Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

Como construir uma reserva de emergência?

Já aconteceu com você de estar numa conversa com amigos e surgir aquele temido papo de guardar dinheiro? Alguns se gabam por conseguir economizar e falam com orgulho sobre sua reserva de emergência. Outros dizem não ter a disciplina necessária para isso e outra parte diz que não tem como guardar um dinheiro que não sobra.

Segundo dados de uma pesquisa encomendada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em maio de 2017 , 53% dos brasileiros não possuem nenhum tipo de investimento ou reserva de dinheiro para eventuais imprevistos.

Ter uma reserva de emergência é o sonho de muita gente e se torna cada vez mais necessário, afinal, ninguém consegue prever o futuro.

Poupar dinheiro não é tarefa simples e para ter sucesso nessa empreitada é muito importante ter um bom planejamento financeiro. Esse é o primeiro passo para começar a construir seu patrimônio. Com base nele você será capaz de decidir como e onde investir seu dinheiro. Como o próprio nome diz, a reserva de emergência deve ser usada somente em casos extremos. É preciso estar 100% comprometido com isso.

Planeje tudo

Primeiro passo é ter em mãos seu planejamento financeiro. Você pode colocar em uma planilha todos os recebimentos e despesas que você tem no mês. Aqui é importante que você relacione absolutamente todas as despesas, inclusive as que julgar não fazer  diferença no seu orçamento. Lembre-se do ditado: de grão em grão a galinha enche o papo. Não se esqueça de anotar quanto gastou naquele cafezinho inofensivo. Cada centavo conta!

Como fazer o cálculo

Alguns especialistas orientam que uma reserva de emergência deve ter pelo menos 6 meses de custo de vida. É claro que não existe uma fórmula universal, afinal, cada pessoa tem gastos e necessidades específicas. Uma alternativa para começar é separar um valor pequeno do seu orçamento e automatizar o envio desse dinheiro. Desta forma, você não corre o risco de esquecer e nem de gastar o valor que separou.

Onde investir o dinheiro

Por ser um valor reservado para emergências, você precisa ter acesso ao dinheiro com rapidez, caso seja necessário sua utilização. Sendo assim, você deve optar por um investimento que tenha liquidez, segurança e baixa volatilidade. Algumas opções do mercado como Tesouro Selic e a Poupança podem ser alternativas para que você comece a montar sua reserva. 

Para ter sucesso na construção da reserva de emergência é preciso ter muita disciplina e persistência. O primeiro passo você já deu, lendo o nosso conteúdo. Agora é seguir as dicas, fazer um bom planejamento financeiro, reduzir gastos e separar um valor, mesmo que pequeno, para começar a levantar seu fundo de reservas. 

Tá difícil pagar as contas?

Se você está descapitalizado, com dívidas a juros altíssimos que mal consegue pagar e um fundo de reservas talvez não seja a opção mais viável para trazer saúde financeira pra sua vida. Que tal conhecer mais sobre o empréstimo Home Equity e saber como esta opção de crédito segura pode te ajudar a concentrar tudo em uma operação só, com juros menores e condições humanas de pagamento? Clique aqui e conheça a nossa solução de crédito com garantia de imóvel.


Evandro

Evandro

Evandro Diegues é Analista de Marketing na Pontte. Publicitário com experiência em atendimento, deu uma virada na carreira ao entrar na empresa. Quer levar informação de qualidade às pessoas e mostrar que sim, existe crédito justo e saudável no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *