As regras para a declaração do Imposto de Renda 2023 ainda não foram divulgadas, mas pensando em te ajudar a se preparar para enfrentar o “Leão” este ano, preparamos este artigo com dicas de como realizar a declaração, baseado no que vimos nos anos anteriores.
Além disso, trouxemos informações importantes de como declarar seu empréstimo. Vem com a gente!
- O que é o Imposto de Renda?
- Quem deve declarar imposto de renda?
- Isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil
- Quais são os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda?
- Como fazer a declaração do Imposto de Renda
- Quando sai a Restituição do Imposto de Renda 2023?
O que é o Imposto de Renda?
O Imposto de Renda é cobrado anualmente pelo governo e calculado sobre os rendimentos de pessoas físicas e jurídicas.
O valor é calculado de acordo com o que foi declarado. Dessa forma, quem tem renda maior paga mais imposto, logo, quem tem renda menor paga menos.
Quem deve declarar imposto de renda?
De acordo com as regras do ano passado – e que podem ser mudadas este ano – todos os cidadãos com renda anual superior a R$ 28.559,70 ou mais de R$ 40 mil não tributáveis, em 2022, precisam prestar contas à Receita Federal.
Veja quais são os valores pagos de acordo com o salário dos contribuintes:
Além destas regras, devem preencher o documento as pessoas que:
- Realizaram investimento na Bolsa de Valores, incluindo seus dependentes;
- Aqueles com patrimônio de mais de R$ 300 mil e os que tiveram ganho de capital na alienação de bens;
- Quem exerceu atividades rurais e teve um lucro acima de R$ 142.798,50;
- Contribuintes com rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, de mais de R$ 40 mil.
- Passou a morar no Brasil em qualquer mês de 2022 e ficou aqui até 31 de dezembro.
- Quem teve ganho com a venda de bens, como casa ou carro.
- Vendeu um imóvel e comprou outro em um prazo de 180 dias.
Portanto, para evitar dores de cabeça futuras, separe a documentação de forma organizada, fique de olho nos prazos do Imposto de Renda 2023 e preste bastante atenção no preenchimento do formulário.
Isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil
A promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de isentar o imposto de renda de contribuintes que ganham até R$ 5 mil aparentemente não será cumprida este ano, mas está sendo debatida pelo governo petista.
Já a nova tabela anunciada que permite que pessoas que recebam até R$ 2.640,00 só vai entrar em prática para as declarações de 2024.
Clique aqui e veja os desdobramentos deste assunto.
Quais são os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda?
Preparamos uma lista com os principais documentos para você organizar, separar e evitar problemas e atrasos na sua declaração:
Documentos e dados gerais do contribuinte e dependentes
- Nome, CPF, endereço atualizado, data de nascimento e grau de parentesco dos dependentes;
- Atividade profissional atual;
- Dados da conta bancária para receber a restituição;
- Debitos das cotas de imposto apurado (se houver);
- Cópia da última declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (completa) entregue.
Informes de Rendimentos
- De instituições financeiras, inclusive corretora de valores;
- Salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria, pensão etc;
- Informes de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis;
- Informações e documentos de outras rendas recebidas no ano, como pensão alimentícia, doações e herança;
- Dados do Carnê-Leão para importação na Declaração do IR;
- Informes de programas fiscais, como Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Paulistana.
Bens, direitos, dívidas e ônus
- Documentos que provem a compra e a venda de bens e direitos;
- Cópia da matrícula do imóvel e/ou escritura de compra e venda;
- Boleto do IPTU de 2023;
- Se for acionista de empresa, separar documentos que provem a posição acionária;
- Dados do Demonstrativo de Ganhos de Capital, se tiver recebido ganho de capital com a venda de bens e direitos;
- Informações e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no período.
Pagamentos, deduções e doações efetuadas
- Recibos de pagamentos ou informe de rendimento de plano ou seguro saúde (com CNPJ da empresa emissora e a indicação do paciente);
- Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional, com indicação do paciente);
- Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora com a indicação do aluno);
- Recibos de doações feitas;
- Comprovante de pagamento de pensão alimentícia em decorrência de decisão judicial por alimentando.
Recebimento de rendas variáveis
- Informes de rendimentos com renda variável.
- Notas de corretagem e extratos de Imposto de Renda enviadas pelas corretoras;
- Documentos de Arrecadação da Receita Federal (DARFs) de Renda Variável;
Como fazer a declaração do Imposto de Renda?
Vale lembrar que na lista de rendimentos entram salários, recebimentos de aluguéis, investimentos e empréstimos.
Por isso, tire todas as suas dúvidas aqui e no site da Receita Federal para não vacilar.
A multa por atraso pode chegar a 20% do valor total do imposto. Portanto, se quiser realizar a declaração com tranquilidade siga os seguintes passos:
Separe a papelada e baixe o programa
Primeiramente você vai precisar ter em mãos seus documentos pessoais, informes de rendimentos e comprovantes de despesas e de bens.
Além disso, é bom ressaltar que os comprovantes de despesa precisam ter nome, CPF ou CNPJ do prestador de serviço.
Neste link você baixar o programa gerador da declaração DIRF.
Após baixar o arquivo, selecione a opção “criar nova declaração”. Daí então você deverá preencher todas as informações solicitadas.
Escolha o modelo da declaração
Escolher entre os modelos simplificado e completo. Se tiver poucas despesas para deduzir, use o modelo simplificado.
Por outro lado, se você tem dependentes, além de despesas médicas e com educação, use o modelo completo.
Como declaro o empréstimo no IR?
Se você solicitou um empréstimo e o valor é superior a R$ 5 mil, é preciso que ele conste na sua declaração.
Em primeiro lugar, você deve buscar a seção “Dívidas e Ônus Reais” e incluir as informações necessárias.
Posteriormente, insira as informações sobre quem concedeu o empréstimo no campo “Discriminação”.
Por fim, informe o montante solicitado, a quantidade de meses em que o empréstimo será pago e o saldo devedor no dia 31 de dezembro do ano passado.
E caso tenha solicitado o empréstimo para fazer reformas em seu imóvel e tenha os comprovantes, lance esses gastos na seção “Bens e Direitos”, no campo “benfeitorias ao imóvel”.
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Revise e envie a declaração
Logo após preencher todos os dados, é hora de enviar sua declaração para a Receita Federal.
É neste ponto você coloca os dados bancários da conta onde pretende receber. Evite realizar alterações, pois elas podem impactar no recebimento da restituição.
Todo cuidado é pouco, afinal, caso haja erro ou inconsistência de informações você poderá cair na malha fina.
Quando sai a Restituição do Imposto de Renda 2023?
Vale lembrar que quem declara o IR primeiro recebe a restituição primeiro. Então, quanto mais cedo, melhor.
Certamente vale a pena declarar o Imposto de Renda 2023 para evitar que o seu CPF fique bloqueado, que pague multas e até sofra processos de sonegação de imposto.
Sem contar a vantagem de receber de volta algum valor restituído do que você já pagou durante o ano.
Você recebe tais valores quando a Receita identifica que você pagou mais impostos do que deve. Sendo assim, é comum que pessoas que tenham o imposto de renda descontado diretamente na folha de pagamento tenham direito a restituição.
Os lotes começarão a ser pagos a partir de 31 de maio, e uma das novidades deste ano é que os contribuintes que escolherem receber a restituição via Pix terão prioridade, assim como quem usar a declaração pré-preenchida.
Por fim, esperamos que depois dessas dicas você ache mais fácil “encarar o Leão”!
Contudo, se a grana da restituição não for suficiente para você dar a volta nos problemas financeiros, fale com a gente!
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