Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

6 dicas para você evitar que os juros controlem sua vida

Quando a gente fala de juros, dá até um arrepio, né? Eles aparecem na hora de solicitar um empréstimo ou quando uma conta é paga em atraso. É preciso ter muito cuidado, pois, se não tivermos controle sobre eles, num piscar de olhos, eles é quem passam a controlar nossa vida. Neste texto você vai encontrar 6 dicas para te ajudar a evitar que os juros controlem sua vida financeira.

Por definição, juro é o valor pago para utilizar um dinheiro que não é seu. Ao pegar uma quantia emprestada, além de devolver o valor, você paga uma taxa por ter usado essa verba. Quando você aplica seu dinheiro no banco, também recebe juros como forma de pagamento por deixar que o banco utilize seu dinheiro. Aqui no Brasil as taxas de juros são bastante elevadas e diversos fatores contribuem para isso.

Cenário das Taxas no Brasil

Um dos principais é que o mercado brasileiro é comandado por poucas instituições financeiras e, apesar do crescimento das empresas de tecnologia financeira, conhecidas como fintechs, os bancos ainda possuem bastante poder sobre as taxas aplicadas e não têm interesse em brigar por reduções. Outro ponto importante é que o Brasil tem uma alta carga de impostos e isso também influencia na elevação dos juros. 

É muito comum que empréstimos sejam feitos por impulso, sem dedicarmos tempo necessário para pesquisar opções e comparar taxas. Geralmente no primeiro mês conseguimos pagar as parcelas porque estamos com o dinheiro na mão e colocamos nossas contas em dia. No segundo mês as contas apertam e começamos a repensar a decisão.

No terceiro mês já não aguentamos pagar. Entramos em contato com a instituição financeira, tentamos uma renegociação e o drama começa. Em pouco tempo estamos inadimplentes e a bola de neve se forma.

Buscando crédito para sair das dívidas? Faça a simulação online do nosso empréstimo com garantia de imóvel.

Ninguém quer estar nessa situação, né? Por isso, é importante avaliar muito bem e tomar alguns cuidados na hora de solicitar um empréstimo. 
A primeira coisa que você precisa fazer parece óbvia, mas é super importante.

Pesquise

Antes de contratar um empréstimo, você deve avaliar várias opções do mercado. É comparando taxas e juros que você toma a melhor decisão. Você pode se informar através de conteúdos como esse, usar a internet como ferramenta para descobrir alternativas saudáveis e seguras para solicitar um empréstimo. 

Tome cuidado com golpes

Muitas pessoas aproveitam do desespero dos endividados para levar vantagem. Pesquise sobre a empresa que você está pensando em solicitar o crédito e nunca realize o pagamento de qualquer quantia antes do dinheiro ser liberado. Empresas sérias nunca pedem pagamento antecipado.

Compare o custo efetivo total

Neste post explicamos com detalhes o que é o custo efetivo total e o que você precisa levar em conta.

Leia o contrato

Para evitar surpresas desagradáveis no meio do caminho, é muito importante ter acesso a todas as informações e ler com atenção todas as linhas do contrato. Não fique com dúvidas. Consulte um advogado e peça que leia o contrato e te explique tudo, caso seja necessário. Caso você conheça algum advogado peça para que ele leia e dê opinião.

Planeje o pagamento

Esse ponto é essencial. Você precisa controlar suas finanças para que o empréstimo não se torne um peso e não vire mais uma dívida no seu orçamento. O ideal é que a parcela não ultrapasse 30% do valor total da sua renda. 

Cuide das suas finanças

Ter controle sobre sua vida financeira é muito importante. Fazendo isso você tem um fluxo maior de dinheiro todos os meses e consegue fazer melhores escolhas a respeito do seu orçamento.

Uma boa dica é utilizar aplicativos para controle de gastos. O Guia Bolso, a Olívia e o Mobills podem te ajudar nessa tarefa.

Aplicando essas dicas temos certeza de que não cairá nas armadilhas dos juros abusivos. 

Se você está passando por isso, saiba que a Pontte pode ajudar a resolver seu problema. Com o empréstimo com garantia de imóvel você tem acesso a um crédito seguro, descomplicado e com flexibilidade no pagamento das parcelas. Faça a simulação online e sem compromisso.




Evandro

Evandro

Evandro Diegues é Analista de Marketing na Pontte. Publicitário com experiência em atendimento, deu uma virada na carreira ao entrar na empresa. Quer levar informação de qualidade às pessoas e mostrar que sim, existe crédito justo e saudável no mercado.

One thought on “6 dicas para você evitar que os juros controlem sua vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *