Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Consórcio de imóvel: como funciona, vantagens e desvantagens

O sonho da casa própria é algo presente na vida do brasileiro, não só uma moradia confortável para desfrutar com a família, mas muitos também enxergam uma oportunidade de construir patrimônio.

O consórcio de imóvel é uma opção interessante para adquirir uma casa ou apartamento, mas antes de optar por essa modalidade, é preciso entender como funciona, quais os riscos e vantagens.

Por isso, preparamos esse artigo para explicar como funciona o consórcio de imóvel e qual o caminho para buscar a contemplação.

Boa leitura.

O que é um consórcio de imóvel?

Todo consórcio funciona de forma semelhante, com um grupo de pessoas se unindo pelo mesmo objetivo financeiro, nesse caso um imóvel.

Essa modalidade lida com uma carta de crédito de valor maior comparado com os de automóveis, por exemplo.

O consórcio de imóvel funciona como uma opção para aquisição de casas, apartamentos, terrenos e afins, sem as taxas de juros altas de um financiamento, apenas com a taxa administrativa fixada.

Mas apesar dessa vantagem, vale a pena conhecer mais a fundo para uma comparação mais ajustada entre as modalidades de crédito.

Como funciona o consórcio de imóvel?

Quando você entra no consórcio, o que você está comprando é uma cota de participação, ou seja, a chance de participar do sorteio de contemplação e adquirir a carta de crédito no valor estipulado.

Por ter um número grande de pessoas participando, a administradora consegue fazer com que a mensalidade pela cota seja bem mais em conta em comparação com financiamentos bancários.

Os sorteios são feitos mensalmente e todos os cotistas concorrem com igualdade, porém é possível ofertar lances para agilizar a contemplação, e falaremos mais disso adiante.

como funciona consórcio de imóvel contemplação

Vale a pena? Entenda as vantagens e desvantagens

Comparado aos financiamentos mais tradicionais do mercado, sem dúvidas o consórcio de imóvel é uma opção bem mais acessível, pois é mais fácil ajustá-la à renda mensal uma vez que as taxas são menores.

No entanto, essa modalidade vai oferecer vantagens e desvantagens que podem variar da condição de cada cotista.

Além da taxa mensal menor, também é uma vantagem do consórcio a possibilidade de ofertar lances todo mês, conseguindo assim ser contemplado mais rápido. 

Cada administradora terá seus índices, porém na média, lances de até 40% do valor da carta de crédito tendem a garantir uma rápida contemplação.

A principal desvantagem é justamente a contemplação, pois quanto mais tempo demorar para acontecer, você estará arcando com a mensalidade e possivelmente com um aluguel da sua moradia atual.

Por isso, para minimizar seus riscos, busque opções de consórcios de imóveis que tenham um alto histórico de contemplação nos primeiros meses. 

Como fazer um consórcio imobiliário?

Seguindo alguns passos é possível adquirir a cota de um consórcio de imóveis.

Antes de tudo, é preciso avaliar se a mensalidade do consórcio ficará confortável no seu orçamento, pois tem que considerar o tempo até a contemplação.

Uma vez que isso esteja bem planejado, vá para os seguinte passos:

1 – Escolher a administradora: 

A legislação brasileira tem leis específicas sobre consórcios, por isso é importante buscar gestoras listadas no Banco Central e devidamente autorizadas.

Por se tratar da captação de capital de um grupo de pessoas, é preciso garantir que a administradora seja idônea e não vá fazer mau uso do dinheiro, ou mesmo fugir, como já houveram casos no Brasil.

Então, o primeiro passo é escolher uma administradora de consórcio confiável.

2 – Levante as taxas e custos: 

No caso de consórcios de imóveis não há juros, apenas a taxa administrativa, porém essa é feita em cima do valor total da carta de crédito.

Em média gira entre 20 e 25% do valor, então se a carta é de 500 mil, a taxa fica em torno de 100 mil.

Por isso é importante pesquisar muito, pois 1 ponto percentual pode fazer toda diferença no fim das contas.

3 – Atenção ao contrato:

Nada de assinar sem ler, preste muita atenção em todos os termos e obrigações do contrato.

Como os imóveis valorizam ao longo do tempo, há cláusulas no contrato que permitem que sejam feitos ajustes na mensalidade, o que é bom pois impacta positivamente no valor final da carta de crédito.

Por outro lado, pode representar um aumento nas parcelas mensais que afetem seu orçamento, por isso leia com bastante cuidado os termos previstos para se preparar.

como funciona consórcio de imóvel contrato

Principais cuidados com o consórcio imobiliário

Apesar de ser uma modalidade de aquisição de imóveis que tem ficado muito popular, é importante entrar num consórcio sabendo bem das possibilidades, positivas e negativas.

Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados a cada etapa para não se prejudicarem.

Na contratação

Como já dizemos, atenção ao contrato é fundamental, porém fique atento ao grupo que está entrando no consórcio.

Em muitos casos, cotistas desistem durante o processo, e assim é possível adquirir suas cotas, dependendo da ocasião até com descontos.

Porém, nesse caso, você terá que seguir o que foi acordado no contrato deste cotistas, então leve isso em conta na decisão.

Ao longo do consórcio

É imprescindível que você entre no consórcio de imóvel sabendo as alternativas de saída, pois às vezes uma demora na contemplação pode prejudicar sua vida financeira, então abandonar pode ser a solução.

Vender a carta para um terceiro como já falamos é uma opção, mas também é possível negociar uma diminuição no valor da mensalidade, diminuindo também a carta de crédito final.

Para sair sem ter que vender e sem ficar com dívida, a opção é esperar uma contemplação que ao menos cubra o que já foi pago, tirando as taxas do contrato. 

Assim você sai sem prejuízos.

Na compra de uma carta de crédito contemplada

Às vezes o cotista desiste de continuar arcando com as parcelas, então vende a cota pelo valor que já pagou para se livrar do débito.

Por exemplo, o cotista pagou 20 parcelas de 1000 e foi contemplado com a carta de crédito, ele pode vender a cota pelos 20 mil pagos e sair sem dívida, ou pode até ofertar por um valor maior e sair com um lucro.

No entanto, essa prática tem riscos, primeiro porque quem adquire a carta de crédito contemplada vai seguir pagando as parcelas seguindo um contrato já acordado, sujeito a tudo que estiver ali.

Segundo que essa é uma forma de golpe muito aplicada, por isso é preciso ter muito cuidado antes de adquirir.

Por segurança, passar pelo processo descrito acima para adquirir um consórcio é a recomendação.

Conclusão

Apesar de ser uma opção viável, o consórcio de imóveis tem seus riscos, porém, são menores que outras opções do mercado, principalmente se você tem um bom planejamento prévio.

Ter uma reserva de capital para ofertar lances é algo que vai agilizar muito o processo e funciona como se fosse a entrada em um financiamento tradicional.

Mas é importante estar com um bom controle financeiro, pois num financiamento você paga mensalidade enquanto usufrui do bem, no consórcio de imóvel existe o tempo de contemplação que pode variar.

Pense bem nas opções e principalmente faça simulações de crédito e da mensalidade, hoje em dia isso pode ser feito de forma 100% online, então é muito mais prático.

Lembre-se sempre de tomar a decisão que será mais confortável para o seu orçamento e da sua família, e assim realize seus sonhos com prudência.

Pontte

Pontte

Somos uma Fintech de Crédito Imobiliário. Oferecemos Empréstimo com Garantia de Imóvel e Financiamento Imobiliário com parcelas flexíveis e controle do contrato. Crédito que se adapta a você, e não o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *