Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Antecipação de parcelas: o que é e quais as vantagens

São muitos os motivos que fazem pessoas buscarem pela antecipação de parcelas. Seja de um empréstimo ou financiamento, por exemplo, um dos motivos mais comuns é se livrar da dívida mais rapidamente. 

Mas esse tipo de estratégia deve ser muito bem planejada para evitar problemas futuros: é preciso pensar muito bem a estratégia para que ela valha mais a pena para você.

Afinal de contas, você sabia que, ao antecipar parcelas, você pode reduzir juros, melhorar suas margens de crédito e até ficar mais bem quisto pelos birôs de crédito? 

É isso mesmo que você leu! Veja os tópicos abaixo para ver como funciona a antecipação de parcelas e quais são as vantagens e desvantagens de acionar esse tipo de serviço. Vem com a gente!

Antecipação de parcelas: como funciona

Basicamente, antecipar parcelas significa que você pretende adiantar um ou mais pagamentos de um compromisso financeiro de curto ou longo prazo. 

Isso pode ser feito tanto com uma fonte de renda extra, como usando suas economias — ou mesmo a partir da portabilidade ou troca de dívidas.

Leia mais: quais são os bancos com as menores taxas de juros do mercado

Na prática, é preciso entrar em contato com a instituição financeira que você possui o atual débito em contrato e solicitar o saldo restante dessa dívida. 

A partir daí, você tem os valores certinhos e ajustados para definir se vale ou não a pena quitar o valor antecipadamente.

Lembre-se que é também muito importante saber quais são as taxas de juros aplicadas e quais vantagens você pode obter com a antecipação das parcelas.

E para saber quais são essas vantagens, é só ler o próximo tópico. 😉

Vantagens da antecipação de parcelas: confira

E você sabia que essa possibilidade de antecipar parcelas é, na verdade, um direito do consumidor? Por lei, nenhuma taxa extra pode ser cobrada caso você decida por quitar as parcelas com antecedência.

Mas, claro, esse direito não deve ser sinalizado como uma das vantagens da antecipação, só estamos te avisando para que não seja enganado.

Abaixo, você vai ver as reais vantagens de antecipar parcelas. Confira:

Redução dos juros

Quanto maior é o prazo previsto para quitar as parcelas, maior é a taxa de juros. Essa é uma média do mercado financeiro, que usa os juros como um retorno para se arriscar a oferecer crédito ao consumidor sem garantias plenas de tê-lo de volta.

Neste caso, a antecipação de parcelas pode ser um diferencial e tanto, já que você vai adiantar pagamentos e, assim, reduzir os juros complementarmente à medida que a quantidade final de parcelas também diminui.

Melhora no seu perfil de pagador

Pagar as parcelas antecipadamente é uma ação percebida internamente: ou seja, pelo próprio mercado financeiro. Especialmente, se você tem parcelas atrasadas e o seu nome consta nos birôs de crédito do país, como o Serasa, por exemplo. 

Afinal, o score de crédito é calculado não apenas pelos maus hábitos financeiros, mas também pelas boas práticas, e a antecipação de parcelas é uma delas, mostrando ao credor e a todo o mercado de crédito que você tem um perfil de bom pagador.

E isso também se reflete no futuro (imediato ou não) caso você precise de novos tipos de empréstimos, cartões de crédito ou financiamentos.

Afinal, suas ações ficam registradas e isso serve para que as suas solicitações de crédito sejam aprovadas sem imprevistos ou problemas.

antecipação de parcelas pode ser vantajoso se feito da maneira correta

Mais fôlego para planos futuros

Com a antecipação das parcelas, além da redução dos juros — que com certeza vai impactar muito positivamente os seus planos futuros —, você ainda pode antecipar planos.

Pois aquela dívida que tomaria aquela quantidade de tempo acabando mais cedo, mais cedo você abre margem para tocar projetos que com as parcelas parecem impossíveis. 

Saiba mais: como funciona a renegociação de empréstimo

Existe uma alternativa à antecipação de parcelas?

Se ter dinheiro para antecipar parcelas parece impossível no momento, saiba que existem alternativas, principalmente se os juros da sua dívida são muito altos. 

Você pode fazer trocar uma dívida, por exemplo. E sabe como funciona isso? 

Pegando um novo crédito para quitar uma ou mais dívidas. Afinal, se você conseguir um belo desconto quitando suas dívidas de uma vez e assumindo apenas uma parcela – por vezes até mais baixa do que a sua atual -, pode ser mais fácil conseguir se livrar dos altos juros. 

E você pode realizar isso em apenas três passos. Veja:

Passo 1: Some o saldo devedor completo de todas as suas dívidas. E para fazer isso, é só entrar em contato com os credores e pedir o valor final caso você decida antecipar o pagamento total. 

Passo 2: Procure um crédito mais barato. Aí vale fazer algumas simulações e verificar qual o melhor tipo de crédito para você. 

Mas vale lembrar que é preciso ver se o CET (custo efetivo total), que é quanto você vai pagar por toda a dívida, é condizente com o valor da dívida que você já tem.

Passo 3: Pegue o crédito, pague a sua dívida e se concentre no pagamento deste novo crédito. É sempre importante manter a adimplência.

Uma dica de crédito mais barato do que os convencionais é o Empréstimo com Garantia de Imóvel. Como é uma operação que você coloca um imóvel em garantia de um pagamento, você tem menores taxas. 

Aqui, na Pontte, as taxas começam com 0,95% ao mês + IPCA, e você garante muito mais flexibilidade de pagamento. Confira as vantagens:

  • Até 3 mêses de carência para começar a pagar
  • Um mês do ano para não pagar a parcela e você escolhe qual
  • Ajuste ou até pule o valor da parcela naquele mês mais apertado
  • Faça tudo 100% online e sem sair de casa
  • Conte com a nossa equipe para te acompanhar do início ao fim da sua solicitação e do seu contrato com a gente

E que tal descobrir qual seria o valor da sua parcela com a gente? Clique no botão abaixo e simule seu empréstimo sem compromisso. 

Principais cuidados antes de antecipar parcelas

Já mencionamos acima, mas vale reforçar: independentemente do motivo que tenha feito você considerar a antecipação de parcelas, analise toda a situação previamente para garantir que você acumule os benefícios dessa prática.

Confira, abaixo, quais são os principais cuidados a serem considerados ao antecipar parcelas!

Planejamento financeiro

Antes mesmo de pedir a antecipação, se pergunte: a antecipação de parcelas vai ajudar a sua situação financeira ou esse dinheiro extra pode ser melhor aproveitado para uma reserva de emergência, por exemplo?

Analise os efeitos positivos e negativos ao considerar antecipar as suas parcelas. Afinal, imprevistos financeiros acontecem, e se você não se preparar para essa possibilidade, novas dívidas podem ocorrer e a sua situação gradualmente pode voltar para onde estava antes de você realizar a antecipação de parcelas. 

Calcule bem todos os valores

Coloque na ponta do lápis tudo aquilo que pode se relacionar, direta ou indiretamente, com a sua decisão. 

Faça simulações, verifique taxas e juros e analise o seu momento financeiro para ter a certeza de que você vai tomar a decisão. 

E com relação aos custos, verifique os principais:

  • potenciais descontos;
  • quantidade de parcelas adiantadas;
  • fontes de recursos para adiantar as parcelas. 

Qual é a lei da antecipação de parcelas?

A legislação protege o consumidor no que diz respeito ao seu direito de antecipar parcelas se assim desejar. Isso consta no artigo 52, § 2º, da Lei federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 — Código de Defesa do Consumidor. Nela, “fica assegurada ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcial, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos”.

calcule muito bem os a redução dos juros da antecipação de parcelas para ver se a ação vale mesmo a pena

Conclusão

Deu para entender como funciona a antecipação de parcelas? A modalidade pode trazer vantagens, mas o planejamento financeiro é ainda mais importante — e impactante — para que você não caia em ciladas.

Também deve ter dado para perceber que a decisão de trocar dívidas exige planejamento para aumentar a assertividade na sua escolha. Se precisar, já sabe: conte com a Pontte para ter um crédito mais justo e que cabe no seu bolso!

Debora de Castro

Debora de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *