Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Balancete: saiba o que é e quando usar em seu negócio

Se você já teve qualquer contato com o mundo contábil, provavelmente já ouviu falar em balancete, certo? E se você for empresário, talvez esteja estudando a necessidade para a sua empresa.

Esse relatório de controle interno pode acontecer de forma periódica e te poupar de grandes dores de cabeça num futuro próximo.

Confira abaixo uma explicação precisa sobre o que é balancete e a importância de um para os seus negócios.

Veja também: Planejamento Financeiro Empresarial: o que é e como montar o seu? 

‍O que é Balancete? 

O balancete verifica a saúde financeira do seu negócio, através do estudo dos débitos e créditos da sua empresa. 

Fazendo esse demonstrativo, você toma o controle interno para realizar uma análise precisa de ativos e passivos de resultados dentro de um período específico.

Esse relatório pode ser realizado em diferentes períodos, de forma diária, semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Sendo assim, pode-se dizer que é um relatório de controle interno, que tem o objetivo de fazer uma análise do estado financeiro da empresa dentro de um determinado período, estabelecido pelo responsável pelo negócio. 

É ele que muitas vezes garante a integridade das contas.

Qual a importância do balancete? 

Sabendo o que é balancete, fica fácil deduzir a sua importância. 

Ele é essencial para evitar futuros aborrecimentos, já que previne débitos na contabilidade da empresa e erros de crédito, mantendo as contas sempre transparentes e atualizadas. 

A avaliação da saúde do seu negócio está diretamente relacionada ao crescimento da empresa. 

Evitando possíveis falhas e prevenindo um caos financeiro, a empresa tem tudo para progredir de forma saudável.

importância de controle de demonstrativo financeiro

Quais contas formam o balancete? 

As contas de resultado são o que formam esse demonstrativo financeiro, as patrimoniais sendo de ativo e as obrigações de passivo. 

No ativo, você encontrará as contas organizadas por ordem de liquidez, e no passivo organizadas em ordem de exigibilidade, ou seja, que devem ser quitadas mais rapidamente.

Nas contas de resultado, possivelmente você encontrará receitas, custos e despesas (fixas e variáveis)

Essas receitas revelam todo o faturamento da empresa, e os custos indicam os valores que foram investidos para manter o funcionamento do negócio. 

As despesas indicam aquilo que é gasto, mas não está diretamente ligado ao funcionamento da empresa no geral.

Tipos de Balancete 

Agora que você está ciente da importância desse recurso para a sua empresa, saiba também quais são os tipos e a principal diferença entre eles.

Analítico 

No analítico, as contas são apresentadas com riqueza em detalhes para a representação da empresa, formando assim um relatório longo e com todas as informações que sejam relevantes para uma análise minuciosa. 

Sintético 

Já o sintético é mais simples, já que a sua demonstração é realizada a partir dos números finais das contas principais do patrimônio da empresa apenas. 

Quais elementos formam o balancete? 

Neste relatório, devem constar:

  • identificação da Identidade;
  • a data a qual se refere;
  • abrangência;
  • identificação das contas e respectivos grupos;
  • saldos em conta que indiquem se são saldos devedores ou credores;
  • soma de todos os saldos devedores e credores.
o que é balanço patrimonial

Qual a diferença de balanço e balancete?

O balanço patrimonial é mais comum, já que é obrigatório para as empresas. É ele que identifica a posição financeira do seu negócio. 

É possível dizer que o balanço patrimonial é um conjunto de balancetes.

A diferença no geral se dá ao fato do relatório, como dito anteriormente, ter o foco em determinados prazos específicos, analisando o que está dentro de recortes de tempo, enquanto um balanço engloba as contas, dados e resultados gerais da empresa, sendo mais completo e muito mais extenso. 

Ele pode ser realizado até mesmo de forma diária.

É importante saber a diferença entre balanço e balancete para poder aprimorar o seu controle financeiro sobre o seu negócio. 

Por exemplo, se um empresário realizar um balancete e identificar qualquer problema, pode então solicitar um balanço para ter uma visão geral do panorama, analisando todos os dados e evitando problemas futuros.

O que não é identificado com o balancete? 

Esse relatório comprova a exatidão matemática do mecanismo da empresa, já que se a soma dos saldos credores não for igual à dos saldos devedores, não fecha, indicando algo incorreto nos registros contábeis.

No entanto, apesar de muito importante para a saúde financeira da empresa, o relatório não conseguirá identificar contas que foram registradas equivocadamente. 

Por exemplo, se a sua empresa adquiriu R$10.000 em maquinário a vista, e o contabilista efetuou esse lançamento debitando a compra em ‘utensílios’ ao invés de “maquinário”, o total devedor não irá apontar nenhum erro, ainda que a composição patrimonial estivesse errada.

Um lançamento feito de forma equivocada em conta da mesma natureza não é identificável neste instrumento, pois os totais são idênticos. 

Se o relatório já estiver fechado, fica também impossível de identificar lançamentos feitos em duplicidade, contas lançadas com erro e estornos impróprios.

Acesse o blog da Pontte para ter mais dicas financeiras para a sua empresa.

Conclusão

É possível reconhecer a importância do balancete para o bom funcionamento financeiro da sua empresa, já que ele identifica qualquer erro dentro de datas pré definidas e previne você e os seus negócios de atravessarem aborrecimentos futuros.

É o gestor quem irá definir qual é o melhor prazo para que seja feito-o na empresa, se vai acontecer com maior ou menor frequência, mas é primordial que isso aconteça pelo menos uma vez por mês, para que você continue com as rédeas do controle interno dos seus negócios nas mãos. 

É sempre melhor prevenir eventuais problemas futuros do que ter de remediá-los, principalmente se envolverem o Fisco. 

Implante este instrumento de controle interno periodicamente na sua empresa e esteja sempre a par da saúde financeira dos seus negócios.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *