Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Como reduzir juros de empréstimo consignado?

Você fez um empréstimo consignado e com o passar do tempo de contrato os juros acabaram pesando no orçamento? Calma!

Você vai descobrir como reduzir juros de empréstimo consignado sem burocracia através de renegociação do empréstimo ou portabilidade. 

Ainda não optou pelo empréstimo consignado porque as taxas de juros parecem muito altas? Há formas de adequar as parcelas ao seu bolso.

Se você segue carreira em um emprego estável em CLT em empresa privada ou é funcionário público, faz parte das forças armadas, é aposentado ou pensionista do INSS,, o empréstimo consignado pode ser a modalidade perfeita para você.

Descubra abaixo como reduzir juros de empréstimo consignado.

Aproveite para conferir: Juros abusivos: o que são, como calcular e como fugir deles

Contratos Novos

O mercado financeiro hoje vem trazendo novas modalidades de crédito, não só apenas oferecidas por bancos e instituições financeiras, mas também por fintechs de crédito, empresas que alinham finanças e tecnologia. 

O crédito consignado, por ser uma linha de crédito com juros menores que outras modalidades como rotativo de cartão de crédito e cheque especial, é uma linha popular de crédito. 

Mas como reduzir juros de empréstimo consignado?

Planejamento

Antes de qualquer coisa, ao pensar em empréstimo consignado, é necessário planejamento e organização financeira.

Afinal, o consignado é uma dívida fixa pelo período de contratação e é descontado em folha de pagamento, ou seja, o desconto acontece antes mesmo de entrar na conta.

Por lei, um empréstimo consignado não pode ultrapassar 35% do valor do recebimento salarial. 

Ao simular um empréstimo consignado, considere que todas as despesas fixas mensais precisam caber na porcentagem restante do salário. Essa conta precisa também considerar a taxa de juros aplicada dentro da porcentagem limite.

Comparação

Ao buscar empréstimo consignado, o segundo passo mais importante após o planejamento é fazer uma pesquisa de mercado acerca de taxas e condições.

Para encontrar redução de taxa de juros do empréstimo consignado, compare os valores ofertados por bancos, financeiras e fintechs, bem como seus prazos de pagamento e vantagens, como carência ou possibilidade de pular parcela em algum momento.

É importante também considerar se sua empresa possui convênio com a instituição, o que facilita bastante o processo e, às vezes, garante até melhores condições oferecidas de prazo e negociação na hora de fechar contrato.

diminuir juros de empréstimo consignado

Aumentando o número de parcelas

Outra forma de reduzir taxa de juros do consignado é estendendo o número de parcelas. Quanto maior o prazo, mais baixa a taxa, já que a financeira receberá por maior tempo o retorno financeiro concedido com valor corrigido.

Na hora de negociar um empréstimo consignado, todos esses aspectos devem ser levados em consideração antes da assinatura do contrato.

Assim, garante que ambas as partes estão de acordo e que o solicitante não vai ter dificuldades em arcar com o compromisso firmado.

Mas, se você já tem um empréstimo consignado e as contas estão muito apertadas, existem duas opções para redução da taxa de juros do consignado: fazer portabilidade do seu empréstimo consignado para outra instituição ou renegociar sua dívida.

Contratos Existentes

Apesar de ser um compromisso assumido, há sempre a possibilidade de redução da taxa do consignado através de tratativas, tanto com a instituição concessora quanto outra, que possa oferecer taxas mais baixas.

Em caso de já haver um contrato vigente de crédito consignado, você pode optar pelas seguintes abordagens:

portabilidade de crédito para diminuir juris

Portabilidade de crédito

É chamada portabilidade de crédito quando uma instituição financeira aceita assumir sua dívida com outra instituição, oferecendo maiores vantagens para o consumidor. 

Você transfere seus débitos da financeira X para Y, sem ônus, e podendo contar com novas taxas de juros e prazos.

Para fazer a portabilidade do empréstimo consignado, é preciso solicitar o extrato com o saldo devedor diretamente com a instituição financeira responsável pela liberação do crédito, assim você descobre o valor real da sua dívida, sem a cobrança de juros. 

Com essa informação, é possível negociar com outra instituição financeira o crédito eficiente para quitação dessa dívida. 

Após o processo de análise de crédito e a aprovação, a nova instituição paga a dívida para a antiga e você acerta assim uma nova dívida, com base calculada de juros mais atrativos e parcela de valor diferente da contratada anteriormente.

Refinanciamento de crédito

Se a instituição que você solicitou crédito é de confiança e possui boas taxas e prazos, mas mesmo assim seu orçamento tem ficado apertado por conta do contrato de consignado, existe também a chance de tentar uma renegociação de crédito.

Muitas vezes, com a tecnologia, é possível fazer renegociação de crédito diretamente online, da plataforma da instituição, sem necessidade de ir até uma agência ou procurar um agente financeiro. 

Por lá, é possível simular novas condições para o empréstimo pendente.

Para negociar a dívida, é fundamental também ter em mãos o extrato com o saldo devedor – sem os custos de juros – para saber o valor da dívida e considerar o cálculo de novos valores de taxa. Não aceite qualquer proposta. 

Ofereça uma contraproposta, sempre seguindo as possibilidades dentro da sua planilha de gastos mensais. 

Se você precisa de soluções inteligentes em crédito, a Pontte tem aquilo que você busca com baixas taxas de juros, pagamento facilitado em prazos que atendem sua demanda, período de carência e muitas outras vantagens!

Entre em nosso site e descubra a solução que está faltando para você equilibrar as contas e melhorar sua saúde financeira. 

Conclusão: Como reduzir juros de empréstimo consignado 

Empréstimo consignado não precisa ser um problema que tira seu sono. 

Quando o orçamento apertar, você já sabe como reduzir juros de empréstimo consignado ao fazer portabilidade ou renegociar a dívida.

E se você busca crédito sem burocracia, a baixas taxas e com muitas vantagens para o seu bolso, considere fazer uma simulação agora no site da Pontte. 

Quem sabe é só isso que tá faltando para você fazer aquela viagem que sempre quis ou a reforma da sua casa? Simule e contrate já!

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *