Blog da Pontte

No Blog da Pontte você encontra dicas sobre empréstimo, finanças, empreendedorismo e todas as informações sobre crédito imobiliário.

7 Dicas para Vender Seu Imóvel Mais Rápido

Vender um imóvel pode ser estressante, ainda mais se você não está recebendo boas propostas. Você está preparado para antever empecilhos na hora de fechar o negócio? Para ajudar você a vender seu imóvel mais rápido, separamos algumas dicas que podem facilitar a sua vida. Confira:

  1. Conheça os preços
  2. Organize a documentação
  3. Faça reformas e reparos
  4. Antecipe a venda do imóvel
  5. Procure uma boa imobiliária
  6. Use a tecnologia
  7. Capriche no anúncio

1. Conheça os preços do mercado, se quiser vender seu imóvel rápido

Olhe os preços do seu bairro e condomínio. Verifique aspectos como valor do metro quadrado, história do local, vias de acesso, proximidade do transporte público. Arborização, estabelecimentos comerciais e facilidades no geral podem mudar de bairro para bairro e você deve levar isso em consideração.

Vale a pena o esforço. Há sites que oferecem calculadoras online para avaliação imobiliária. Faça uma busca, caso você esteja com pouco tempo para calcular sozinho.

2. Organize a documentação e quite dívidas

Após descobrir o valor do imóvel, busque saber quais são os documentos necessários para a venda do imóvel e identifique as pendências do mesmo. Atrasos com taxas de IPTU ou disputas por heranças são um problemão na hora de negociar a venda do imóvel. Uma rápida busca online trará listas completas dos documentos necessários para a venda.

Se você tiver muitas dívidas, quer vender e quitá-las agora não é uma opção, considere um empréstimo pequeno para renegociá-las. Portanto, isso pode dar a você tempo para se organizar e cuidar dos próximos detalhes da venda. Você pode até usar o próprio imóvel como garantia.

3. Faça reformas e reparos necessários antes de vender o imóvel

Durante a visita, todo possível comprador checa o imóvel por inteiro. Dê atenção especial a itens como fiação, interruptores, portas de armários, hidráulica e fornecimento de gás. Cheque também, por exemplo, a conservação do piso, esquadrias nas janelas e maçanetas.

Se o imóvel está parado há muito tempo, faça uma faxina e mantenha o local sempre limpo e arejado. Realize visitas periódicas para arejar o ambiente, principalmente antes de uma visita.

Evite manter cores extravagantes nos cômodos já que isso pode incomodar novos inquilinos. Reveja a iluminação, as cores e estampas usadas no ambiente, pois elas precisam agradar o máximo de pessoas. Em outras palavras, despersonalize o imóvel o quanto puder.

Se mexer nas suas economias agora não é uma opção, considere refinanciar seu imóvel. Isso ajuda a custear as reformas com taxas muito mais baratas que as do cartão de crédito ou de um empréstimo pessoal.

4. Antecipe a venda do seu imóvel 

Essa pode ser uma ótima opção para quem não pode esperar a venda do imóvel e precisa de dinheiro rápido. Mas, isso realmente faz sentido? Antes de dizer não, considere essas possibilidades:

Revitalizar o imóvel sem mexer nas economias

Como citamos acima, reformar o imóvel é uma excelente forma de valorizar seu imóvel e vendê-lo mais rápido. Mas, se você não quer mexer no seu pé de meia e se descapitalizar, pode refinanciar o bem e executar a obra. Você ainda pode pegar um valor maior, para ter um troco e ajustar as finanças pessoais nos próximos meses.

Compra de um novo imóvel

Às vezes, grandes oportunidades batem à nossa porta e não temos o capital necessário para aproveitá-las. Mesmo antes de encontrar futuros compradores, fazer uma antecipação de venda pode ser a saída para você. Assim, você não perde um negócio irrecusável ou a chance de ir morar no apartamento ou casa dos sonhos.

A Pontte tem uma solução onde você pode antecipar até 50% do valor de avaliação do imóvel para usar o dinheiro como quiser, inclusive reformar. Se o seu imóvel está avaliado acima de R$200 mil, pause a leitura e faça uma simulação:

5. Procure uma boa imobiliária

Você já deve ter se perguntado como vender um imóvel sem corretor ou se você mesmo pode intermediar a venda de imóvel. A resposta é sim. No entanto, nem sempre é uma boa ideia.

Em suma, sem uma boa imobiliária e corretor de imóveis, o processo pode ser exaustivo e a chances de erros acontecerem é grande. Peça indicações para amigos e familiares. Se possível, visite o local físico da imobiliária, pesquise as redes sociais da empresa. Descubra qual é a avaliação que os clientes deram aos serviços prestados. 

6. Use a tecnologia a seu favor 

Anunciar um imóvel pela internet é um mistério para você? Calma, não é um bicho de sete cabeças. É importante entender como fazer, pois você precisa colocar seu imóvel no máximo de canais de comunicação possíveis. Isso porque as buscas por compra e venda de imóvel online não param de crescer!

Por isso, divulgue o imóvel em portais de imobiliárias ou outras empresas digitais que prestam o serviço. Faça uma análise das vantagens e desvantagens de cada plataforma. Escolha e anuncie em mais de um portal, pois os clientes costumam pesquisar o mesmo imóvel em plataformas diferentes. Assim, conhecem também suas vantagens e desvantagens.

7. Capriche no anúncio se quiser vender seu imóvel rápido

Agora é hora de fazer seu imóvel brilhar! Certamente, não adianta ter o apartamento mais deslumbrante da cidade se o seu anúncio tiver péssimas imagens. Daquelas com brinquedos e utensílios espalhados pela casa, uma bagunça. As chances de futuros compradores saírem do seu anúncio é grande. 

Faça boas fotos. Acima de tudo, elas precisam mostrar todo o potencial do apartamento ou da casa que você quer alugar. Se for possível, contrate um fotógrafo. Outra dica é aprender técnicas básicas de fotografia e usar um bom celular para captar o melhor do seu imóvel. Da mesma forma, terá fotos excelentes para mostrar o potencial do espaço.

Resumindo, seja detalhista e pense em tudo o que você gostaria de saber, caso fosse alugar você mesmo um imóvel dos sonhos. Enalteça as qualidades e deixe seus contatos visíveis para facilitar o agendamento de visitas.

Compartilhe esse texto com os amigos e comente, dê a sua opinião sobre o assunto. 🙂

Fernando

Fernando

Fernando Miranda é Coordenador de Conteúdo na Pontte. Curioso por natureza, acredita no poder da informação, da colaboração e do empoderamento financeiro como formas de melhorar a vida das pessoas.

2 thoughts on “7 Dicas para Vender Seu Imóvel Mais Rápido

    1. Olá, Marcos! Agradecemos seu comentário e ficamos gratos de poder ajudar. Se inscreva na nossa newsletter para receber nossas postagens por e-mail.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *