Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Consultor imobiliário: o que é, atribuições e quando contratar

O consultor de imóveis tem um papel analítico e estratégico na avaliação e na tomada de decisão para quem está comprando e vendendo imóveis.

E, sim, um consultor imobiliário exerce um trabalho diferente do corretor de imóveis – que é quem lida diretamente com as transações -, pois seu papel é mais do que vender: é também orientar seu cliente em relação a esse tipo de investimento financeiro. 

Mas o que faz um consultor imobiliário especificamente? E como se especializar nesse segmento tão agitado da economia brasileira? Aprenda tudo sobre este assunto ao longo do nosso artigo!

O que é um consultor imobiliário?

Como apontamos, esse tipo de especialista tem um papel mais analítico dentro do setor imobiliário. Podendo atuar tanto com o consumidor final quanto com corretores, construtoras, e empreiteiras, entre outras empresas do ramo, o consultor tem o principal objetivo de orientar o seu público-alvo na melhor tomada de decisão ao investir no mercado imobiliário .

Assim, cada cliente pode comprar ou vender uma propriedade com o auxílio de um especialista, potencializando os resultados dos seus objetivos — sejam eles a aquisição da casa própria, vender um imóvel ou mesmo investir em imóveis.

Sabe a importância disso? Em 2021, o Valor Geral de Vendas (VGV) de imóveis no país girou em torno de R$ 99 bilhões. Um aumento de 12% com relação ao ano de 2020.

Ou seja, há um mercado em crescimento e com múltiplas oportunidades de faturamento. Pois também existem diversas formas de fazer um investimento em imóvel, e o consultor especializado pode ser um fator decisivo para a tomada de decisão dos seus clientes.

Consultor imobiliário: quais são suas atribuições?

Por meio de análises e bons relacionamentos no mercado, o consultor imobiliário avalia todos os cenários em torno de um empreendimento. Isso inclui os cenários econômico, político e social. 

Assim, ele consegue destacar se determinada compra ou venda é favorável ou não ao seu cliente. As principais atribuições desse profissional são:

  • Pesquisa de imóveis e tendências do setor;
  • Análise e avaliação de oportunidades do mercado;
  • Avaliação de imóveis, para uma precificação justa e precisa;
  • Trabalhar em alinhamento com diferentes perfis (como o consumidor final e corretores imobiliários).

Consultor imobiliário e corretor de imóveis: entenda a diferença

Já mostramos que ambas as atuações são distintas — ainda que um ou o outro possa assumir algumas responsabilidades do colega de profissão.

Mas é verdade que, entre consultor imobiliário ou corretor de imóveis, o primeiro tem atuação mais estratégica por meio de análises do mercado para auxiliar na decisão dos seus clientes.

Um exemplo disso é quando um consultor imobiliário é contratado por um investidor para comprar terrenos ou imóveis para investimento financeiro. É o consultor de imóveis quem faz a análise de mercado, analisa também qual região é mais propícia para o tipo de negócio e qual será a margem de preço para esse tipo de compra. 

Além disso, o consultor imobiliário também pode ser responsável pela venda de terrenos e imóveis, fazendo uma análise mais profunda do preço que pode ser cobrado na região.

Enquanto isso, o corretor de imóveis deve estar cadastrado no CRECI (para regular sua atuação no ramo) e atua na prospecção de imóveis para intermediar compras e vendas, além de locação ou mesmo avaliação de empreendimentos imobiliários. Veja outras atividades comumente realizadas por corretores:

  • Fazer a administração locações e condomínios;
  • Solicitar a documentação para as transações imobiliárias;
  • Entrevistar clientes, pesquisar mercado e captar imóveis;
  • Gestão de fundos de investimento imobiliário;
  • Elaborar estratégias para comercialização de loteamentos, terrenos e imóveis;
  • Assessorar os clientes após a transação imobiliária.

Veja também: Alugar ou financiar: O que é melhor?

Mercado de atuação para a consultoria imobiliária: entenda como funciona

Mercado de atuação para a consultoria imobiliária

Com um bom relacionamento no setor, constante reciclagem de conhecimentos e alta capacidade de análise, o consultor consegue destaque diversificado e diferenciado. Veja algumas formas de atuação desse profissional:

  • Avaliação do potencial de uma região para a aquisição ou mesmo construção de empreendimentos imobiliários;
  • Identificação do padrão de imóvel que atrai o seu público-alvo para apontar oportunidades;
  • Servir de ponte intermediária entre partes interessadas.

Esse especialista tem, portanto, importância na decisão que os seus clientes vão tomar. Afinal de contas, tendem a ser escolhas de longo prazo e que geram até mesmo empréstimos focados no investimento desse mercado.

O que precisa para ser um bom consultor imobiliário?

Para desenvolver o seu perfil profissional nesse segmento, selecionamos algumas características fundamentais. Confira:

Ética e honestidade

Entre análises, previsões e promessas, o consultor imobiliário deve pautar o seu trabalho com ética e honestidade. Isso tudo para oferecer um trabalho imparcial e justo, mas também alinhado com transparência nas negociações e na condução de cada serviço.

Comprometimento com as metas

Negociações imobiliárias costumam levar tempo e uma grande quantidade de recursos (como tempo e dinheiro). Com isso, o bom consultor imobiliário aprende a lidar com essas características sem promessas infundadas ou sem pressa diante de tantos detalhes que podem influenciar o andamento do negócio.

Daí a importância em ter comprometimento com prazos — e em saber calculá-los — , o que garante um serviço transparente e alinhado com a realidade de cada negociação.

Proatividade

Ainda que o trabalho do consultor imobiliário seja bastante analítico e teórico, sua rotina deve ser pautada também por proatividade. Afinal, a necessidade de atualização do mercado e de relacionamento com todas as partes já demonstram a dinâmica desse segmento do mercado imobiliário.

Busca por conhecimento

Cursos, workshops, eventos do setor, mentorias… Tudo vale para entender o momento e as projeções do segmento para favorecer a sua busca por clientes e a realização de serviços continuamente melhores. E, como destacamos anteriormente, este é um papel que exige atitude e prontidão.

Conhecimento da legislação

É também de grande importância o conhecimento sobre a legislação vigente. Assim, as negociações ocorrem sem imprevistos e dentro dos princípios da lei e dos regulamentos do setor.

Qual o momento ideal de contratar um consultor imobiliário?

Algumas situações específicas podem tornar a contratação do consultor ainda mais valiosa. Confira quais são:

  • Avaliação de imóveis. Especialmente, aquelas que não despertam interesse de compradores porque o preço está fora da realidade daquela região;
  • Promoção do imóvel, analisando seus pontos fortes e características que podem impulsionar as ofertas;
  • Oportunidades dentro das tendências e projeções do mercado imobiliário;
  • Acompanhamento de uma negociação, agindo sempre de maneira analítica para identificar oportunidades e gargalos em todas as etapas do processo de venda. 
Qual o momento ideal de contratar um consultor imobiliári

Quer se tornar um consultor imobiliário? Saiba por onde começar

Entenda, agora, quais são os principais passos para iniciar ou desenvolver a sua profissão como consultor imobiliário!

Cursos e especializações

Um consultor imobiliário não pode estagnar sua bagagem de conhecimento. Vá além dos ensinos acadêmicos e participe ativamente da sua comunidade para aprender de modo contínuo, agregando sempre valor ao serviço prestado para o seu público-alvo.

Networking

Relacione-se. A todo instante. Pois esse é um papel relevante do corretor de imóveis e do consultor imobiliário, uma vez que cada bom relacionamento é uma janela de oportunidade para futuros projetos e serviços.

Experiência no setor imobiliário

A experiência é outro papel relevante para a qualificação do consultor imobiliário. Pois, assim, cria-se diferenciais competitivos e atestam o quanto esse profissional de fato conhece o mercado e consegue prestar serviços com o menor risco possível de imprevistos.

Conhecer os players do mercado

Além de toda a experiência e bagagem necessária para esse tipo de trabalho, é preciso conhecer todas as possibilidades de fechar um negócio – para além dos bancos tradicionais.

Afinal, verificar todas as opções da transação, como o financiamento imobiliário – taxas, prazos, condições de pagamento -, são tarefas realizadas pelo consultor imobiliário. 

Também é importante entender o mercado financeiro como um todo, estando sempre atento às taxas e índices de inflação, pois estes influenciam completamente o mercado imobiliário como um todo.

E para além disso, você pode atuar como parceiro indicando operações de crédito para instituições financeiras, como a Pontte, por exemplo.

Fazendo parte do nosso time de parceiros, além de oferecer para o seu cliente uma das melhores taxas e condições de pagamento do mercado, você ainda ganha comissões por isso e participa dos nossos programas de incentivo. Clique no botão abaixo e saiba mais:

Salário de um consultor imobiliário

O salário do consultor imobiliário varia, mas uma remuneração fixa desse profissional pode chegar a R$ 4 mil ou mais, até, dependendo da sua bagagem profissional. 

Mas esse valor pode ser trabalhado também por meio de serviços prestados — como a remuneração por hora — especialmente se o consultor trabalhar como autônomo.

Independentemente do caso, é necessário entender a média do mercado e avaliar o seu potencial e diferenciais para calcular uma média salarial atrativa para o seu crescimento e também para despertar o interesse (e causar a percepção de valor) dos seus clientes.

Na Pontte, você tem uma porcentagem sobre cada operação que indica e é concluída, ou seja, o valor da sua comissão já pode ser mais previsível desde o início do processo. 

Conclusão

O consultor imobiliário tem uma atuação mais teórica no mercado. Especialmente, se compararmos com o corretor de imóveis. 

Seu escopo de trabalho gira mais em torno do conhecimento técnico e teórico do setor, permitindo que auxilie seus clientes em cada etapa da sua jornada — seja para a compra, venda ou investimento de imóveis.

Trabalhar no mercado pode ser uma grande oportunidade para conhecer ainda mais os trâmites e burocracias, além de desenvolver um olhar analítico, crítico e apurado para identificar boas oportunidades. Detalhes que podem passar despercebidos por muita gente ao comprar ou vender imóveis.

Então, vale a pena especializar-se nesse segmento para suprir a demanda sempre aquecida do mercado imobiliário.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *