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Franquias 2023: em qual investir? E qual o valor?

No primeiro semestre de 2022, as franquias faturaram R$ 91,43 bilhões, uma alta de 12,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que mostra a recuperação do setor após a pandemia da Covid-19.

Essas informações são da pesquisa trimestral de desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que ainda prevê que um crescimento de 12% no faturamento do setor para todo o ano de 2022. E tudo indica que os números de franquias em 2023 sejam melhores.

Só para você ter uma ideia: a projeção de faturamento para o ano é de R$ 207 bilhões, também de acordo com a ANF. E isso, certamente, deve despertar o interesse de muios empreendedores no país.

Mas resta saber: o que são as franquias? Como elas começaram no Brasil? Quais delas são mais bem sucedidas? Como investir nesse tipo de negócio? 

É o que você vai ver, abaixo, neste artigo que preparamos para você, além de abordarmos quais as melhores franquias em 2023. Vem ler!

Qual a origem das franquias?

As franquias são um tipo de negócio que começou na idade média, nas pequenas cidades da Europa Medieval, e que hoje é um dos mais promissores do mundo. 

Um notebook, om um caderno escrito "Franquia" e um óculos em volta para ilustrar o tema franquias 2023.

Da palavra originária do francês “franchise” nasceu o termo em inglês “franchising” (em português, franquia), como é muito conhecido no mundo dos negócios. 

Mas foi nos Estados Unidos que esse modelo de negócio foi consagrado. O país é tido como o berço do franchising pela experiência de uma empresa que ditou o sistema tradicional deste modelo de negócio. 

Essa empresa foi a Singer Sewing Machine Company, empresa de máquinas de costura com sede em Connecticut, nos Estados Unidos, que na década de 1850 passou a autorizar comerciantes independentes a comercializarem seus produtos e fazerem o uso da marca em diversas partes dos Estados Unidos. 

Após o sucesso dessa experiência, em 1891, outra marca passou a franquear: a Harper Cabeleireiro, que se tornou a mais antiga rede de franquias de serviços. 

Depois foi a General Motors quem também passou a adotar esse tipo de negócio para expandir sua rede de revenda de carros nos Estados Unidos. 

Em seguida, em 1989, foi a Coca-Cola a também entrar na onda e se tornar, hoje, uma das redes mais conhecidas do mundo.

Mas o que exatamente são as franquias?

Explicando em linhas gerais, as franquias são um modelo de operação empresarial de concessão dos direitos de uso fornecidas pelo proprietário (franqueador) ao investidor (franqueado). Assim, ele pode replicar um formato de negócio já constituído e reconhecido, e, por muitas vezes, bem-sucedido. 

E se você está por aqui, provavelmente já sabe mais ou menos como funciona o esquema de negócio das franquias, não é? Afinal, temos tantos exemplos de marcas franqueadas pelo mundo todo que é muito difícil não se deparar com esse conceito.

No Brasil, esse tipo de negócio passou a ser tão forte que foi criada uma lei para fundamentar seu funcionamento: a Lei nº 8.955, de 15 de dezembro de 1994, que é denominada “Lei da Franquia”.

Essa norma surgiu para garantir aos franqueados e franqueadores brasileiros maior segurança jurídica em suas relações, já que, antes da aprovação da lei, esse contrato era tido como atípico. 

Em 2019 foi fundamentada uma nova lei de franquias para melhorar o desenvolvimento do setor: a 13.966/19, que confirma a ausência de relação de consumo entre franqueado e franqueador, bem como a ausência de vínculo empregatício.

Como as franquias começaram no Brasil?

As primeiras franquias no Brasil começaram após a expansão do setor nos Estados Unidos, e foram duas escolas de idiomas que iniciaram essa prática aqui no país: a CCAA e a Yázigi, na década de 1960. 

Mas as franquias passaram a se estruturar por aqui só em 1970, e foi neste momento em que diversas marcas começaram a investir no Franchising, como a O’Boticário, a Ellus, a Água de Cheiro e outras. 

E além destas, algumas marcas americanas se instalaram em território brasileiro, como o McDonald’s, por exemplo. 

Quais as vantagens de ser um franqueado e um franqueador?

Além da vantagem de começar um negócio já experimentado e com resultados que garantem sua eficiência e menos riscos, veja algumas outras vantagens de se abrir uma franquia são:

  • Poder abrir um negócio sem necessariamente precisar ter experiência no setor escolhido;
  • Uma maior troca de experiência entre os parceiros;
  • O acesso a métodos profissionais de gestão e operação;
  • Utilização do marketing já construído e cooperado com a rede;
  • Suporte técnico, administrativo e de gestão da rede franqueadora;
  • Indicação de fornecedores e equipamentos.

Assim, quando você abre uma franquia, pode ter mais atenção à gestão do negócio em si do que dos detalhes importantes que o permeiam. 

Já para o franqueador, que é o outro lado do negócio, também há ganhos com essa prática. São eles:

  • Expansão rápida do negócio com um menor custo de investimento;
  • Os relacionamentos locais dos franqueados fortalecem ainda mais a marca;
  • Ocorre a descentralização da gestão do negócio;
  • A eficiência da operação é potencializada;
  • E, por fim, o franqueador pode se concentrar na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Como ser um franqueado?

Mulher negra, careca, com camisa branca, olhando para um tablet dentro de um comércio, aparentando ser a proprietária do local, para ajudar a ilustrar o texto sobre franquias em 2023.

Entrar para o franchising não é tão simples quanto parece. Algumas etapas como know-how (em português, saber fazer), que é a fase entender e aprender a conduzir o negócio, a implantação, o treinamento de funcionários, entre outros processos, pode ser um tanto cansativo. 

Por isso, escolha uma área de atuação que combine com seus objetivos e que você goste de trabalhar , assim fica mais fácil ter gás para lidar com todas essas questões burocráticas.

Após isso, é preciso entrar em contato com a franqueadora para entender quais são os processos, o valor e todos os detalhes necessários para o início do negócio.

A partir daí, faça um belo planejamento financeiro, principalmente se você precisar de um empréstimo para investir. Afinal, é muito difícil que um negócio comece a lucrar ainda no primeiro mês.

Empresas como a Pontte, por exemplo, oferecem crédito com garantia de imóvel com até seis meses de carência. Se atente às condições do seu empréstimo. 

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Outro ponto importante é conhecer o máximo que puder sobre a empresa franqueadora, pois não é muito incomum que franquias comecem, atuem por um período e depois sumam. 

Isso pode ocorrer por conta de um fator básico: talvez a empresa não estivesse pronta para um processo de expansão. Esteja atento a isso.

Outros pontos que a serem considerados são:

  • O prazo de retorno financeiro do investimento;
  • O faturamento médio, que é o valor médio de receita mensal que a franquia deve gerar;
  • E o suporte que o franqueador pode te dar, principalmente no início.

Por fim, após a escolha do negócio, de realizar uma conversa com a empresa franqueadora para entender os custos e de fazer seu planejamento financeiro, é que você pode começar todo o processo, que incluem taxas, que devem estar devidamente discriminadas na Circular de Oferta de Franquia (COF). Veja quais são:

A Taxa de Franquia

A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueado logo após a assinatura do contrato de adesão. É um valor fixo e único, e corresponde à concessão para uso da marca. 

Esse valor é tido como parte do investimento inicial para a abertura da unidade e ajuda a custear os gastos que a rede teve no processo de prospecção e seleção do candidato, além de cobrir custos com treinamento e com a implantação do negócio. 

Esse valor não é o mesmo para todas as empresas. Ele varia de acordo com as necessidades de cada tipo de negócio e de cada rede. 

Royalties

Os royalties são, talvez, o termo mais conhecido dentro do sistema de franquias. Eles são os pagamentos periódicos realizados pelos franqueados a seus franqueadores. 

Ao contrário da taxa de franquia, esse valor é pago regularmente para assegurar a exploração da marca e o suporte recebido pela rede. 

Pela Lei de Franquias, os royalties estão definidos como uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados”.

Mas é importante ressaltar que a lei não dita qual a periodicidade desses pagamentos e nem qual o valor que pode ser cobrado bem como ele é recebido pela franqueadora, embora seja comum encontrar empresas que cobram esse valor mensalmente.

Fundo de propaganda

Esse é o valor arrecadado pela franqueadora mensalmente para o investimento em ações institucionais que promovam a marca e seus produtos.

Ou seja, esse valor é utilizado para pôr em prática as estratégias de marketing e publicidade necessárias para manter a marca em evidência, e está previsto em lei.

Veja também: Marketing Digital: guia para empreendedores

O custo costuma ser de 2 a 5% do faturamento bruto da unidade, mas a marca também pode cobrar um valor fixo mensal.

Quais os melhores setores para franquias em 2023?

Eu sei que você estava esperando por esse momento do artigo, e ele chegou! Abaixo, listamos os números de faturamento, em bilhões, dos principais setores de franquias do Brasil. Veja:

Tabela que mostra o faturamento das franquias em 2021 para ilustrar as franquias de 2023 que podem performar melhor.

Após dar uma olhadinha nos números, deu para perceber que setores como de Alimentação, Serviços e Outros Negócios, Saúde, Beleza e Bem-estar, Moda e Casa e Construção formam o top 5 dos que obtiveram o melhor faturamento em 2021, não é?

Mas para entender quais são as mais vantajosas franquias em 2023, vamos utilizar os maiores crescimento dos setores em 2022. São eles:

  1. Alimentação – FoodService, já faturou mais de R$ 15 bilhões só no primeiro semestre de 2022, um faturamento 16% maior do que 2021.
  2. Hotelaria e Turismo teve um aumento no faturamento de 15,9% neste mesmo período em relação ao do ano anterior. Isso mostra o quanto o setor está se recuperando após os anos da pandemia.
  3. E o setor Saúde, Beleza e Bem-Estar, que alcançou  16,9% de crescimento em relação a 2021, faturando mais de R$ 21 bilhões no primeiro semestre deste ano.

Qual o valor de investimento para franquias em 2023?

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muito brasileiro, mas o investimento para a empreitada costuma ser um obstáculo e tanto no caminho.

Mas dá para começar a se planejar se você descobre qual é o investimento médio para abrir uma franquia em 2023.

É o que vamos apontar a seguir, considerando que esse valor depende do tipo de franquia e da marca que você pretende empreender. No país, por exemplo, você encontra oportunidades por cerca de R$ 100 mil, mas esse valor pode oscilar bastante. Entenda melhor com alguns exemplos, a seguir:

  • Trevo Açaí, cujo valor médio de começa em R$ 100 mil;
  • Mordidela Food, cujo valor médio de começa em R$ 109,9 mil;
  • zucos S/A, cujo valor médio de começa em R$ 120 mil;
  • Açaí da Cidade, cujo valor médio de começa em R$ 135 mil;
  • Q! Donuts, cujo valor médio de começa em R $170 mil;
  • Nani Sound, cujo valor médio de começa em R$ 180 mil;
  • Mr. Hoppy Beer And Burger, cujo valor médio de começa em R$ 185 mil;
  • Temaki Fry, cujo valor médio de começa em R$ 200 mil.

Saúde, Beleza e Bem-estar

O’Boticário

A empresa de cosméticos e perfumes tem um investimento inicial de R$ 90 mil, com faturamento médio mensal: R$ 70 mil e prazo de retorno: 18 a 36 meses.

Alimentação

Cacau Show

Com investimento inicial de R$ 165 mil, a Cacau Show pode ter um faturamento mensal de R$ 80 mil e esse retorno vem cerca de 18 a 24 meses após a abertura da franquia. 

Pitstop Skol

Para quem gosta do ramo de bebidas, essa pode ser uma grande oportunidade. Com investimento inicial de R$ 100 mil, faturamento de R$ 60 mil e um prazo de retorno de 12 a 18 meses. 

McDonald’s

Um dos maiores franqueadores do setor de alimentação, o McDonald’s não é barato! É preciso investir, pelo menos, R$ 2.8 milhões. O faturamento médio gira em torno de R$ 80 mil, com retorno de 60 meses. 

Moda

Gazin Semijoias

Essa empresa é destaque por ter um investimento mais acessível, de R$ 1 mil a R$ 25 mil para a abertura do ponto comercial. Já o faturamento varia de R$3 mil a R$50 mil, dependendo da proposta, e com um prazo de retorno bem mais curto, de um a três meses.

Casa e Construção

Ortobom

A franqueadora tem um investimento inicial de R$ 50 mil, faturamento médio mensal de R$ 60 mil e um prazo de retorno de 12 a 18 meses. 

Serviços e Outros Negócios

AmPm

Com mais de duas mil unidades espalhadas pelo Brasil, a AmPm tem um investimento inicial de R$ 300 mil a R$ 1 milhão, com faturamento mensal de R$ 100 mil e um prazo de retorno de R$ 27 meses. 

Hotelaria e Turismo

CVC Brasil

Ela está em 18º lugar no ranking das franquias de sucesso de 2022. Com um investimento de R$ 160 mil, seu faturamento médio mensal pode ser de R$ 150 mil, com prazo de retorno de 12 meses. 

Opções de franquias baratas para investir em 2023

Quem tem uma reserva mais curta para investimento, mas ainda sim quer abrir uma franquia, pode pensar em algumas opções mais baratas no mercado. Veja algumas delas:

  • Vida Leve, cujo valor de investimento começa em R$ 9,9 mil;
  • market4u, cujo valor de investimento começa em R$ 70 mil;
  • Casa de Bolos, cujo valor de investimento começa em R$ 96 mil;
  • Honest Market Brasil, cujo valor de investimento começa em R$ 35 mil;
  • Minha Quitandinha, cujo valor de investimento começa em R$ 42 mil;
  • Menu Poke, cujo valor de investimento começa em R$ 65 mil;
  • To Go Congelados, cujo valor de investimento começa em R$75 mil;
  • Mérilu, cujo valor de investimento começa em R$ 69 mil;
  • Yogoberry, cujo valor de investimento começa em R$ 105 mil;
  • Peggô, cujo valor de investimento começa em R$ 45 mil;
  • Fast4you, cujo valor de investimento começa em R$ 65 mil;
  • PopCorn Gourmet, cujo valor de investimento começa em R$ 53.500
  • Mercadoo, cujo valor de investimento começa em R$ 45 mil;
  • Caipira in Box, cujo valor de investimento começa em R$ 165 mil;
  • Franquia Sollar Energy, cujo valor de investimento começa em R$ 23.997;
  • Otto Energia Sustentável, cujo valor de investimento começa em R$ 29.500;
  • Blue Sol Energia Solar, cujo valor de investimento é´de, no máximo, R$ 25 mil.
franquias para investimento 2023

Quais as franquias que estão em alta?

Uma boa maneira de empreender com altas chances de sucesso é avaliando quais franquias de 2023 estão em alta — entre outros fatores, claro.

Mas já ajuda a ter uma boa noção do que está aquecido no setor de franquias e onde você pode identificar boas oportunidades de investimento. Dê uma conferida, logo a seguir:

  • O Boticário;
  • Cacau Show;
  • McDonalds;
  • Gazin Semijoias;
  • Ortobom;
  • Pitstop Skol;
  • Subway;
  • AmPm;
  • Seguralta;
  • Lubrax.

Como decidir em qual franquia investir em 2023?

Seja qual for a franquia que mais te chamou atenção, lembre-se: empreender é uma decisão que leva tempo, planejamento e muito cuidado para alinhar a sua escolha com as melhores chances de sucesso.

Por isso, o primeiro passo a ser considerado é o tipo de franquia e o seu segmento de atuação. 

Em seguida, avalie se trata-se de um negócio com o qual você tem familiaridade, interesse e vontade de trabalhar para que a sua rotina venha acompanhada de mais conveniência e rapidez na adaptação com o modelo de negócio.

Vale, ainda, fazer uma pesquisa a fundo da marca para saber se a empresa trata os seus franqueados com atenção, cuidado e respeito e se costuma oferecer uma relação qualitativa com eles. 

Assim, aos poucos, você consegue fazer um filtro preciso sobre as franquias que valem a pena — ou não — investir.

Depois, você pode alinhar as opções com o seu orçamento e avaliar a oportunidade de mercado de cada franquia na sua região de atuação. 

Também consideramos essencial uma boa conversa com quem já é franqueado da rede. Afinal de contas, nada melhor do que extrair boas informações com quem já passou pela mesma situação que você e pode ajudar ainda mais no seu processo de decisão.

O que preciso saber antes de investir numa franquia?

Depois de tudo o que foi falado até aqui, com certeza agora você deve ter bastante informação para explorar o mercado através das oportunidades das principais franquias de 2023. 

Ainda assim, vale montar uma lista de perguntas para o franqueador para não ter dúvidas na hora de fechar o negócio e se arrepender lá na frente. Separamos algumas para te ajudar:

  • Como funciona o modelo de remuneração da franqueadora?
  • Quais são os percentuais oferecidos aplicados sobre a remuneração?
  • Como funciona a divisão de território da franquia (inclusive, em canais como delivery e e-commerce)?
  • Como é o processo de abastecimento da unidade?
  • Como é a relação de compras quando o franqueador não é o fornecedor?
  • Há fornecedores homologados ou isso é por conta do franqueado?
  • Quais são as regras de sucessão e repasse?
  • O que se espera (direitos, deveres, responsabilidades e obrigações) do franqueado e do franqueador?
  • Quais são os suportes que a franqueadora oferece?
  • Qual é o plano de expansão da franqueadora?
  • Qual é o prazo estimado de retorno do investimento?
  • Há franqueados com mais de uma unidade?
  • Qual é a situação da marca, atualmente?
  • Como o franqueado pode explorar o uso da marca?
  • Quais são as condições do contrato?
  • A rede teve unidades fechadas ou franqueados desligados? Por quais motivos?
  • Quais são os maiores desafios que a franquia enfrenta?
  • Como está a saúde financeira da franqueadora?
  • Quais são os diferenciais da marca?

Franquias 2023: Não tenho dinheiro para investir, o que fazer?

Já sei! Você se interessou por alguma das franquias citadas acima, mas está sem capital para começar agora, não é? Calma. A gente tem uma ideia!

Você já ouviu falar no Crédito com Garantia de Imóvel da Pontte?

Também conhecido como Home Equity, essa modalidade de crédito utiliza seu imóvel como garantia em uma operação de crédito e, em troca, você tem taxas muito mais acessíveis para realizar seu sonho de ter uma franquia. Veja as condições:

  • Taxas a partir de 0,79% + IPCA;
  • Crédito a partir de R$ 250 mil – sendo assim, o imóvel precisa valer pelo menos R$ 500 mil;
  • Carência de até 6 meses – uma ótima opção para quem não tem retorno nos primeiros meses;
  • Um mês do ano para não pagar e você escolhe qual;
  • Possibilidade de ajustar o valor ou até mesmo pular a parcela naqueles meses mais apertados;
  • Uma equipe de atendimento humanizada que vai te acompanhar em todo o processo e não vai te esquecer no pós-venda. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre essa oportunidade de começar 2023 num novo negócio?

Conclusão

É maravilhoso pensar em abrir um negócio já elaborado, construído e com projeção de investimento, faturamento e retorno, não é? É isso que uma franquia proporciona.

E para além disso, tem outro detalhe, como o suporte em todo o processo, treinamento constante e sem a necessidade pensar em inovações. Afinal, você já contribui para que a rede de franquias faça isso pelo seu negócio. 

Neste artigo, vimos todos os detalhes de como esse modelo de negócio surgiu, como ele funciona e até quanto ele pode custar. 

Vimos também que, mesmo com as burocracias que giram em torno desse tipo de negociação, ainda sim, ele pode valer muito a pena. 

Então, se você está interessado no tema franquias em 2023 e quer começar a pesquisar sobre o assunto, a hora é agora! Comece levantando quais serão os valores, etapas e realizando seu planejamento financeiro, registrando quanto você poderá gastar neste investimento. 

E, claro, se precisar, conte com o Home Equity da Pontte para agilizar esse projeto.

Debora de Castro

Debora de Castro

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