Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Empréstimo hipotecário: como funciona e quando fazer

Na hora de procurar uma boa opção de empréstimo, é sempre bom checar as condições: taxas de juros, prazo de pagamento, bem como outras normas específicas. Nesse sentido, o empréstimo hipotecário pode ser vantajoso, garantindo, assim, uma boa quantia para realizar projetos e tirar sonhos da gaveta.

Antes de contratar, é claro, vale a pena procurar saber mais sobre essa alternativa e entender bem como ela funciona. Assim, é viável entender a diferença para as outras e como ela se encaixa na sua necessidade.

Saiba mais. 

Como funciona a hipoteca de um imóvel?

A hipoteca de um imóvel é um processo pelo qual uma propriedade é utilizada como garantia para um determinado acordo. 

Quando um indivíduo ou empresa precisa efetivar esse acordo, pode oferecer uma propriedade como garantia para o pagamento do empréstimo. 

O processo funciona da seguinte forma: o proprietário da propriedade oferece-a como garantia para o que foi definido (um empréstimo, por exemplo). Se o proprietário não cumprir com as condições do empréstimo, a instituição financeira pode tomar posse da propriedade e vendê-la para recuperar o dinheiro emprestado.

O que é empréstimo hipotecário?

Um empréstimo hipotecário é um tipo de empréstimo em que um imóvel é oferecido como garantia para o pagamento do empréstimo. Geralmente, esses empréstimos são utilizados para financiar a compra de uma propriedade, como uma casa ou um apartamento. 

O processo é semelhante à hipoteca descrita acima, em que o imóvel é utilizado como garantia para o pagamento do empréstimo.

Os empréstimos hipotecários geralmente têm condições mais atraentes do que outros tipos de empréstimos, devido à garantia oferecida pela propriedade. 

No entanto, a obtenção de um empréstimo de uma hipoteca pode ser um processo demorado e burocrático, e é importante considerar cuidadosamente a capacidade de pagamento antes de assumir uma dívida tão significativa.

O que é empréstimo hipotecário

Qual a diferença entre empréstimo hipotecário e refinanciamento?

Geralmente, um empréstimo com garantia de imóvel (home equity) pode ser chamado de refinanciamento por conta do seu modelo de funcionamento: requer que a pessoa volte a pagar parcelas por uma propriedade que pode ser tomada, caso o pagamento não ocorra.

Assim, é como um financiamento novo da mesma propriedade. O termo se aplica a situações em que houve um financiamento inicial para comprar aquele bem.

Nesses casos, é comum que o imóvel permaneça como propriedade da instituição, com a condição de que o credor possa tomar em caso de inadimplência. Mas o devedor consegue continuar morando em sua residência normalmente. 

Já o empréstimo de uma hipoteca estabelece que o imóvel não seja passado para o nome da instituição credora, mesmo que ela possa tomar de fato o bem caso não haja o pagamento devido.

Clique aqui para simular seu potencial de empréstimo com garantia de imóvel.

Juros do empréstimo hipotecário são mais baixos?

Usualmente, os juros do empréstimo a partir de uma hipoteca são mais baixos do que os juros de outros tipos de empréstimos, porque a propriedade é utilizada como garantia. 

A instituição financeira tem menos risco de perder dinheiro emprestado, porque, em última instância, pode tomar posse da propriedade caso o mutuário não consiga fazer o pagamento.

No entanto, os juros do empréstimo de uma hipoteca podem variar de acordo com vários fatores, como a taxa básica de juros da economia, a oferta e a demanda do mercado imobiliário e o perfil de crédito do mutuário. 

É importante lembrar que o crédito hipotecário geralmente é uma dívida de longo prazo, que pode durar décadas, e que os juros podem somar um valor significativo ao longo do tempo.

Por isso, é importante que o mutuário avalie cuidadosamente sua capacidade de pagamento antes de assumir um empréstimo hipotecário, e que faça uma análise comparativa com outras opções de empréstimo para identificar qual a melhor opção para suas necessidades e seu perfil financeiro.

Quando fazer um empréstimo hipotecário?

Existem várias situações em que pode ser apropriado fazer um empréstimo a partir de uma hipoteca. Algumas delas incluem:

Compra de uma propriedade

O crédito hipotecário é frequentemente utilizado para comprar uma propriedade, como uma casa ou um apartamento. 

Nesse caso, o empréstimo é usado para financiar uma grande parte do valor da propriedade, e o mutuário paga o empréstimo em prestações mensais ao longo de um período de tempo.

Precisa de capital para financiar o restante? A Pontte também tem um financiamento imobiliário que cabe no seu bolso. Faça uma proposta sem compromisso!

Reforma ou expansão da propriedade

Outro motivo comum para fazer um empréstimo a partir de uma hipoteca é financiar a reforma ou expansão da propriedade. 

Isso pode ser necessário quando o proprietário quer fazer melhorias na casa ou no apartamento para acomodar uma família em crescimento ou para atualizar e modernizar a propriedade.

Consolidação de dívidas

O crédito hipotecário também pode ser usado para consolidar dívidas de cartões de crédito ou outros tipos de empréstimos. 

Nesse caso, o mutuário usa a propriedade como garantia para obter um empréstimo com juros mais baixos e paga todas as suas outras dívidas com o produto desse empréstimo.

Investimento imobiliário

Outro uso é para comprar propriedades para investimento. Isso pode incluir a compra de um imóvel para aluguel ou a compra de uma propriedade para ser vendida posteriormente com lucro.

Como fazer empréstimo hipotecário?

como funciona empréstimo hipotecário

Quais são os passos para efetivar essa concessão de crédito? Confira abaixo de maneira bem didática o nosso resumo. 

Avaliar suas finanças pessoais 

Antes de solicitar um empréstimo hipotecário, é importante avaliar suas finanças pessoais para ter certeza de que pode arcar com as prestações mensais. 

Você precisará fornecer informações detalhadas sobre sua renda, gastos e outras dívidas para a instituição financeira. Assim, vale um raio-X dos seus hábitos e despesas. 

Pesquisar e comparar as ofertas

É importante comparar as taxas de juros e os termos oferecidos por diferentes instituições financeiras antes de tomar uma decisão. 

Você pode pesquisar na internet, consultar um corretor de hipotecas ou entrar em contato diretamente com bancos, fintechs e outras instituições financeiras.

Escolher a instituição financeira 

Depois de comparar as ofertas, escolha a instituição financeira que oferece as melhores condições para suas necessidades e perfil financeiro. 

A Pontte se destaca no mercado por oferecer flexibilidade em empréstimos com garantia. Conheça nossos produtos

Solicitar o empréstimo

Uma vez escolhida a instituição financeira, você precisará preencher uma solicitação de empréstimo a partir de uma hipoteca e fornecer documentos comprovando sua renda, identidade e propriedade que servirá de garantia. 

A instituição financeira irá avaliar sua solicitação e decidir se aprova ou não o empréstimo.

Fazer uma avaliação da propriedade 

A instituição financeira geralmente exige uma avaliação da propriedade que servirá de garantia para o empréstimo. Um avaliador profissional avalia o valor da propriedade e fornece um relatório para a instituição financeira.

Fechar o empréstimo 

Se a instituição financeira aprovar o empréstimo, você precisará fechar o empréstimo, assinando os documentos e acordando os termos do empréstimo, incluindo a taxa de juros, as prestações mensais e o prazo do empréstimo.

Banner simulação

Conclusão

Como vimos, o empréstimo hipotecário pode ser uma boa saída em situações de compra de grandes propriedades, pagamento de dívidas, abertura de empresas, viagens, entre outros projetos diversos. É um compromisso fácil de gerenciar que assegura flexibilidade para o cliente.

Nesse sentido, é bom saber quais opções do mercado são mais atraentes. Pesquise bastante antes e considere a Pontte como uma das opções para empréstimo com garantia. 

Conheça nossas ofertas de crédito e tire já o seu projeto da gaveta!

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *