Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Empréstimo para autônomo: como conseguir?

Se você é autônomo ou MEI, já deve ter se perguntado sobre como conseguir empréstimo sem tanta burocracia. Comprovar renda pode ser uma tarefa bastante trabalhosa, sem falar na infinidade de documentos exigidos. Mas neste texto vamos te mostrar como profissionais autônomos podem conseguir empréstimos com taxas justas, de forma rápida e segura.

No Brasil, diversos profissionais trabalham por conta própria. Segundo dados de uma pesquisa do IBGE divulgada em 2019, quase 40% dos trabalhadores brasileiros são autônomos. O trabalhador autônomo é um prestador de serviços que exerce atividade econômica de forma independente e sem vínculos empregatícios com quem contrata seu trabalho.

Como contratar um empréstimo sendo autônomo

A primeira coisa que alguém deve fazer ao decidir solicitar um empréstimo é pesquisar. Essa fase é muito importante para que você escolha a melhor opção para o seu perfil. A internet é uma excelente ferramenta para fazer simulações, comparar taxas e prazos, tudo para te ajudar a tomar a decisão baseada na melhor proposta.

Com a decisão tomada, é hora de organizar a documentação. Geralmente as empresas solicitam documentos pessoais, assim como comprovantes de renda. Trabalhadores autônomos podem pensar que comprovar renda é uma tarefa difícil, mas vamos te provar que não é um bicho de sete cabeças. 

Fintechs estão desburocratizando o crédito

A crise do novo coronavírus impactou diretamente a vida dos profissionais autônomos e uma de suas maiores dificuldades está em conseguir crédito. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada no final de abril mostrou que 60% dos donos de pequenos negócios já procuraram crédito no sistema financeiro desde o início da crise do coronavírus e 84% deles tiveram o pedido negado pelos bancos.

Isso acontece geralmente pela falta de garantias para o pagamento e também pela dificuldade das instituições financeiras em fazer uma análise detalhada do perfil e, com isso, identificar a capacidade de pagamento do cliente. Sem falar da extensa lista de documentos, comprovantes e exigências feitas pelos bancos. 

Após o surgimento das fintechs, o acesso ao crédito foi popularizado e diversas empresas passaram a disponibilizar linhas exclusivas para autônomos e microempreendedores individuais. 

Com uma análise mais detalhada e com maior flexibilidade, as fintechs oferecem uma opção de crédito com taxa de juros justas, utilizando dados e tecnologia para entender melhor o perfil de cada um, com propostas que não comprometam a saúde financeira dos clientes.

Por causa dessa popularização, profissionais autônomos passaram a ter mais chances de conseguir crédito para investir no próprio negócio, realizar algum sonho ou quitar dívidas mais caras.

Como posso comprovar minha renda?

Apesar das dificuldades, o profissional autônomo pode comprovar a renda de uma maneira bastante prática. Geralmente são aceitos extratos bancários dos últimos 6 meses, além de declarações do imposto de renda, notas fiscais de prestação de serviços e outros documentos. 

Mesmo que você coloque um bem como garantia do empréstimo, é necessário comprovar a renda para que a instituição financeira saiba que você tem condições de cumprir com o pagamento das parcelas. Aqui na Pontte, temos um time especializado em análise de documentos e disposto a ajudar para que a comprovação de renda seja uma das partes mais fáceis do processo. 


Opções de empréstimo para autônomos 

O mercado de crédito está crescendo no Brasil. Hoje em dia é possível solicitar empréstimo e enviar toda a documentação sem sair de casa. A seguir, você confere algumas opções disponíveis para quem é autônomo e está em busca de crédito:

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é o tipo de empréstimo mais comum do Brasil. Nessa modalidade, você procura um banco ou financeira e após análises dos documentos o valor é liberado. Geralmente os valores solicitados são relativamente baixos, porém, as taxas aplicadas giram em torno de 6,27% ao mês. 

Recentemente vimos surgir muitas empresas com a proposta de crédito rápido e sem burocracia. É preciso se certificar de que se trata de uma empresa séria, pois golpes são comuns, ou seja, em hipótese alguma você deve realizar pagamentos antecipados. 

Microcrédito

O microcrédito é um tipo de empréstimo voltado a microempreendedores e que desejem usar o dinheiro para aplicar no seu próprio negócio. Nessa modalidade, os prazos para pagamento geralmente são curtos e as empresas devem ter faturamento anual bruto de até 200 mil reais. O valor máximo do microcrédito é de 21 mil reais e o valor liberado depende das análises socioeconômicas e da capacidade de pagamento do cliente.

Penhor

Por exigir que você entregue um bem para servir de garantia ao pagamento, o penhor é um tipo de empréstimo que não exige comprovação de renda e nem análise de crédito. Quem opta por esse tipo de empréstimo deve colocar um bem como garantia do pagamento. Geralmente são feitos penhores de joias, pedras preciosas, relógios, colheitas, maquinário, veículos e uma série de outros bens.

A desvantagem dessa modalidade de empréstimo é que o valor do bem geralmente não é avaliado de acordo com o preço de mercado. Em caso de penhor de joias, por exemplo, a marca e o design não são levados em conta, portanto, o valor disponibilizado é muito menor do que o valor pago na compra.

Empréstimo com garantia de imóvel para autônomos

Uma excelente opção de empréstimo para autônomo é o empréstimo com garantia de imóvel. Essa modalidade vem ganhando força no mercado brasileiro e pode ser uma das melhores opções neste momento, em que profissionais autônomos precisam de taxas mais baixas, dinheiro rápido e longo prazo para o pagamento. Na Pontte, você consegue empréstimos com as menores taxas do mercado

Neste post, explicamos com detalhes o que é e como funciona o empréstimo com garantia de imóvel da Pontte, também conhecido como empréstimo Home Equity. Por ter um imóvel como garantia do pagamento das parcelas, conseguimos oferecer taxas mais baratas do que os empréstimos tradicionais, que não pedem garantia. Além disso, outra grande vantagem é o prazo de até 20 anos para quitação e você poder usar o dinheiro da maneira que quiser.

Sabemos que trabalhar de forma autônoma não é uma tarefa fácil. A incerteza e dúvida sobre o futuro pairam sobre a cabeça de muitos profissionais, especialmente agora com a pandemia do coronavírus. Sabendo da importância dos profissionais autônomos, nós oferecemos um crédito com taxas justas e maior prazo para pagamento. 

Agora que você já sabe como um profissional autônomo pode conseguir empréstimo, faça uma simulação do empréstimo com garantia de imóvel e comece a pagar as parcelas só daqui a 6 meses.

Gostou desse conteúdo? Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário e nosso time irá te ajudar Não deixe de conferir os outros conteúdos aqui do blog.

Evandro

Evandro

Evandro Diegues é Analista de Marketing na Pontte. Publicitário com experiência em atendimento, deu uma virada na carreira ao entrar na empresa. Quer levar informação de qualidade às pessoas e mostrar que sim, existe crédito justo e saudável no mercado.

2 thoughts on “Empréstimo para autônomo: como conseguir?

  1. a eu sou autonomo e tanbem aposentado gostaria de fazer um emprestimo juntos a vcs para quitar dividas

    1. Oi, José. Obrigada pelo comentário! Acesse o link que consta no final do post para fazer a simulação do empréstimo. Após concluir a simulação e realizar o cadastro, nosso time de atendimento irá entrar em contato com você! Qualquer dúvida é só chamar =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *