Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Amortização de financiamento: o que é, como funciona e quais são as vantagens

Se você já pensou em realizar o sonho da casa própria, o carro dos sonhos, uma casa na praia, cursar uma faculdade ou qualquer que seja seu desejo e projeto de vida, com certeza já considerou fazer um financiamento.

O financiamento hoje é uma grande oportunidade para quem deseja realizar sonhos e não tem condições de fazer isso com dinheiro à vista.

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é financiamento de bens, e uma das mais frequentes, sem dúvida alguma, é a amortização de financiamento.

Você já ouviu falar? Descubra o que é, seu funcionamento e os benefícios oferecidos logo abaixo!

Qual a diferença entre Empréstimo e Financiamento e como escolher?

O que é amortização de financiamento?

O significado de amortização nada mais é que o abatimento de uma dívida paulatinamente, ou seja, aos poucos, ao longo do tempo.

“Mas não é isso que é o financiamento?”, você pode estar se perguntando. O financiamento calcula uma dívida total, com créditos e taxa de juros, em prazos que podem durar muitos anos. 

Com o passar do tempo, pode mudar a situação de pagamento, por exemplo, mudar um cargo de trabalho e ter um salário reajustado ou receber algum dinheiro inesperado. 

A amortização possibilita a flexibilização dessas parcelas, trazendo benefícios quanto ao montante restante da dívida.

Como funciona a amortização de financiamento?

O conceito de amortização prevê um cálculo que define abatimento de juros do valor total, em caso de antecipação de parcelas dentro do tempo estipulado de pagamento.

A instituição que concedeu o financiamento calcula e oferece possibilidades de desconto.

Existem, na verdade, dois sistemas principais de amortização no mercado:

Tabela Price

A Tabela Price refere-se a parcelas de valores fixos durante a quitação da dívida. Os juros são calculados de forma antecipada e inclusos no valor total da parcela, ou seja, se você adquiriu um bem de valor X, o valor total, somando as parcelas a serem pagas, será maior do que o valor original.

Esse tipo de sistema é usado geralmente em aquisição de bens como eletrodomésticos, eletroeletrônicos e automóveis.

Tabela SAC

A Tabela SAC é um sistema diferenciado, gradativo. A quantia paga nos primeiros meses é sempre mais alta e, com o passar do tempo, vai diminuindo.

Isso acontece porque a dívida vai sendo quitada, diminuindo os juros. No sistema de tabela SAC, a amortização é constante – você abate do montante a mesma quantia mensalmente, porém o valor da parcela varia pela queda dos juros.

A longo prazo, é o tipo de amortização mais vantajoso, opção com melhores benefícios para quem adquire imóveis, por exemplo.

Existe a possibilidade de adiantar parcelas do financiamento?

 A amortização não para por aí. Há, sim, a possibilidade de amortizar financiamento a partir da antecipação de parcelas. 

É possível encurtar o prazo de pagamento de uma dívida ao pagar, por exemplo, de duas em duas parcelas mensalmente. 

Assim, o tempo da quitação do débito diminui, ao mesmo tempo que, se em algum momento não for possível o pagamento duplicado, você continua em situação regular com a instituição.

Quais as vantagens da amortização do financiamento?

Amortizar uma dívida possui muitas vantagens!

vantagens amortização de financiamento

A antecipação de parcelas, por exemplo, garante benefícios que podem fazer total diferença na hora de quitar um débito.

Confira abaixo as vantagens da amortização do financiamento.

Abatimento de juros

No caso da antecipação de parcelas, há uma diferença significativa nos juros praticados se forem pagos antes do seu vencimento. 

Por exemplo, vamos imaginar hipoteticamente que você tem uma dívida fixa por um ano referente a um financiamento. 

Ao pagar, junto da parcela mensal, uma parcela referente ao mês final da dívida, o valor daquela última parcela diminui, pois os juros serão mais baixos.

Assim, gera, em um quadro geral, uma economia a longo prazo – além de quitar a dívida antes do prazo estipulado.

Redução de tempo

Mantendo o exemplo hipotético anterior, se a dívida contratada iria de janeiro a dezembro, supostamente, além da diminuição dos juros, o montante será quitado antes do esperado, ou seja, em dezembro você não terá parcela para pagar.

É uma possibilidade inteligente, prevendo gastos mais intensos no período de dezembro, por exemplo. 

Quanto a financiamentos a longo prazo, é possível optar por tempo mais extenso de pagamento a juros mais baixos e, na antecipação, diminuir o tempo de quitação em anos.

Redução da dívida

De todas as vantagens oferecidas pela amortização, a redução da dívida é, provavelmente, a principal. 

como é calculada amortização

A cada pagamento efetuado, você está um passo mais próximo da quitação total do débito. Fazendo antecipação então, a dívida diminui e o tempo também, assim como os juros.

Quando deve ser feita a amortização de financiamento?

Ter dinheiro guardado não é uma realidade para muitos brasileiros, ainda mais em tempos de crise econômica como a que enfrentamos.

Para fazer amortização de financiamento com responsabilidade, é necessário fazer uma previsão de gastos, levar em conta as despesas fixas mensais e não se comprometer com mais do que pode.

Entre os melhores momentos para uma amortização financeira, destacamos o fim de ano, com o recebimento dos décimo terceiro salário ou bônus que algumas empresas oferecem.

Qualquer renda extra pode ser usada na amortização de financiamento também, como por exemplo se você já possui algum outro imóvel e ele está locado ou mesmo quem exerce uma segunda função para complementar a renda mensal.

Como é calculada a amortização de financiamento?

O cálculo de amortização de financiamento depende de uma série de fatores, como juros, taxas exercidas, prazos, sistema de amortização e outros.

A partir daqueles dois principais sistemas (tabelas Price e SAC, lembra?), é possível calcular cotas de amortização de juros a partir de uma Taxa Referencial ou calcular um percentual fixo de amortização somado aos juros.

Parece difícil, não é? Não precisa ser!

A Pontte, uma fintech nascida em 2018 e pensada para ajudar você a resolver todos os seus problemas e solucionar dúvidas quando o assunto é saúde financeira, pode ser a solução que você esperava em direção ao equilíbrio de finanças!

Entre no site da Pontte para tirar outras dúvidas e ter acesso a várias soluções de financiamento.

Conclusão

A amortização de financiamento é uma opção muito vantajosa para quem deseja equilibrar as contas e organizar a vida em direção à realização de projetos.

É possível fazer economia de forma facilitada, com segurança e responsabilidade, sem sofrimento e finalmente tirar do papel aquilo que antes parecia um sonho distante.

Ficou com dúvidas? Quer conversar um pouco mais?

Entre em contato já com os especialistas da Pontte e escolha a melhor solução de crédito para você.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *