Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Aporte de capital: como conseguir investimento para sua empresa

Existem muitos motivos para idealizar um aporte de capital, mas geralmente costuma estar relacionado a uma possibilidade de desenvolvimento da empresa.

E ele é, inclusive, visto como uma forma de investimento porque o sucesso de sua implementação está intimamente ligado ao retorno de rendimentos.

Por exemplo: a aquisição de outra empresa para orquestrar a fusão entre as marcas pode exigir um aporte de capital, mas também pode trazer um excelente resultado futuro.

Entenda, ao longo deste artigo, como funciona o aporte financeiro e como se planejar para que as suas negociações sejam mais eficientes. Boa leitura!

  1. O que é aporte capital?
  2. Como funciona o aporte financeiro?
  3. Tipos de aporte capital
  4. Como conseguir um aporte capital?
  5. Conclusão

O que é aporte capital?

Aporte é um termo usado para representar uma contribuição ou subsídio. Mas quando levamos o termo para o contexto do mercado de investimentos, o aporte de capital se converte na aplicação de determinada quantia para o atingimento de objetivos.

Resumindo, o aporte é uma contribuição ou um subsídio recebido para cumprir um objetivo.

Existe, ainda, ampla liberdade para que esse processo seja realizado.

Por exemplo: um aporte financeiro pode ser encorajado a partir da união de pessoas independentes que podem receber, em contrapartida, uma participação nos lucros da empresa.

Ou seja: a origem desse capital pode vir de múltiplas fontes. Outros exemplos:

  • Fundos de investimentos;
  • Bolsa de Valores;
  • Fusões;
  • Capital de risco;
  • Investimentos (sejam eles públicos ou privados).

Além disso, o aporte financeiro pode ocorrer tanto periodicamente (com intervalos específicos) quanto pontuais, diante de uma necessidade específica.

Sendo assim, um aporte não se trata de um tipo de empréstimo, mas, sim, da busca por investidores em potencial para empregar esse dinheiro em uma ação específica.

Como funciona o aporte financeiro?

A decisão pelo aporte de capital transcorre a partir da estrutura de cada empresa, que pode recorrer a modelos distintos de aportes. Veja, abaixo, quais são:

Início – Investidores anjo

Investidores anjos são reconhecidamente procurados para um aporte de capital de início — para que uma boa ideia se concretize em uma empresa ativa.

No geral, essas pessoas são empresários de sucesso que direcionam parte dos seus respectivos patrimônios para investir em outras empresas.

Dinheiro moedas e cartões para ilustrar como funciona o aporte financeiro

Maturação – Venture Capital

Para um período de maturação, a Venture Capital é bastante indicada. Por meio dessa modalidade — mais focada em pequenas e médias empresas —, a expansão do empreendimento é costumeiramente o principal objetivo.

Ou seja: são  organizações que já possuem um bom faturamento e, agora, estão diante de um cenário positivo de expansão e com potencial de aumento nos resultados.

Final – Private Equity

A “Private Equity”, por sua vez, é uma modalidade mais comum em grandes empresas. Normalmente, esse é o processo aplicado quando uma fusão entre empresas pode ocorrer.

Veja também: 6 maneiras de fazer a captação de recursos financeiros 

Tipos de aporte capital

Com base no que vimos acima, já entendemos melhor como classificar um aporte financeiro. 

Mas vale conhecer as suas aplicações detalhadamente para entender, enfim, como conseguir aporte diante de uma eventual possibilidade.

Fusão e aquisição

Fusão ou aquisição são atos distintos. O primeiro tem mais a ver com a união de duas ou mais empresas, compondo uma só ao final do processo.

A aquisição, por sua vez, tem como objetivo a parcial ou total compra de uma empresa, tendo o empresário interessado o controle sobre a gestão do negócio.

Em ambas as situações, o aporte de capital pode ser o elemento necessário para que as negociações tenham início.

Incorporação

Incorporação é um processo jurídico que consiste na absorção de uma organização a partir da aquisição de grande parte do seu capital. 

No geral, investidores e outras empresas aplicam essa prática para comprar uma empresa e, assim, obter controle acionário da mesma.

Joint venture

Procedimento que visa o estabelecimento de regras para os negócios envolvendo duas ou mais organizações.

Assim, é possível montar um novo negócio e manter outras operações de forma individualizada.

Um exemplo disso ocorreu em 2002, quando a Portugal Telecom e a Telefónica Movile (Espanha) mantiveram suas atividades e fundaram a empresa de telefonia Vivo.

Como conseguir um aporte capital?

Se você percebe que o aporte de capital pode ser uma alternativa interessante para os seus objetivos de crescimento corporativo, confira essas dicas:

Mantenha a contabilidade em dia

Esse é o básico para obter sucesso em sua empreitada. Afinal, empresas sem uma boa gestão financeira não despertam o interesse de investidores em potencial.

Algo que pode causar até mesmo o afastamento de interessados caso eles descubram que a organização possui elevado índice de endividamento.

Por isso, sua contabilidade e saúde financeira são fundamentais para uma avaliação transparente de possíveis interessados.

Tablet com gráficos de receita e papéis de contabilidade sobre uma mesa identificando como conseguir aporte capital

Tenha indicadores do seu negócio

Por falar em transparência, para conseguir um aporte de capital você deve encantar os prováveis investidores. 

E nada melhor para isso do que ter boas métricas para convencê-los de que o aporte de capital em questão não é arriscado, e pode oferecer retorno a eles.

Tenha um planejamento estratégico

Um planejamento define objetivos, riscos e potenciais ameaças, prazos e projeções de retorno.

Ou seja: dados que são avaliados por qualquer investidor (mesmo os mais ousados).

Dessa maneira, certifique-se de que você montou um planejamento estratégico capaz de orientar os interessados da melhor forma possível. 

E, preferencialmente, que mostre a eles todos os benefícios factíveis que podem ser alcançados com esse aporte de capital.

Consulte as opções de empréstimo

Além das possibilidades acima, você também pode assumir ainda mais o controle  das decisões de expansão da sua empresa por meio de um empréstimo para investimento.

Hoje em dia, existem empresas que oferecem condições diferenciadas para empresas. Assim, você obtém o crédito desejado que teria com um aporte de capital, mas usa recursos próprios que vão ser devolvidos para o fluxo de caixa da sua gestão. 

Quer saber como você pode analisar as melhores condições do mercado e investir para o desenvolvimento da sua própria empresa? O Home Equity da Pontte pode ser a melhor opção para você!

Colocando seu imóvel residencial ou comercial em garantia, você garante as menores taxas do mercado – a partir de 0,79% ao mês, mais IPCA – e diversas flexibilidades tanto na obtenção do crédito quanto no fluxo de pagamento.

Conclusão

O aporte de capital pode ser usado como uma importante ferramenta de captação de recursos para um objetivo específico — normalmente associado ao desenvolvimento de uma organização.

Para isso, esses recursos podem ser adquiridos externamente e aplicados para fusões, aquisições ou mesmo joint ventures, entre outras possibilidades.

Além disso, destacamos que a possibilidade de empréstimo para investimentos pode ser uma alternativa. Algo que garante total controle do seu próprio negócio na busca de expansão, crescimento e maiores resultados.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *