Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Primeira Cédula de Crédito Imobiliário 100% Digital na B3 do Brasil

Quebramos o paradigma e lideramos o projeto de emissão de cédulas de crédito imobiliário 100% digital.

Se por um lado, o momento de pandemia que vivemos trouxe uma série de más notícias para o nosso cotidiano, por outro, possibilitou uma série de eventos de digitalização e automação.

Identificando essa oportunidade e graças ao seu DNA de inovação, a Pontte quebrou um enorme paradigma no Brasil e liderou um grupo que incluiu a Vórtx DTVM, a QI Tech, a Uniproof, B3 e a Mauá Capital, e desenvolveu o conceito que tornou realidade a emissão de Cédulas de Crédito Imobiliário 100% eletrônicas.

Mais agilidade e custos menores para o cliente

A B3, na qualidade de câmara registradora e de negociação das CCIs, concedeu a autorização inédita em agosto de 2020 e isso agora passa a ser uma realidade para todos os participantes deste mercado. Isso significa mais agilidade e menos custos para o tomador de crédito no Brasil.

O mercado imobiliário brasileiro ainda é um dos segmentos que mais enfrenta burocracias em seus processos. Um desses processos é a emissão de ativos financeiros com garantia imobiliária que, até então, eram feitos exclusivamente de forma física para o mercado de capitais. E isso sempre significou morosidade e custos mais elevados na operacionalização destes tipos de transações.

O que é uma CCI e Porque isso impacta o mercado?

A CCI é um instrumento que unifica em um único título o crédito imobiliário — decorrente de financiamento, empréstimo ou locação — e a respectiva garantia imobiliária quando houver, facilitando a securitização dos ativos e reduzindo as taxas de juros cobradas aos clientes devido a demanda de investidores por esta modalidade de ativo. E todas essas negociações ocorrem no ambiente da B3, o que garante a segurança necessária para as partes envolvidas.

Inconformada com a ineficiência burocrática na emissão destes ativos, a Pontte montou um grupo para redesenhar os processos envolvidos nestas transações. Quando concluídos, solicitou à B3 e à BSM Supervisão de Mercados a autorização para que a instituição custodiante pudesse fazer a guarda dos termos de emissão em meio digital que, até então, era realizada exclusivamente em formato físico.

Adeus papel. Bem-vinda, tecnologia.

Essa autorização permite um processo que elimina o uso do papel. Assim, o cliente recebe a documentação para assinatura no próprio e-mail, sem necessidade de reconhecer firma. Como o processo de registro das operações também já é permitido em meio eletrônico, todo o processo de emissão do ativo até a entrada do título no cartório de imóveis pode ser feito em um único dia, mesmo em situações onde clientes, imóveis e o credor estejam em diferentes estados. 

Com esse novo procedimento, a Pontte conseguirá conceder empréstimos com ainda menos burocracia, mais rapidez e fluidez a seus clientes, tornando as soluções de empréstimo com garantia de imóvel e financiamento imobiliário mais escaláveis no país. Fundada em 2019, a empresa de crédito digital projeta R$ 250 milhões em empréstimos para empresas e pessoas físicas em 2020.

“É um grande avanço para o mercado de capitais, diminuindo os custos e o tempo de emissão e registro deste ativo. Para nós, é a oportunidade de se destacar no segmento ao estar na vanguarda dessa inovação, oferecendo cada vez mais um produto mais rápido e prático, que seja 100% focado no cliente”, afirma Sacha Aprile, Chief Credit Officer da Pontte.

Sobre nós

A Pontte é uma plataforma de crédito digital que nasceu para construir um crédito muito mais humano, justo e flexível. A companhia foi fundada em 2019 para mudar a relação desigual entre quem pega o empréstimo e quem oferece os recursos, combinando obsessão por eficiência, atendimento dedicado e tecnologia para oferecer taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento mais longos e mais controle sobre o contrato.

Fale com a assessoria:

NB Press Comunicação 
Tel.: 55 11 3254 6464 l – 55 11 98213-9517 l – 55 11 99937-3715 
E-mail: pontte@nbpress.com

Fernando

Fernando

Fernando Miranda é Coordenador de Conteúdo na Pontte. Curioso por natureza, acredita no poder da informação, da colaboração e do empoderamento financeiro como formas de melhorar a vida das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *