Investir é uma ótima oportunidade de aumentar, fortalecer e até proteger um capital ou patrimônio. E é aí que a alavancagem financeira entra: ela pode ajudar pessoas a investirem ainda mais do que têm.
E essa maneira de maximizar os ganhos com os seus ativos investidos pode, inclusive, ser aplicada também dentro de uma empresa.
Ao longo deste post vamos explicar como funciona a alavancagem financeira e destacar quais cuidados devem ser tomados ao considerar essa possibilidade. Boa leitura!
O que é a alavancagem financeira?
Para explicar o conceito de alavancagem financeira é só pensar no que uma alavanca consegue fazer: suspender objetos pesados com menos esforço.
Agora, basta aplicar a mesma ideia no mundo dos investimentos. Isso porque a ideia da alavancagem reside na aplicação de ativos com o auxílio e/ou o complemento de um capital externo.
Isso tem como objetivo potencializar os resultados e em menos tempo. Mas vale destacar: em casos de perdas, o prejuízo é proporcionalmente maior.
Importância da alavancagem financeira: entenda
Corretoras de valores já tendem a oferecer esse tipo de serviço por meio do próprio home broker (sistema de cada uma dessas empresas), permitindo a movimentação de valores superiores ao que há disponível na conta do cliente.
Isso pode ser feito, por exemplo, para investir no mercado de ações (por meio da Bolsa de Valores) ou ainda com minicontratos de dólar, entre outras possibilidades.
E a importância disso está, justamente, na possibilidade de maximizar os ganhos — lembrando que ainda deve ser necessário devolver o valor, após a captação de recursos e a realização da operação (isso tende acontecer ao término do mesmo pregão da Bolsa).
Só que a alavancagem financeira também tem o seu valor no mercado corporativo. Em geral, funciona como uma captação de recursos externos para a realização de objetivos específicos — vamos falar melhor sobre isso adiante.
Principais vantagens da alavancagem financeira
A grande vantagem desse método consiste na multiplicação de patrimônio rapidamente por meio de uma captação externa.
Se existe uma boa oportunidade de negócio, por exemplo, e se os riscos forem calculados – ainda que não plenamente previsíveis -, a alavancagem pode ser de grande valia.
Contudo, mesmo com toda a pesquisa e previsão, ainda sim existirão riscos. E, como já mencionamos acima, os prejuízos são proporcionais ao investimento que se fez.
Ou seja, se não houver planejamento, a alavancagem pode ser uma grande armadilha para o investidor.
Tipos de alavancagem financeira
Destacamos no tópico anterior que a alavancagem financeira também tem um perfil corporativo e com objetivos similares aos aplicados no mercado financeiro.
A seguir, vamos falar mais sobre essas diferenças. Confira!
Alavancagem nas empresas
A alavancagem nas empresas (ou apenas alavancagem empresarial) está relacionada à ideia de um investimento e que, para ser viabilizado, soluções externas são buscadas para que essa operação não afete o capital da empresa.
Isso pode ser feito por meio da emissão de debêntures, de ações preferenciais, empréstimos e outras soluções para captar recursos de terceiros.
Alavancagem nos investimentos
Enquanto isso, vimos que a alavancagem nos investimentos é bastante focada na busca de captação de recursos para aproveitar uma oportunidade de negócio e potencializar os lucros em curtíssimo prazo. Mas a estratégia também tem aplicações para:
- destacar o total de dívida usada para financiar algum ativo;
- tratar da operação de valores superiores ao seu próprio patrimônio.
Vantagens e desvantagens de fazer uma alavancagem financeira
Inicialmente, a alavancagem pode ser uma alternativa interessante porque permite a movimentação de mais dinheiro e, assim, alcançar resultados melhores.
Só que é importante destacar o cuidado em assumir esse compromisso, já que você está aplicando um dinheiro que não possui e que pode carregar os mesmos riscos de um empréstimo, por exemplo.
Isso não chega a ser, necessariamente, uma desvantagem, mas é algo a ser considerado, sem dúvidas. E é especialmente importante que você compare a oportunidade com o seu próprio objetivo financeiro, os riscos e os resultados que podem ser obtidos com isso.
Saiba mais: Investimento em imóvel vale a pena?
Como calcular a alavancagem de uma empresa?
A alavancagem de uma empresa tem como índice o GAF — sigla para Grau de Alavancagem —, que ajuda a apontar o efeito de uma variação no lucro da empresa em dois momentos: antes dos juros e do imposto de renda (LAJIR). E são essas variações que vão refletir no lucro líquido da sua operação.
Para tanto, podemos usar duas fórmulas para calcular o grau de alavancagem:
- GAF = variação % no lucro líquido / variação % no LAJIR = ∆LL / ∆LAJIR
- GAF = LAJIR / LAJIR – despesas financeiras = LAJIR / LAIR
Outra forma é por meio da fórmula GAF = RPL/RAT. Neste caso, RPL corresponde ao Retorno sobre o Patrimônio Líquido (Lucro líquido/Patrimônio Líquido) enquanto o RAT é a sigla para o Retorno sobre o Ativo Total(Lucro depois do Imposto de Renda e antes dos juros/Ativo Total).
Veja também: dicas para fazer um aporte de capital
Alavancagem financeira e operacional: saiba como funciona
No que diz respeito à alavancagem empresarial, podemos ainda falar sobre outro conceito: a alavancagem operacional. Acima, havíamos destacado a alavancagem financeira — a captação de capital de terceiros para alcançar um objetivo sem impactar o patrimônio da organização —, e a versão operacional está associada na captação de recursos, também, mas para outros fins, como aumentar a capacidade produtiva, por exemplo.
Existem cálculos que devem ser feitos para que o valor agregado dessa decisão ocorra, não sendo algo que se faz sem planejamento.
Por isso, seja para o mundo de investimentos, no mercado financeiro, ou no setor corporativo (com a alavancagem financeira e operacional), saiba que os resultados podem impressionar — assim como os prejuízos se os riscos não forem calculados e não estiverem alinhados com as expectativas.
Mas vale reforçar, ainda, que independentemente do seu objetivo para considerar a alavancagem financeira, existem meios de captar recursos com boas taxas e levar adiante as suas ideias com potencial de lucro.
É o caso do Empréstimo com Garantia de Imóvel da Pontte, que contempla imóveis residenciais e comerciais, e pode ser uma ótima opção para quem precisa de um crédito mais rápido e com taxas mais baixas. Confira algumas vantagens:
- Taxas a partir de 0,95% ao mês + IPCA
- 240 meses para pagar
- Até 3 meses de carência
- Um mês do ano para não pagar a parcela
- Processo 100% digital
- Equipe dedicada a fazer as coisas acontecerem
Conclusão
Vimos que a alavancagem financeira pode, realmente, alavancar resultados — seja em investimentos ou para concretizar um projeto corporativo financeiro ou operacional.
Lembre-se que planejamento, análises e muita coleta de informação auxiliam na redução de riscos para que a sua decisão seja a mais assertiva e lucrativa possível!