Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Financiamento para pequenas empresas: conheça as principais linhas de crédito!

Micro e pequenas empresas são os segmentos do mercado que mais movimentam a economia no Brasil, gerando empregos e mantendo a circulação de capital. 

Em períodos de crise econômica, como a que estamos enfrentando há alguns anos com os picos elevados de inflação e, principalmente, durante o período pandêmico, é o financiamento para pequenas empresas que têm mantido o setor vivo.

Se você tem ou pensa em ter um negócio próprio e tem dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis, fizemos um guia com as modalidades disponíveis no mercado e suas especificações, para que você decida qual delas atende melhor sua necessidade. Confira!

Leia também: Despesas Fixas e Variáveis: quais as diferenças entre elas?

Crédito para capital de giro

É uma das linhas de crédito que mais cresce na atual economia brasileira. Ter reservas que suportem as operações e pagamento de funcionários e fornecedores não tem sido uma tarefa fácil para o pequeno empresário. 

Esse financiamento para pequenas empresas possui uma das taxas de juros mais vantajosas do mercado pelos bancos, mas principalmente pelas fintechs de crédito.

Essas empresas possuem funcionamento diferenciado e podem ofertar recursos financeiros maiores e sem burocracia, além de condições diferenciadas.

Os prazos a taxas variam de acordo com o setor da empresa e seu perfil, mas geralmente os prazos praticados são, em média, 60 meses e as taxas de juro circulam entre 0,79% e 1,59% a.m.

empréstimo com garantia para pequenas empresas

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é uma das melhores opções de financiamento para pequenas empresas.

A linha de crédito possui maior prazo de pagamento e a menor taxa de juro, exatamente por garantir maior tranquilidade à instituição credora. 

Pela Lei de Alienação Fiduciária, as práticas de crédito com garantia, que geralmente é um bem imóvel, coloca em nome da instituição como co-proprietário o bem até que o débito seja quitado. 

O Home Equity, por exemplo, é uma modalidade que vem crescendo muito por conta de suas amplas vantagens e benefícios.

As taxas de juros dessa modalidade, em comparação com outras, como crédito consignado e crédito pessoal, são muito baixas. 

Enquanto o empréstimo com garantia aplica juros de 0,79% a.m, crédito consignado, por exemplo, parte de 2,30% a.m.

Peer to peer

O nome é engraçado e essa é uma linha mais voltada para quem já possui alguma noção básica de mercado financeiro e o mundo dos investimentos, mas ela vem chegando com força no Brasil pelas mãos de empresas, startups e fintechs. 

No peer to peer, quem oferece empréstimo às empresas são pessoas físicas, o que diminui muito a burocracia e mantém taxas de juros mais baixas. 

Há vantagens para as duas partes: enquanto os investidores ganham porcentagens mais satisfatórias, as empresas não precisam lidar com taxas altíssimas e aquele montante de burocracia com banco.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma prática que busca aumentar a liquidez momentânea da empresa, antecipando créditos que ela tem a receber a longo prazo.

Os recursos que estão por vencer em prazos mais prolongados, como cheques pré-datados, duplicatas e parcelamentos de cartão de crédito, podem ser adiantados e recebidos a curto prazo. 

Dessa forma, não há necessidade da criação de uma nova dívida de empréstimo e as taxas cobradas geralmente são justas.

Naquele mês que a empresa opera no vermelho, é uma possibilidade vantajosa, mas ela demanda cuidado. 

Ao fazer a gestão financeira dos recursos, é importante subtrair o montante “a receber” que foi adiantado para recalcular valores de receita e capital de giro.

Microcrédito

Esse é mais um financiamento para pequenas empresas muito vantajoso, pois se trata de uma concessão de baixo valor a empresas e microempreendedores individuais que possuam faturamento igual ou inferior a 360 mil reais por ano.

Nessa linha de crédito, o valor concedido geralmente é de até R$ 20 mil reais, servindo como capital de giro, pagamento de operações ou aquisição de maquinário ou matéria-prima. 

O prazo de pagamento é mais curto do que outras modalidades, porém os juros são também mais baixos.

microcrédito para pequenas empresas

Cooperativas de crédito

Mais uma modalidade de financiamento para pequenas empresas são as cooperativas, empresas autorizadas pelo Banco Central a conceder empréstimos em uma linha mais cooperativa, valorizando a participação do cooperador. 

O lucro é calculado pelas sobras e, ao final de cada exercício, é rateado entre os associados.

O crédito oferecido aos associados oferece condições diferenciadas, como não cobrança de taxa de serviço. 

Empréstimo para capital de giro e microcrédito são práticas bastante comuns e o sistema de cooperativas tem foco maior em pequenas cidades, fazendo girar a economia local e desenvolvendo atividades de maior impacto na região.

Empréstimos de uso livre

Como o próprio nome sugere, essa modalidade de crédito oferece empréstimos de forma livre, sem a necessidade de justificar o uso do recurso concedido. 

Com empréstimos direcionados, é necessária uma avaliação do destino para concessão, como em casos de financiamento de automóveis ou bem imóvel, por exemplo.

Em um empréstimo de uso livre, é possível ao solicitante usar os recursos em mais de um fim, como pagamento de dívidas, capital de giro, aquisição de novo maquinário ou investimento. 

Esse tipo de linha de crédito oferece taxas menores em relação a outros tipos, como empréstimo pessoal ou consignado, e oferece maiores prazos, diminuindo o valor da parcela de pagamento.

Agora que você já conhece sete possibilidades de crédito, que tal simular a linha de crédito que mais se adequa a sua empresa com a Pontte?

Criada em 2018, a Pontte é uma fintech em crescimento acelerado no mercado brasileiro e que oferece soluções financeiras inteligentes para quem precisa de uma mãozinha na saúde financeira. 

O que a sua empresa precisa, a Pontte tem! 

Conclusão

Seja qual for a necessidade da sua empresa, há sempre um bom financiamento para pequenas empresas que ajudará a manter as operações equilibradas sem que você precise perder a tranquilidade por isso.

Procure empresas de confiança, se informe sobre as linhas de crédito disponíveis, faça pesquisa de taxas e prazos e comece já a organizar as finanças da sua empresa.

Afinal, a economia precisa de você para continuar girando e o seu desenvolvimento como empresário é um sonho que não precisa se tornar pesadelo!

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *