O consultor de imóveis tem um papel analítico e estratégico na avaliação e na tomada de decisão para quem está comprando e vendendo imóveis.
E, sim, um consultor imobiliário exerce um trabalho diferente do corretor de imóveis – que é quem lida diretamente com as transações -, pois seu papel é mais do que vender: é também orientar seu cliente em relação a esse tipo de investimento financeiro.
Mas o que faz um consultor imobiliário especificamente? E como se especializar nesse segmento tão agitado da economia brasileira? Aprenda tudo sobre este assunto ao longo do nosso artigo!
O que é um consultor imobiliário?
Como apontamos, esse tipo de especialista tem um papel mais analítico dentro do setor imobiliário. Podendo atuar tanto com o consumidor final quanto com corretores, construtoras, e empreiteiras, entre outras empresas do ramo, o consultor tem o principal objetivo de orientar o seu público-alvo na melhor tomada de decisão ao investir no mercado imobiliário .
Assim, cada cliente pode comprar ou vender uma propriedade com o auxílio de um especialista, potencializando os resultados dos seus objetivos — sejam eles a aquisição da casa própria, vender um imóvel ou mesmo investir em imóveis.
Sabe a importância disso? Em 2021, o Valor Geral de Vendas (VGV) de imóveis no país girou em torno de R$ 99 bilhões. Um aumento de 12% com relação ao ano de 2020.
Ou seja, há um mercado em crescimento e com múltiplas oportunidades de faturamento. Pois também existem diversas formas de fazer um investimento em imóvel, e o consultor especializado pode ser um fator decisivo para a tomada de decisão dos seus clientes.
Consultor imobiliário: quais são suas atribuições?
Por meio de análises e bons relacionamentos no mercado, o consultor imobiliário avalia todos os cenários em torno de um empreendimento. Isso inclui os cenários econômico, político e social.
Assim, ele consegue destacar se determinada compra ou venda é favorável ou não ao seu cliente. As principais atribuições desse profissional são:
- Pesquisa de imóveis e tendências do setor;
- Análise e avaliação de oportunidades do mercado;
- Avaliação de imóveis, para uma precificação justa e precisa;
- Trabalhar em alinhamento com diferentes perfis (como o consumidor final e corretores imobiliários).
Consultor imobiliário e corretor de imóveis: entenda a diferença
Já mostramos que ambas as atuações são distintas — ainda que um ou o outro possa assumir algumas responsabilidades do colega de profissão.
Mas é verdade que, entre consultor imobiliário ou corretor de imóveis, o primeiro tem atuação mais estratégica por meio de análises do mercado para auxiliar na decisão dos seus clientes.
Um exemplo disso é quando um consultor imobiliário é contratado por um investidor para comprar terrenos ou imóveis para investimento financeiro. É o consultor de imóveis quem faz a análise de mercado, analisa também qual região é mais propícia para o tipo de negócio e qual será a margem de preço para esse tipo de compra.
Além disso, o consultor imobiliário também pode ser responsável pela venda de terrenos e imóveis, fazendo uma análise mais profunda do preço que pode ser cobrado na região.
Enquanto isso, o corretor de imóveis deve estar cadastrado no CRECI (para regular sua atuação no ramo) e atua na prospecção de imóveis para intermediar compras e vendas, além de locação ou mesmo avaliação de empreendimentos imobiliários. Veja outras atividades comumente realizadas por corretores:
- Fazer a administração locações e condomínios;
- Solicitar a documentação para as transações imobiliárias;
- Entrevistar clientes, pesquisar mercado e captar imóveis;
- Gestão de fundos de investimento imobiliário;
- Elaborar estratégias para comercialização de loteamentos, terrenos e imóveis;
- Assessorar os clientes após a transação imobiliária.
Veja também: Alugar ou financiar: O que é melhor?
Mercado de atuação para a consultoria imobiliária: entenda como funciona
Com um bom relacionamento no setor, constante reciclagem de conhecimentos e alta capacidade de análise, o consultor consegue destaque diversificado e diferenciado. Veja algumas formas de atuação desse profissional:
- Avaliação do potencial de uma região para a aquisição ou mesmo construção de empreendimentos imobiliários;
- Identificação do padrão de imóvel que atrai o seu público-alvo para apontar oportunidades;
- Servir de ponte intermediária entre partes interessadas.
Esse especialista tem, portanto, importância na decisão que os seus clientes vão tomar. Afinal de contas, tendem a ser escolhas de longo prazo e que geram até mesmo empréstimos focados no investimento desse mercado.
O que precisa para ser um bom consultor imobiliário?
Para desenvolver o seu perfil profissional nesse segmento, selecionamos algumas características fundamentais. Confira:
Ética e honestidade
Entre análises, previsões e promessas, o consultor imobiliário deve pautar o seu trabalho com ética e honestidade. Isso tudo para oferecer um trabalho imparcial e justo, mas também alinhado com transparência nas negociações e na condução de cada serviço.
Comprometimento com as metas
Negociações imobiliárias costumam levar tempo e uma grande quantidade de recursos (como tempo e dinheiro). Com isso, o bom consultor imobiliário aprende a lidar com essas características sem promessas infundadas ou sem pressa diante de tantos detalhes que podem influenciar o andamento do negócio.
Daí a importância em ter comprometimento com prazos — e em saber calculá-los — , o que garante um serviço transparente e alinhado com a realidade de cada negociação.
Proatividade
Ainda que o trabalho do consultor imobiliário seja bastante analítico e teórico, sua rotina deve ser pautada também por proatividade. Afinal, a necessidade de atualização do mercado e de relacionamento com todas as partes já demonstram a dinâmica desse segmento do mercado imobiliário.
Busca por conhecimento
Cursos, workshops, eventos do setor, mentorias… Tudo vale para entender o momento e as projeções do segmento para favorecer a sua busca por clientes e a realização de serviços continuamente melhores. E, como destacamos anteriormente, este é um papel que exige atitude e prontidão.
Conhecimento da legislação
É também de grande importância o conhecimento sobre a legislação vigente. Assim, as negociações ocorrem sem imprevistos e dentro dos princípios da lei e dos regulamentos do setor.
Qual o momento ideal de contratar um consultor imobiliário?
Algumas situações específicas podem tornar a contratação do consultor ainda mais valiosa. Confira quais são:
- Avaliação de imóveis. Especialmente, aquelas que não despertam interesse de compradores porque o preço está fora da realidade daquela região;
- Promoção do imóvel, analisando seus pontos fortes e características que podem impulsionar as ofertas;
- Oportunidades dentro das tendências e projeções do mercado imobiliário;
- Acompanhamento de uma negociação, agindo sempre de maneira analítica para identificar oportunidades e gargalos em todas as etapas do processo de venda.
Quer se tornar um consultor imobiliário? Saiba por onde começar
Entenda, agora, quais são os principais passos para iniciar ou desenvolver a sua profissão como consultor imobiliário!
Cursos e especializações
Um consultor imobiliário não pode estagnar sua bagagem de conhecimento. Vá além dos ensinos acadêmicos e participe ativamente da sua comunidade para aprender de modo contínuo, agregando sempre valor ao serviço prestado para o seu público-alvo.
Networking
Relacione-se. A todo instante. Pois esse é um papel relevante do corretor de imóveis e do consultor imobiliário, uma vez que cada bom relacionamento é uma janela de oportunidade para futuros projetos e serviços.
Experiência no setor imobiliário
A experiência é outro papel relevante para a qualificação do consultor imobiliário. Pois, assim, cria-se diferenciais competitivos e atestam o quanto esse profissional de fato conhece o mercado e consegue prestar serviços com o menor risco possível de imprevistos.
Conhecer os players do mercado
Além de toda a experiência e bagagem necessária para esse tipo de trabalho, é preciso conhecer todas as possibilidades de fechar um negócio – para além dos bancos tradicionais.
Afinal, verificar todas as opções da transação, como o financiamento imobiliário – taxas, prazos, condições de pagamento -, são tarefas realizadas pelo consultor imobiliário.
Também é importante entender o mercado financeiro como um todo, estando sempre atento às taxas e índices de inflação, pois estes influenciam completamente o mercado imobiliário como um todo.
E para além disso, você pode atuar como parceiro indicando operações de crédito para instituições financeiras, como a Pontte, por exemplo.
Fazendo parte do nosso time de parceiros, além de oferecer para o seu cliente uma das melhores taxas e condições de pagamento do mercado, você ainda ganha comissões por isso e participa dos nossos programas de incentivo. Clique no botão abaixo e saiba mais:
Salário de um consultor imobiliário
O salário do consultor imobiliário varia, mas uma remuneração fixa desse profissional pode chegar a R$ 4 mil ou mais, até, dependendo da sua bagagem profissional.
Mas esse valor pode ser trabalhado também por meio de serviços prestados — como a remuneração por hora — especialmente se o consultor trabalhar como autônomo.
Independentemente do caso, é necessário entender a média do mercado e avaliar o seu potencial e diferenciais para calcular uma média salarial atrativa para o seu crescimento e também para despertar o interesse (e causar a percepção de valor) dos seus clientes.
Na Pontte, você tem uma porcentagem sobre cada operação que indica e é concluída, ou seja, o valor da sua comissão já pode ser mais previsível desde o início do processo.
Conclusão
O consultor imobiliário tem uma atuação mais teórica no mercado. Especialmente, se compararmos com o corretor de imóveis.
Seu escopo de trabalho gira mais em torno do conhecimento técnico e teórico do setor, permitindo que auxilie seus clientes em cada etapa da sua jornada — seja para a compra, venda ou investimento de imóveis.
Trabalhar no mercado pode ser uma grande oportunidade para conhecer ainda mais os trâmites e burocracias, além de desenvolver um olhar analítico, crítico e apurado para identificar boas oportunidades. Detalhes que podem passar despercebidos por muita gente ao comprar ou vender imóveis.
Então, vale a pena especializar-se nesse segmento para suprir a demanda sempre aquecida do mercado imobiliário.