Segundo dados do Serasa Experian, atualmente existem mais de 66 milhões de negativados no Brasil. São pessoas que sabem na pele como é difícil encontrar uma boa oportunidade de empréstimo para negativado – ou, como no assunto do nosso artigo, para negativado assalariado. .
Afinal de contas, o popular “nome sujo” nos birôs de crédito do país serve como um termômetro para que as instituições financeiras aprovem ou não uma solicitação de crédito.
Mas mesmo com esses desafios pela frente, você encontra boas opções de empréstimo nessas condições. E ao longo deste post, vamos explicar quais são e como funciona o empréstimo para quem é assalariado e está negativado no mercado!
Empréstimo para negativado: como funciona?
O processo de análise e aprovação de um empréstimo para negativado funciona de forma similar a outros tipos de empréstimo ou financiamento pessoal. Alguns pontos como o Score PF e o Score PJ são levados em consideração.
A grande diferença, como você deve imaginar, é a complexidade da análise que a instituição de sua escolha vai realizar antes de conceder o crédito. As garantias também tendem a ser diferenciadas para que a empresa considere a operação menos arriscada.
Bom exemplo disso é o empréstimo com garantia de imóvel, que inclusive tem taxas atrativas porque sua propriedade já serve de garantia para a instituição caso os pagamentos não sejam honrados e não exista acordo de renegociação da dívida. Isso facilita a aprovação e tem se consolidado como uma excelente opção de empréstimo para negativado assalariado que tem um imóvel próprio
Como fazer empréstimo sendo assalariado?
Uma das grandes exigências nesse sentido é a apresentação da carteira de trabalho com registro atualizado e ativo. Afinal, essa é uma forma de assegurar que a pessoa é assalariada ao solicitar o empréstimo.
Mas também não é a única maneira de solicitar um empréstimo para negativado assalariado, já que existem oportunidades para autônomos, freelancers ou mesmo profissionais enquadrados em outros modelos de trabalho, como o MEI.
Empréstimo para negativado assalariado: o que é preciso?
Como mencionamos, essa modalidade de empréstimo não difere das demais no que diz respeito à documentação geral para a análise da instituição financeira.
Mas podem ser solicitados outros documentos que ajudem a comprovar a situação profissional de quem solicitou o crédito. Algum comprovante de renda, por exemplo, é bastante comum de ser solicitado, como:
- Holerite (ou contracheque);
- Extrato bancário;
- Declaração de Imposto de Renda.
Nesse sentido, vale a pena considerar todos os tipos de empréstimo que se alinham ao perfil profissional. Isso porque, o empréstimo consignado — que falaremos melhor adiante — é negociado para que o desconto das parcelas aconteça mensal e automaticamente do pagamento do profissional.
Negativados podem receber empréstimo pessoal? Tire suas dúvidas
Sim, essa condição deixou de ser uma exceção no mercado de concessão de crédito. Hoje em dia, muitas empresas oferecem serviços e produtos que permitem a uma pessoa negativada o uso de diferentes modalidades de crédito.
Nos tópicos anteriores, inclusive, já mencionamos duas delas: o empréstimo com garantia de imóvel e o empréstimo consignado.
Mas mesmo com tanta conveniência e acessibilidade, o processo demanda uma análise mais criteriosa das instituições. Até por isso, é comum que elas avaliem o comprometimento da renda dessa pessoa, seu histórico de pagamento, vínculo profissional e a compatibilidade da solicitação de crédito com todas as informações analisadas.
Ah, e também é importante salientar que, nem sempre, as taxas de juros serão as mesmas praticadas a pessoas com o nome limpo. Por isso, pesquise bem antes de fechar qualquer negócio.
Conheça o Crédito com Garantia de Imóvel da Pontte. Com taxas a partir de 0,79% ao mês + IPCA, não exclui negativados, autônomos e pessoas com dificuldades na comprovação de renda.
Quais são as opções de empréstimo para assalariado negativado? Veja lista
Você pode encontrar boas alternativas para solicitar um empréstimo para negativado assalariado. Confira!
Antecipação saque-aniversário
Essa modalidade é mais simplificada e não exige uma comprovação de renda, já que a garantia da instituição é o saldo do FGTS de quem solicitou o empréstimo.
Consignado
O empréstimo consignado também oferece mais facilidade para a aprovação do crédito, pois o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento (ou do benefício previdenciário do solicitante).
Contudo, existem regras e condições, como o limite de 30% do salário comprometido para o pagamento das parcelas (ou, no caso dos previdenciários, até 40%), que exigem um bom planejamento financeiro. Afinal, enquanto durar o pagamento das parcelas, parte do salário ou do benefício vai ser comprometida
Empréstimo na conta de luz
Por fim, existe o empréstimo na conta de luz como uma possibilidade de empréstimo para negativado assalariado.
Essa modalidade chegou ao mercado em 2019 e — uma vez aprovada — o valor da parcela é somado ao valor da sua conta de luz. Assim, existe uma garantia maior de pagamento, já que essa é uma despesa que o consumidor evita ao máximo estar inadimplente.
Só existem algumas condições específicas para a análise desse tipo de empréstimo:
- deve-se ter ao menos 21 anos de idade;
- uma conta bancária no nome do solicitante (a conta de luz também deve estar no nome do titular);
- as faturas de energia devem estar em dia;
- a concessionária de energia elétrica da sua região deve oferecer essa possibilidade.
Viu como existem opções variadas para tentar um empréstimo para negativado assalariado?
Saiba mais: como funciona o empréstimo para funcionário de empresa privada
Qual a vantagem de investir no empréstimo consignado?
Como deve ter dado para perceber, todo tipo de empréstimo possui peculiaridades que são vantagens ou desafios dependendo do seu perfil — suas necessidades e objetivos.
Mas o consignado é uma possibilidade mais indicada em muitos casos porque oferece boas taxas de juros e você consegue analisar, previamente, o impacto direto das parcelas porque elas são descontadas da sua folha de pagamento.
E as taxas e condições de aprovação são melhores porque a instituição financeira tem muito mais certeza de que vai reaver o valor emprestado.
Por que investir no empréstimo com garantia de imóvel?
Como dissemos antes, o crédito com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, pode ser uma boa saída para negativados assalariados que possuam um imóvel em seu nome ou de parentes de primeiro grau (pais, avós, irmãos ou filhos).
Com taxas bem mais atrativas – até que as do consignado -, na Pontte, você consegue fazer até a contratação do crédito de forma 100% digital e conta com uma flexibilidade de pagamento exclusiva. Veja as condições do nosso crédito:
- Imóvel a partir de R$ 500 mil;
- Taxas a partir de 0,79% ao mês + IPCA
- Até 20 anos para pagar;
- Carência de até 6 meses para começar a pagar;
- Um mês do ano para não pagar a parcela;
- Ajuste o valor ou até pule o valor da parcela naquele mês mais apertado;
- Um time de atendimento humanizado para te ajudar em todas as etapas.
Conclusão
O mercado tem se mobilizado para oferecer cada vez mais opções seguras e atrativas para o consumidor. As opções atuais de empréstimo para negativado assalariado são prova disso.
Mas também é possível ir além dessas modalidades e encontrar instituições que compreendem o seu momento e perfil financeiro para oferecer crédito de maneira segura, rápida e com as melhores taxas do mercado.
Por isso, pesquise e saiba quais são todas suas opções antes de fechar seu contrato de crédito. É importante também conhecer as políticas de crédito da empresa em que você escolher para não ter surpresas no meio do caminho.
Veja o nosso artigo de Boas práticas ao solicitar um empréstimo para te ajudar nessa! E boa sorte! Você também pode se interessar em saber como é o cálculo da rescisão, confira!