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Despesas Fixas e Variáveis: quais as diferenças entre elas?

Você sabia que as despesas fixas e variáveis tem grande impacto em seu orçamento? Por essa razão, é necessário conhecê-las bem.

Afinal, fazer um orçamento empresarial ou pessoal sem saber o quanto você gasta no dia a dia é praticamente inviável.

Nesse processo, é fundamental saber como classificar suas despesas. Para te ajudar, preparamos este conteúdo para você entender tudo sobre o assunto. Não perca!

O que são despesas no orçamento?

As despesas englobam todos os valores que saem da sua conta bancária. Ou seja, é tudo o que você paga, independentemente do meio e da forma de pagamento.

Logo, você deve contabilizar todos os pagamentos realizados, sejam eles à vista ou a prazo, em dinheiro, débito ou crédito. 

O que são Despesas Fixas?

As despesas fixas são as contas que devem ser pagas periodicamente, mas que não estão ligadas ao volume de produção ou de vendas. 

Ou seja, independentemente do seu faturamento, as despesas classificadas como fixas permanecerão as mesmas:

Por exemplo, uma lista de despesas fixas de uma empresa incluem:

  • aluguel de imóvel;
  • seguros;
  • contas de energia elétrica, água, telefone e internet;
  • salários dos colaboradores;
  • tarifas bancárias;
  • parcelas de empréstimo.

Como você pode ver, mesmo que a empresa bata recordes de venda ou tenha prejuízo em um mês, essas despesas ainda deverão ser pagas.

Mas, atenção! Não significa que os valores serão iguais todos os meses. Por exemplo, a conta de energia elétrica é uma despesa fixa, mas não quer dizer que a empresa pagará sempre o mesmo valor todo mês.

E as Despesas Variáveis?

Já as despesas variáveis recebem esse nome justamente porque o valor gasto com elas está sujeito a variações com base nas atividades do seu negócio.

Embora não haja uma relação direta com o número de produtos produzidos ou vendidos, as despesas variáveis ​​têm uma forte relação com as planejamento financeiro.

Por isso geralmente são instáveis, variando muito de um mês para o outro. Como exemplo, podemos citar:

  • taxas de envio e multas por atraso na entrega de produtos aos clientes;
  • comissão de vendas;
  • despesas de combustível de veículos da empresa;
  • acidentes ou acidentes de produção;
  • manutenções não programadas.
como diferenciar despesas fixas e variáveis

Quais as principais diferenças entre despesas fixas e variáveis?

Para você ter ainda mais clareza na hora de categorizar suas despesas, listamos as principais diferenças entre os dois tipos:

  • despesas fixas: não dependem do volume de vendas e produção, são gastos estáveis e previsíveis. Porém, são os mais difíceis de reduzir;
  • despesas variáveis: oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de cálculo recorrente. Ainda que instáveis, são as mais fáceis de reduzir.

Importância do controle das despesas

As despesas são parte essencial do planejamento financeiro. Ao realizar a classificação correta, considerando a periodicidade e as características específicas de cada conta, fica mais fácil saber quais gastos podem ser reduzidos ou até cortados.

Além disso, o acompanhamento das despesas permite controlar rigorosamente o orçamento e melhorar a eficiência do fluxo de caixa e conseguir aumentar seu capital de giro.

Esse controle ainda ​​prevê oscilações de gastos e sazonalidades, o que permite criar uma estratégia de contas de acordo com a capacidade financeira da empresa.

Com isso, a empresa também garante maior previsibilidade e estabilidade, o que possibilita melhorar o planejamento de gastos e trazer melhores resultados operacionais.

Como calcular despesas fixas e variáveis?

Para calcular as despesas do seu negócio, você precisará mapear todas as saídas de dinheiro e classificá-las entre fixas e variáveis. Para um controle ainda maior, vale categorizá-las, por exemplo:

  • fornecedores;
  • salários de colaboradores;
  • contas básicas (água, luz, telefone), etc.

Outro ponto importante é acompanhar também as entradas de dinheiro no caixa da empresa, ou seja, as suas receitas. Assim, você conseguirá controlar quanto você gasta e também quanto ganha.

Ao controlar todas as receitas e despesas, será muito mais fácil calcular e planejar a vida financeira do seu negócio. 

Para a realização dessa tarefa, você pode utilizar planilhas digitais, aplicativos de controle financeiro ou até softwares de gestão empresarial, se precisar de soluções mais potentes.

Como melhorar a gestão das despesas fixas e variáveis?

Um erro comum dos empreendedores é misturar as despesas pessoais com as da empresa. Se esse é o seu caso, o primeiro passo para melhorar a gestão financeira do seu negócio é realizar essa divisão.

Em seguida, após mapear e classificar todas as movimentações financeiras, como vimos anteriormente, o segundo passo é identificar as oportunidades e desafios.

Tenha em mente que você precisará definir quais os valores serão destinados para custear cada tipo de despesa. 

Lembre-se que no caso das contas fixas é preciso definir fundos para cobrir esses gastos, todos os meses, independentemente de épocas de dificuldade ou sem lucros. 

Você também pode listar as despesas que podem ser reduzidas ou até mesmo cortadas. As variáveis são as mais fáceis de reduzir.

Por exemplo, é possível procurar matéria-prima mais barata, encontrar transportadoras mais econômicas para realizar as entregas de mercadorias ou economizar com embalagens.

As fixas, por outro lado, exigem maior estudo sobre o impacto de possíveis mudanças. Vamos supor que você queira diminuir as despesas com aluguel, como que a troca das instalações irão afetar a produtividade da sua empresa?

Outra dica, caso você tenha empréstimos em sua lista de despesas fixas, é tentar reduzir as parcelas. Para isso, uma solução é trocar dívidas caras por mais barato.

O empréstimo com garantia, por exemplo, possui menores taxas e melhores condições que pagamentos em comparação com outras modalidades de crédito.

Por fim, você pode começar a definir metas e objetivos que estão dentro da realidade do seu negócio. Por exemplo, reduzir as despesas variáveis em 30% no prazo de seis meses. 

Com as metas estabelecidas, você deverá implementar ações na gestão de despesas e receitas para alcançá-las.

Será crucial ter controle e disciplina! Por isso, o acompanhamento deve ser diário e incluir todas as entradas e saídas, por menores que sejam.

Precisa colocar suas finanças em dia? Na Pontte, você encontra as menores taxas, os melhores prazos e tem flexibilidade para pagar!

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Conclusão

As despesas fixas são mais estáveis e previsíveis, pois não dependem do volume de vendas e produção. Porém, são as mais difíceis de traçar estratégias de economia. 

Por outro lado, as despesas variáveis são instáveis e oscilam de acordo com a produção e vendas, mas são as mais fáceis de reduzir. 

Conhecer suas diferenças, classificá-las e acompanhá-las de perto te ajudará a realizar uma gestão eficiente das finanças do seu negócio.

Fernando

Fernando

Fernando Miranda é Coordenador de Conteúdo na Pontte. Curioso por natureza, acredita no poder da informação, da colaboração e do empoderamento financeiro como formas de melhorar a vida das pessoas.

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