construção – ou reforma. 

Neste processo, no caso de edifícios e grandes empreendimentos, são criadas as plantas baixas e especificações técnicas, levando em consideração as necessidades do seu público-alvo. 

Licenciamento e aprovações

Para realizar qualquer tipo de empreendimento, é necessário estar de acordo com todas as leis vigentes. 

Para isso, é preciso comprovar para fiscais de órgãos competentes como prefeituras e secretarias do meio-ambiente, entre outras autoridades, que a propriedade segue todas as normas estabelecidas em lei. 

Assim, o alvará e a aprovação do projeto são concedidas para o início da construção. 

Construção

planejamento e construção de empreendimentos imobiliários

Projeto pronto e licenças aprovadas? Agora é seguir para a construção ou reforma da propriedade.

Neste momento, contrate uma equipe com referências de um bom trabalho, delimite prazos, custos, qualidade e, claro, se atente às normas estabelecidas. 

Comercialização e entrega

Engana-se que só é possível vender quando a construção acaba. Até antes da etapa de construção é possível já colocar à venda. Isso, claro, após a aprovação da obra pelos órgãos competentes que citamos antes.

Aposte em um lançamento com informações e, se possível, imagens ilustrativas de como será o resultado final do empreendimento. 

Assim, o  dinheiro revertido com as vendas pode até te ajudar a cobrir qualquer percalço no caminho. 

E à medida que a construção avança, foque em vender todas as unidades – se, no caso, for mais de uma – antes mesmo de ela terminar. Portanto, faça parcerias com imobiliárias, consultores imobiliários e outras empresas ligadas ao ramo para acelerar o processo.

Na entrega do empreendimento aos compradores ou locatários, é preciso oferecer um serviço de pós-venda adequado. Isso é muito importante para garantir a satisfação do cliente.

Gestão e manutenção

No caso de empreendimentos como apartamentos e outros condomínios fechados, shoppings ou quaisquer outros centros comerciais, é preciso pensar, também, na gestão após a entrega. 

E essa gestão entra no viés administrativo, como na cobrança de valores a fim de cobrir os gastos com os itens das áreas comuns, como a limpeza, manutenção, segurança, entre outros. 

Contratar uma administradora para desempenhar esse papel é uma tática muito comum de pequenas e grandes empresas. 

Por que investir em empreendimentos imobiliários?

por que investir em empreendimentos imobiliários

Depois de tudo o que já abordamos, deu para perceber que todo o processo de idealização até a realização dos empreendimentos imobiliários pode ser bem longo e exige muito planejamento. 

Mas será que realmente vale a pena investir nesse tipo de negócio? E melhor ainda: será que é possível lucrar mesmo com todos esses processos envolvidos em todo o projeto?

E a resposta a tudo isso é que, não só como dá, como também é uma ótima opção para quem quer ganhar um bom dinheiro com isso. Mas, claro, é importante fazer tudo de forma muito bem planejada para não enfrentar uma frustração lá na frente. 

Veja por que realizar empreendimentos imobiliários pode ser vantajoso:

Segurança e valorização

Investir no universo imobiliário sempre garante uma segurança maior para os investidores. Afinal, diferente de outros ativos, os imóveis não podem ser congelados ou confiscados — como já aconteceu com investimentos em poupanças, por exemplo. 

Além disso, empreendimentos imobiliários são ativos que muito raramente perdem valor. Muito pelo contrário: os imóveis valorizam muito com o tempo e é por isso que tendem a ser vendidos de forma mais rápida que outros tipos de negócios. Afinal, para quem compra também é um investimento. 

Agora, no caso de imóveis para locação, o aluguel também tende a aumentar com o passar do tempo e, consequentemente, a renda do investidor. E no futuro, caso decida por vender esse bem, ele também estará valorizado para este fim. 

Aumento de renda

Quando falamos de investimento, falamos de aplicar algo em troca de ganhos. 

No caso dos empreendimentos imobiliários, esse investimento pode ter um potencial de lucratividade muito alto, podendo dobrar e até triplicar o valor investido. 

Para isso, é preciso investir com cuidado e com muito planejamento, já pensando nos lucros desde o início do projeto. 

Diversificação 

Diversificar a carteira de investimentos é uma regra para quem quer e sabe investir. Isso evita perdas significativas de dinheiro em caso de uma baixa no mercado. 

Por isso, investir em imóveis é uma prática cada vez mais procurada, pois você pode diversificar sua carteira de investimentos e evitar prejuízo financeiro.

Sendo assim, empreendimentos imobiliários na planta ou não são uma maneira de diversificação de investimento com segurança e rentabilidade. 

Como a Pontte pode me ajudar a empreender nesse universo?

Se você tem vontade, estratégia e um bom planejamento de negócio, mas não tem como arcar com os custos de imediato, a Pontte está aqui para te ajudar. E sabe como? 

Com o nosso Empréstimo com Garantia de Imóvel você pode conseguir até R$ 20 milhões para investir em empreendimentos imobiliários. Veja algumas vantagens:

  • Taxas a partir de 0,95% ao mês + IPCA
  • Prazo de 60 a 240 meses
  • Carência de até 3 meses para começar a pagar
  • Análise de crédito personalizada: nós sonhamos junto com você
  • Atendimento humano e ágil
  • Processo 100% digital

Clique aqui para simular o seu empréstimo

Já se você achou um imóvel ideal, seja ele residencial ou comercial, e quer dar uma repaginada nele para ganhar muito, te recomendamos o nosso Financiamento Imobiliário. 

Com taxas a partir de 0,85% ao mês + IPCA e até 360 meses para pagar, você conta com todos os outros benefícios que só a Pontte oferece. 

Clique aqui para solicitar uma proposta de financiamento

Conclusão

Ufa! Foram muitas informações, não é mesmo? Mas é melhor pecar pelo excesso do que pela falta de preparação para investir num tipo de negócio como este. 

Ao mesmo tempo que ele pode ser muito lucrativo e gerar maior segurança para quem investe, se não for feito de maneira adequada, pode custar todo o investimento e até um pouco mais. 

Por isso, faça uma pesquisa e siga o nosso passo a passo para que você tenha sucesso, seja qual o tipo de empreendimento imobiliário que você escolher.

E conte com a Pontte se precisar de um empréstimo ou de um financiamento imobiliário.

Debora de Castro

Debora de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *