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Marketing Digital: guia para empreendedores

O Marketing Digital passou a ser uma das ferramentas mais utilizadas para a divulgação de produtos e serviços no mundo desde a popularização da internet, lá em 1990.

E desde então, cada vez mais empresas têm investido em ações de marketing na internet por conta do volume de possibilidades e oportunidades que a rede proporciona. 

Leia este artigo e entenda quais são os objetivos do marketing digital, como ele pode ajudar sua empresa a vender ainda mais, e ainda encontre dicas de como fazer parte desse universo. 

  1. Qual o objetivo do Marketing Digital
  2. Qual a importância do Marketing Digital para o seu negócio?
  3. Marketing de conteúdo
  4. Inbound Marketing
  5. Marketing de Relacionamento
  6. Marketing de Recompensa
  7. Como definir meu público-alvo?
  8. O que é funil de vendas?
  9. Os recursos do Marketing Digital
  10. Como saber se a estratégia está dando certo?
  11. O Marketing Digital da Pontte
  12. Conclusão

Qual o objetivo do Marketing Digital?

Para entendermos os objetivos do marketing digital, é necessário primeiramente entender o que é o marketing como um todo.

A American Marketing Association (AMA), que representa os profissionais de marketing nos Estados Unidos, traz a seguinte definição:

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

E o marketing digital não é diferente. Ele promove os mesmos tipos de ação, só que dentro do universo das redes de internet, transitando por diversos espaços, canais e formatos, com uma perspectiva menos menos limitada do que a de outros meios.  

Qual a importância do Marketing Digital para o seu negócio?

O marketing digital é um mundo cheio de possibilidades. Com ele, você pode conquistar uma carteira maior de clientes, e ao mesmo tempo fidelizá-los e ainda torná-los fãs da sua empresa. 

E tudo isso pode te ajudar a vender mais, reduzindo, assim, o custo de aquisição de cliente (CAC), e, consequentemente, te trazendo uma maior margem de lucro.

Além disso, se sua empresa se tornar uma referência de conteúdo na área em que atua, fica ainda mais fácil que as pessoas conheçam as ações e produtos que você oferta. 

Separamos algumas das estratégias de marketing digital mais comuns para você se inspirar. Veja:

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdos em textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e outros meios, mas sem promover explicitamente a marca.

Esse método consiste em ajudar o público-alvo a solucionar problemas, além de fortalecer a autoridade da marca em seu segmento.

Vamos pegar como exemplo um post de blog de uma fabricante de pneus, que semanalmente posta um artigo sobre viagens de carro pelo Brasil. 

Convenhamos que, quanto mais essas pessoas viajarem, mais cedo precisarão de pneus novos. Contudo, elas já terão essa marca como referência na hora da compra e ainda continuarão sendo leitores fieis do blog por seu conteúdo de valor. 

Ou seja, essa estratégia aumenta a visibilidade da marca e a interação com os consumidores, nutre a base de leads, reduz os custos de aquisição de clientes (CAC), e em troca, você ainda pode ganhar a confiança do público – e até mesmo melhorar a experiência pós-venda.

Inbound marketing

O inbound marketing (em português, marketing de atração) é uma forma de publicidade online que utiliza como forma de promover produtos e serviços através de conteúdos relevantes, utilizando o marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization ou, em português, otimização de mecanismos de busca) e estratégias de redes sociais.

Nesta estratégia de marketing – utilizada muitas das vezes até involuntariamente pelo profissional de marketing -, os clientes são atraídos pela mensagem da empresa, e não só pelo produto oferecido.

Assim fica mais fácil apresentar soluções e ganhar até promotores de marca (pessoas que gratuitamente promovem uma marca por gostar de sua proposta). 

Vamos ver um exemplo de como o Inbound Marketing funciona?

Uma pessoa busca empreender e tem buscado diversas formas de conseguir o capital necessário para realizar esse investimento.

Enquanto navega pela internet, encontra no blog da Pontte um artigo sobre os diferentes tipos de crédito existentes no mercado. 

Nesse meio tempo ela descobre que a Pontte tem uma solução de crédito com garantia de imóvel que contempla seus interesses. Daí então ela decide fazer uma simulação de empréstimo. 

A Pontte, por meio do marketing de conteúdo e do SEO – que ajudou o artigo a ficar mais visível nos mecanismos de busca – , atraiu um possível cliente através do inbound marketing.

Marketing digital de Relacionamento

Com certeza você já viu clientes da Apple e da Samsung brigando para saber qual marca de eletrônicos é a melhor, não é?

É exatamente esse tipo de cliente que o marketing de relacionamento quer formar.

A partir do estudo dos tipos de clientes é possível identificar os pontos fortes e fracos de uma marca e apostar no que está dando certo, a fim de fidelizar os clientes e convertê-los em fãs. 

E para que esse tipo de estratégia dê certo, é preciso utilizar os meios de marketing mais tradicionais (cupons de desconto, conteúdos enriquecedores, apresentar novos produtos e novidades), unindo isso a pesquisas de satisfação, uma atenção especial no pós-venda (customer success) e fazendo análises de resultados.

Assim, você vai conhecer seu cliente mais a fundo e entender o que ele precisa para ficar cada vez mais colado na sua marca.

Marketing digital de recompensa

Como o próprio nome já traduz, o marketing de recompensa promove o reconhecimento dos consumidores por meio de benefícios agregados ao produto ou serviço vendido, como prêmios, por exemplo.

E de acordo o relatório Loyalty Barometer Report de 2021, promovido pela Hello World, 81% dos consumidores desejam criar relacionamento com as marcas, e 58% preferem quando isso acontece por meio de ofertas e presentes.

E como isso funciona? 

  • Você oferece uma recompensa para o consumidor em troca de uma ação (uma pesquisa de satisfação após a compra, por exemplo);
  • O consumidor realiza a ação e ganha a recompensa, que pode ser um cupom de desconto, um serviço gratuito ou até mesmo um cashback;
  • O consumidor sente que o valor investido retornou algo a ele
  • Ele se sente valorizado e pode se sentir motivado a comprar novamente.

E lembre-se: para realizar qualquer tipo de ação citada anteriormente dentro do universo digital, é preciso entender quem é o seu público-alvo. E é isso que vamos ver a seguir. Continue a leitura!

Como definir meu público-alvo?

imagem com fundo roxo, com algumas peças de madeira retangulares pequenas com um desenho de uma pessoa dentro, no centro uma carta maior representando um alvo com uma flecha dentro representando público-alvo do marketing digital.

O público-alvo é, basicamente, quem você quer atrair. Ou seja, qual o tipo de público você deseja atingir para aumentar a oferta do seu produto ou serviço?

E para entender quem é seu público-alvo, é necessário que você faça algumas análises com base nos clientes que você já tem, como:

Demográfica

Idade, gênero, estado civil, renda, escolaridade, religião, raça, nacionalidade

Geográfica

País, região, estado, cidade e tamanho da cidade. É uma zona rural? Uma zona urbana? É uma região residencial ou comercial? Tudo isso deve ser considerado.

Psicográfica

O estilo de vida, a personalidade, os valores, interesses e outros quesitos que dizem respeito a quem é essa pessoa são importantíssimos. Algumas perguntas boas nesta fase são: seus clientes costumam ser minimalistas ou extravagantes? Levam uma vida mais saudável ou mais sedentária? São mais ou menos românticos? E claro, vale pensar nas características dos produtos ou serviços oferecidos para saber quais perguntas fazer.

Comportamental

Aqui vale levantar uma média do intervalo que seu cliente procura seu produto ou serviço, a motivação da compra, se ele tem muito ou pouco interesse na hora de procurar pelo que você oferece (exemplo: se ele chega determinado a fazer a compra ou se ele é convencido durante a jornada de compra), enfim, é uma análise importante para saber qual a sensibilidade dele ao marketing e como serão definidas grande parte das estratégias. 

Já no caso de empresas que atuam no mercado B2B (Buniness to Business), é preciso avaliar outros quesitos como:

  • Segmento de atuação;
  • Porte da empresa; 
  • Número de funcionários;
  • Localização;
  • Há quanto tempo atua no mercado;
  • Faturamento;
  • Maturidade no mercado.

Assim, entendendo o cliente, você pode traçar um funil de vendas para te ajudar ainda mais a traçar as estratégias de marketing necessárias para que o cliente conclua sua jornada de compra.

O que é funil de vendas no marketing digital?

O funil de vendas (também conhecido como pipeline) é, sobretudo, quem delimita a jornada do cliente do primeiro contato com a marca até o fechamento do negócio, e auxilia o profissional de marketing – ou de vendas – a atrair, converter, fidelizar e vender um produto ou serviço.

Ele deve ser formado por um conjunto de etapas e gatilhos para facilitar a tomada de decisão do cliente. E esse funil é dividido em três fases: topo, meio e fundo. 

  • Topo: é a fase da descoberta onde o visitante descobre que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido.
  • Meio: é a etapa de lidar com quem tem quer resolver essa necessidade ou problema e quer saber como. 
  • Fundo: é quando o potencial cliente já tem interesse em resolver o problema. Essa é a hora de investir no fechamento da venda.
Imagem de um funil divido entre cores (roxo, rosa, laranja, branco, respectivamente), com as palavras escritas dentro de cada divisão. As palavras, de cima (topo do funil) para baixo (fundo do funil) escritas são: atrair, converter, fechar, encantar. Para ilustrar a importância de um funil de vendas no marketing digital.

Mas o funil de vendas não está limitado a somente três ações: é possível criar diversas outras de acordo com as necessidades de cada público-alvo, levando em consideração as etapas que explicamos antes.

E pode ter certeza que, com um funil bem definido, você consegue ter muito mais clareza de como agir para fechar ainda mais negócios.

Então, estude seu público e construa um processo de funil de vendas bem desenhado e alinhado às necessidades dele. Fechado?

Os recursos do Marketing Digital

Agora que você já tem noção de quem é seu público-alvo e de como é a jornada de compra do seu cliente, que tal desenvolver estratégias de marketing digital usando as ferramentas certas? Veja quais são:

Site

O site é uma das ferramentas de marketing mais poderosas da internet, pois, além de poder ser consultado 24 horas por dia e em qualquer dia da semana, ter uma página ativa na web pode trazer credibilidade e grandes possibilidades de crescimento.

Ter um site é quase que um requisito básico para qualquer empresa – seja ela grande ou pequena – que tem como objetivo se estabelecer, atrair novos clientes e até mesmo se relacionar com sua audiência.

Outras vantagens de ter um site ativo são:

  • Ser encontrado no Google
  • Ganhar autoridade no mercado
  • Aumentar a oferta dos seus negócios
  • Realizar mais vendas

E hoje em dia está cada vez mais fácil criar um site. Você pode fazer por ferramentas gratuitas como Wix e WordPress, por exemplo. 

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta importante para ajudar a convencer prospects (clientes em potencial) a se interessarem pelos seus produtos ou serviços, na conversão de leads (pessoas que já demonstraram interesse), mas não só: também é muito usado para para manter a base de clientes engajada com a marca. 

É a partir da combinação de marketing de conteúdo com as estratégias do funil de vendas que você pode ter o resultado que tanto espera. 

Por isso, desenhar um fluxo de e-mails pensados na jornada do seu cliente pode te ajudar a acertar ainda mais as ações com esse tipo de recurso.

Para começar a enviar e-mails marketing, você pode utilizar ferramentas com versões gratuitas como o Mailchimp, Sendinblue e Benchmark Email.

Redes Sociais

Elas estão com tudo! Um levantamento da empresa de tecnologia NordVPN apontou que, em média, os brasileiros com mais de 18 anos passam o equivalente a quase quatro dias inteiros por semana conectados à internet.

São 91 horas por semana e somente 19 delas são dedicadas ao trabalho. As outras quase 72 horas são divididas entre atividades de entretenimento, inclusive as redes sociais. 

Já um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que o WhatsApp, Instagram e Facebook são as principais ferramentas de tecnologia dos pequenos empresários. 

Mas o Sebrae também alerta que ter uma estratégia bem definida é o que faz a diferença na para o resultado que essas redes podem alcançar. Por isso, estude bem seu público e se dedique em encontrar temas, trends e formatos de conteúdo que engajem.

E para te apoiar nas estratégias, você pode usar aplicativos e ferramentas gratuitas como:
  • Instagram, Facebook, TikTok e Twitter: estas são as ferramentas mais utilizadas tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. Esteja em algumas delas (e você vai saber onde estar a partir do estudo do seu público), faça conteúdos interessantes e relevantes e você terá grandes chances de escalar sua empresa.
  • Pinterest: é, principalmente, uma rede social para compartilhamento de fotos, geralmente sendo usada por pessoas cuja marca seja dotada de elementos criativos. Designers, artesãos, estilistas e outros profissionais da área criativa costumam usar muito essa ferramenta;
  • LinkedIn: sendo uma rede social mais segmentada, foi desenvolvida para interações profissionais. Lá, sua empresa pode atuar como marca empregadora, apresentar seus serviços e soluções para outras empresas e é uma importante ferramenta para mostrar autoridade empresarial.

E para te auxiliar na criação e mensuração de resultados dos conteúdos, veja as ferramentas a seguir:

  • Facebook CreatorStudio: é uma ferramenta do Facebook que vai te ajudar a publicar e programar posts (tanto no Facebook quanto no Instagram), responder comentários, acompanhar suas mensagens e também serve para verificar os resultados obtidos com as ações;
  • Canva: pode ser usado para a criação de posts, além de ter um banco de imagens e vídeos bem legal;
  • InShot: é um app de edição de vídeos para celular, disponível tanto na Play Store quanto na App Store.

Newsletter

A newsletter é um tipo de e-mail informativo que tem uma recorrência de envio. Diferente do e-mail marketing, ela pode abordar diversos assuntos e não só uma oferta específica.

Fazendo parte da gama de estratégias do marketing de conteúdo e, assim, sendo frequentemente utilizada nas estratégias de Inbound Marketing, essa ferramenta é capaz de atingir clientes em todas as etapas de funil, em momentos diferentes da compra, e alguns dos conteúdos que podem ser utilizados para construí-la são:

  • indicações de artigos para leitura;
  • últimas notícias sobre sua marca na mídia;
  • falar sobre novidades da empresa.

Além disso, é preciso seguir algumas precauções na hora de criar conteúdo para uma newsletter.

Escolha muito bem o assunto da newsletter

O assunto do e-mail deve ser um gatilho para que as pessoas tenham interesse em abri-lo. Use uma frase pequena e chamativa, mas que faça sentido com o corpo do e-mail.

Torne o conteúdo escaneável

Muito dificilmente alguém vai ler todas as informações contidas em uma newsletter. Por isso, organize bem as informações e destaque pontos importantes.

Cuidado com as imagens

Evite condensar sua newsletter em uma imagem só. Ocasionalmente os servidores de e-mail mandam correspondências como estas direto para a caixa de spam.

Não deixe de avaliar o resultado

Estude a taxa de abertura do e-mail, onde você teve mais cliques em links para apostar sempre no que dá certo. Assim você cria cada vez mais conteúdos assertivos. 

Blog

O blog é uma ferramenta que te gera autoridade de marca e te ajuda a vender. Isso porque, assim como dissemos no tópico de inbound marketing, quando você se torna referência no seu segmento, é possível conquistar clientes só pelo conteúdo de valor que você entrega. 

E educando seu público sobre o produto que você oferece a partir de artigos de blog, você facilita o processo de venda e torna ele mais barato.

E, com periodicidade, você ainda faz a manutenção do seu público, pois o conteúdo gerado ali não some – a não ser que você queira – e pode ser acessado e compartilhado várias vezes.

Além disso, quando você fomenta conteúdo em um blog, você ajuda sua empresa a ter mais páginas indexadas no google e, com isso, você aparece mais nas pesquisas. 

Para isso, é importante focar em SEO. As palavras-chave utilizadas no texto devem ser bem pensadas e você pode usar o Google Trends (uma ferramenta gratuita do Google) para escolher os temas que estão em alta

As ferramentas mais comuns para criar um blog são WordPress e Blogspot, porém vale pesquisar bem para saber qual delas é melhor para você.

Anúncios do Google

Sabe quando você pesquisa algum termo na internet e os primeiros sites que aparecem são anúncios? Ela nada mais é que uma campanha de publicidade criada pelo Google Ads, a ferramenta do Google para criação de anúncios.

Essa é uma das estratégias mais utilizadas por empresas que estão presentes nos meios digitais e que têm como propósito escalarem suas vendas.

Ela pode aumentar o fluxo de pessoas que clicam no seu site, visto que você aparece nas primeiras colocações de uma busca.

Esse tipo de ação é mais para quem quer um resultado a curto prazo e tem verba para investir, pois não é gratuita. 

Esses anúncios podem aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google, bem como em alguns sites pela Rede de Display (quando você entra num site e aparece uma propaganda ao canto da tela), pelo YouTube (no ínicio ou intervalo dos conteúdos em vídeo) e também pelo Gmail.  

Clique aqui e veja o tutorial disponibilizado pela empresa para o uso correto da ferramenta.

Como saber se a estratégia de marketing digital está dando certo?

Nos aplicativos de redes sociais você encontra campos onde as métricas dos resultados das ações são distribuídas.

Para blogs e sites, você pode vincular os resultados ao Google Analytics. Já no caso de e-mails, a própria ferramenta utilizada também costuma metrificar os resultados. 

A dica que damos é: uma vez que que realizar alguma ação, coloque os dados obtidos em um documento ou planilha. Desse modo, você pode verificar se os números de acessos e interações com seu conteúdo têm crescido. 

Isso é importante para saber em qual das estratégias você pode gastar mais tempo e se dedicar mais naquele momento, considerando, a princípio, o tempo de retorno que as plataformas de marketing digital têm para gerar resultados.

Blogs, newsletters e redes sociais costumam demorar mais a trazer resultados, mas quando trazem, esses números podem ser impressionantes.

O ideal é sempre metrificar e colocar metas para que você crie cada vez mais ações para atingir os objetivos. 

O Marketing Digital da Pontte

Pessoas reunidas em volta de uma mesa (dois homens e uma mulher) conversando para dar ideia de agência de marketing digital.

Aqui, na Pontte, contamos com uma equipe de marketing responsável por fazer com que todas as ações que acontecem aqui dentro cheguem até você por meio de diferentes canais de comunicação. 

Utilizamos todas as estratégias aqui citadas, como, por exemplo, o site, e-mail marketing, newsletter, redes sociais, anúncios no Google, entre outros.

E é por termos experiência nessa construção de marca a partir de ações digitais que te dizemos: seguindo todas as dicas direitinho e investindo tempo e dedicação no marketing digital, ele pode te dar tudo o que você precisa para escalar ainda mais!

Afinal, em três anos de Pontte já chegamos até você nos mais diversos formatos e continuaremos te ajudando a desbravar esse universo através de conteúdos como este.

Conclusão

Neste artigo você pôde entender os objetivos do marketing digital e sua importância para empresas que querem escalar, mas sem gastar tanto quanto nas estratégias de marketing offline. 

Posteriormente passamos por algumas das estratégias mais utilizadas nos meios digitais, como o marketing de conteúdo, o Inbound marketing e os marketings de relacionamento e recompensa. 

Além disso, vimos as ferramentas mais utilizadas para colocar em prática todas as estratégias e também o modo de como mensurar os resultados e saber se as ações estão sendo acertadas. 

Por fim, você também conheceu um pouco de como é a equipe de marketing aqui da Pontte, que é a prova viva de como fazer tudo direitinho dá certo!

E agora te convido a sair da zona de conforto do marketing tradicional e offline – que nos dias atuais nem sempre tem o resultado esperado – e, enfim, se jogar no universo digital para atingir outros níveis de interação com seus clientes através de um computador ou celular. Que tal?

Debora de Castro

Debora de Castro

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