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Como cuidar do seu negócio em tempos de incerteza?

Ninguém esperava encarar os efeitos que o novo coronavírus trouxe e trará para o mercado brasileiro nos próximos meses. Se você tem uma empresa, precisa ter alguns cuidados com seu negócio para enfrentar tempos de incerteza como esse que estamos vivendo. Neste texto, você vai encontrar algumas dicas que irão te ajudar nessa tarefa.

Todos os dias recebemos uma enxurrada de novas informações e orientações. Empresários são obrigados a adaptar seu negócio na tentativa de diminuir a disseminação do vírus. Apesar de o futuro estar bastante incerto e estarmos em situação de isolamento social, você pode desde já se preparar para a reabertura do comércio e o retorno às atividades.

Conforme matéria publicada pela revista Exame, a atividade econômica da China começou a se recuperar no mês de março, já que o surto de coronavírus está praticamente controlado por lá. Mais de 90% das empresas já retomaram suas operações. A notícia é boa, já que é um sinal de que estamos no caminho para vencer essa pandemia. 

Cuide dos seus funcionários

Imprevistos ocorrem e as empresas devem se preparar da melhor maneira possível quando isso acontece. É  importante que a comunicação com seu time seja clara e frequente, principalmente se a empresa adotou uma política de home office. É preciso entender como eles estão sendo afetados pela pandemia e informá-los sobre como você planeja apoiá-los nesse período. 

Flexibilidade: a palavra do momento

Dê flexibilidade aos seus funcionários. As escolas do Brasil inteiro estão fechadas e alguns membros da sua equipe podem precisar de tempo para cuidar dos filhos ou de familiares mais velhos. É preciso ser compreensivo quando um imprevisto surgir.

Se prepare para uma possível crise

Para grande parte dos micro e pequenos empresários, ter um plano de gerenciamento de crise é algo impensável, comum apenas em empresas grandes, onde existem comitês de crise e um plano de ação para situações adversas. No entanto, todo negócio deve se planejar para situações imprevistas e ter em mãos um plano claro para esses momentos. 

O exercício para montar esse plano pode começar com a elaboração de práticas que seriam adotadas em situações fictícias como, por exemplo, a perda de antigos clientes, fornecedores, acionistas, entre outros. O que você faria se essas coisas inesperadas acontecessem? Converse com empresários do ramo, peça dicas e pesquise. Se baseie em modelos de empresas parecidas com a sua e que passaram por algum problema inesperado. No final, você terá uma série de medidas que se aplicarão a diversas situações de crise.

Seja transparente com seus clientes

Segundo relatório da Harvard Business Review, quando os clientes não sabem o que está acontecendo nos bastidores, eles tendem a se envolver menos com sua marca e com o serviço que você está oferecendo. O ideal é que você compartilhe as atitudes que sua empresa está tomando para reduzir os riscos de contágio, o que você está fazendo para ajudar a comunidade e os desafios operacionais que está enfrentando para atravessar esse momento.

Use as mídias sociais a seu favor

Na China, as empresas foram forçadas a encarar as consequências do coronavírus antes do resto do mundo. À medida que o comércio foi fechando, os empresários foram mudando de estratégia para evitar grandes perdas. Em Wuhan, primeiro epicentro de contaminação do mundo, a empresa de cosméticos Lin Qingzuan foi obrigada a fechar 40% de suas lojas.

Com isso, ao invés de demitir funcionários, a empresa criou um sistema digital onde os vendedores puderam se comunicar com seus clientes para continuar oferecendo os mesmos produtos. O resultado dessas ações foram que as vendas alcançaram um crescimento de 200% em comparação ao mesmo período do  ano anterior. 

Você pode começar ou reforçar as vendas através das redes sociais, criar um e-commerce, além de trabalhar a base de dados dos seus clientes via e-mail marketing, ou ainda usar ferramentas de vídeo para alcançar novos consumidores.

Acompanhe de perto as finanças da sua empresa

Em momentos de incerteza como o que estamos vivendo, muitos aspectos são impossíveis de controlar. Mas você pode adotar algumas medidas para proteger seu negócio. Não existe uma fórmula exata, porém, listamos alguns pontos de atenção para serem avaliados.

A análise do fluxo de caixa da sua empresa é extremamente importante. Antes de qualquer planejamento para os próximos meses, é necessário mergulhar nos números. Detectar prazos médios de venda e pagamento são essenciais para certificar-se de que não haja um descasamento entre valores a receber e a pagar, uma vez que isso pode significar um certo descontrole financeiro. 

Fique de olho no estoque

A análise do seu estoque também deve ser realizada. Responder às seguintes perguntas podem fazer toda a diferença para a saúde financeira da sua empresa: 

Quantos produtos você tem em seu estoque atualmente? Vale lembrar que estes representam os valores financeiros que estavam projetados para ser convertidos em receita. Qual o giro atual do seu estoque? Você possui mercadorias que não serão utilizadas? Você perderá mercadorias em função do prazo de validade? Pode aproveitá-las de alguma maneira? O entendimento destes itens o ajudarão a montar uma previsão um pouco mais clara do seu orçamento futuro.

Faça contas, negocie e converse com clientes e fornecedores

O próximo passo é fazer previsões e testes que incluam cenários prováveis, sem deixar de fora os que não sejam necessariamente favoráveis ao seu negócio. Fique atento às oportunidades de potencializar cada entrada de caixa, oferecendo descontos aos clientes e melhores condições de pagamento.

Em relação aos seus fornecedores, tenha em mente que todos estão passando pela mesma situação que você. Essa pode ser a hora de negociar prazos, reduções de tarifas e formas de pagamento.

Neste momento de profunda avaliação dos números da sua empresa, verifique a necessidade de caixa no futuro e quais as melhores alternativas para cobrir o possível prejuízo e, mais importante, as despesas fixas. Paralelamente, caso você decida solicitar um empréstimo para ter fluxo, não se esqueça de reservar uma parte do dinheiro para criar um caixa de emergência e assim cobrir possíveis gastos inesperados. 

No Brasil, a relação entre credores e tomadores de crédito é bastante estigmatizada e a ideia de que ao solicitar crédito você vira refém de quem te emprestou dinheiro é muito comum. Essa percepção vem mudando nos últimos anos após o surgimento das fintechs, empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais. Elas se tornaram uma ótima alternativa para quem está em busca de crédito mais barato e um atendimento muito melhor.  

Pesquise formas de obter crédito

A pandemia de coronavírus está causando diversos impactos na economia de todos os países afetados. Para os pequenos e médios empresários este é um momento de grandes desafios e solicitar um empréstimo pode ser uma excelente opção para injetar dinheiro no negócio.

Um dos produtos que pode ser uma alternativa é o Crédito com Garantia de Imóvel. O CGI é um empréstimo mais barato, com taxas muito menores que as dos grandes bancos e ideal para quem precisa de mais prazo para pagamento e tempo para organizar as finanças.

Procure por prazos maiores

A Pontte oferece períodos de carência de 6 meses e ajustes no valor das parcelas, caso necessário, o que acaba ajudando o empresário e dá margem para recuperação. Além da carência, você pode optar por deixar de pagar uma parcela ao ano e até pular um pagamento, caso seja necessário. Atualmente ter um prazo maior e flexibilidade na hora de realizar pagamento de empréstimo pode fazer toda a diferença para a durabilidade do seu negócio. 

É fato que o período de medidas emergenciais como o isolamento e fechamento do comércio terão fim, mas ninguém sabe quando isso vai acontecer. Por isso, é necessário avaliar as condições do empréstimo e fazer os devidos cálculos dos custos efetivos desta operação para o seu negócio. Ter um período maior para pagamento é sempre bom, mas é necessário aplicar o dinheiro do empréstimo de forma inteligente e estratégica.

Vale ressaltar que, caso sua empresa já possua empréstimos contratados, é possível tentar negociar com o banco ou realizar uma troca da dívida já existente por outra com condições e taxas mais favoráveis a esse momento.

Mantenha a Calma

Estamos todos descobrindo como navegar nesta crise. As dicas que apresentamos podem ajudar a amenizar os impactos no faturamento da empresa. A vida é imprevisível, mas com mais flexibilidade e solidariedade, temos certeza que nos fortaleceremos. Se cuidarmos uns dos outros, isso vai passar. 

Curtiu as dicas? 

A luta diária contra o contágio do novo coronavírus é prioridade, mas não podemos esquecer que nossas empresas e colaboradores precisam de cuidado e atenção neste momento histórico econômico e mundial.

Deixe um comentário abaixo contando quais são as medidas que você vai tomar na sua empresa e compartilhe suas impressões e insights com os outros leitores.

Evandro

Evandro

Evandro Diegues é Analista de Marketing na Pontte. Publicitário com experiência em atendimento, deu uma virada na carreira ao entrar na empresa. Quer levar informação de qualidade às pessoas e mostrar que sim, existe crédito justo e saudável no mercado.

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